Questões de Concursos Max Weber e a Ação Social

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1Q946761 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber (1864-1920) procurou demonstrar de que maneira uma específica ética religiosa deu ensejo ao surgimento do que ele chamou de um “espírito do capitalismo”, expressão que significa “uma ética de vida, um modo de ver e encarar a existência” (SELL, 2015). Tal “espírito” apontava o cultivo de uma vida disciplinada, “motivada pelo sentido do dever”, com honestidade e dedicação ao trabalho. Weber aponta como essa ética deu ao capitalismo uma racionalidade técnica, de cálculo e jurídica que o fez se desenvolver nesse sistema econômico burocrático das sociedades modernas. Seitas protestantes como o calvinismo indicavam uma vida ascética, ou seja, proba, de oração e de penitências, para a salvação. Tal conduta fez com que os seguidores dessas seitas seguissem uma vida moralmente correta e honesta, com esforço e cuidado ao trabalho, longe das luxúrias e prazeres mundanos. O resultado foi o desenvolvimento de um trabalho profissionalizado e a racionalidade na busca de riquezas.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2015.
Partindo dessa compreensão de Max Weber sobre as origens do capitalismo, é correto afirmar que
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2Q947103 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Direito, UEG, UEG, 2018

Com relação à organização do espaço agrário brasileiro a partir da década de 1970, tem-se o seguinte:
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3Q946947 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Para Weber (1991, p. 130), “é decisivo que o trabalho rotineiro esteja entregue, de maneira predominante e progressiva, ao elemento burocrático. Toda a história do desenvolvimento do Estado moderno, particularmente, identifica-se com a da moderna burocracia e a da empresa burocrática, da mesma forma que toda a evolução do grande capitalismo moderno se identifica com a burocratização crescente das empresas econômicas. As formas de dominação burocrática estão em ascensão em todas as partes.”
COHN, Gabriel (Org.) Weber: Sociologia. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991.

A partir da teorização sobre a burocracia e sobre o Estado em Weber, assinale a alternativa correta.
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4Q936254 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.


SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.

Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

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5Q678252 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Segundo o sociólogo alemão Max Weber, a casta é a forma natural pela qual se costumam socializar aquelas comunidades étnicas que creem no parentesco de sangue com os membros de comunidades. Povos que formam essas comunidades adquirem tradições ocupacionais específicas e cultivam uma crença em sua comunidade étnica, transformando uma estrutura de coexistências desconexas em um sistema social, com separações e subordinações. Os sistemas de castas assim baseados compartilham os seguintes significados, EXCETO:
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6Q944258 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

De acordo com Max Weber, a dominação é a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato e se funda em motivos de submissão por parte dos dominados. Em outros termos, quando se obedece a uma ordem ou a um mandato, se reconhece como certas as razões da dominação, e ela se torna, assim, legítima. Existem, para Weber, três tipos puros de dominação: a tradicional, a carismática e a racional-legal. A primeira tem nos costumes o princípio legítimo de dominação; a segunda embasa sua legitimidade em dotes e qualidades pessoais; a terceira carrega a marca da impessoalidade, das leis e do pensamento racional como princípios básicos. Exemplos desse último de dominação legítima são as exercidas pelo Estado de Direito e pelas empresas modernas.
Partindo do exposto, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O tipo de dominação própria do Estado de Direito é denominada de Racional-Legal, uma vez que é exercida em virtude de regras e de estatutos. ( ) As formas de dominação estatal e empresarial estão baseadas na crença das qualidades pessoais extraordinárias de uma ou mais pessoas. ( ) A tipificação da dominação que possui caráter comunitário, sendo a sua legitimidade embasada nos costumes, é dita como tradicional. ( ) O princípio de legitimidade da dominação estatal é impessoal, e a obediência está em relação à regra estatuída, e não a uma personalidade.
A sequência correta, de cima para baixo, é
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7Q938546 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, PPL, ENEM, INEP

O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).

O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a

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8Q944248 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

A estratificação social diz sobre a divisão como indivíduos e grupos de uma sociedade se estruturam: seja em classes, sejam castas, estamentos e, mesmo, partidos, para expor apenas os exemplos trabalhados por Max Weber. A estruturação que ordena a estratificação social de uma sociedade é dada pelo modo como se distribui o poder entre esses diferentes tipos de agrupamentos, poder que pode ser do tipo econômico, religioso ou de outros tipos. Na perspectiva weberiana, as classes se organizam em torno do poder econômico; as castas indianas e os estamentos do medievo europeu, por poderes religiosos, morais, honrarias e tradições; os partidos, pelo grau de poder político que conseguem acumular e deter. Em síntese, existe, na estratificação social de cada sociedade, uma estruturação a partir do tipo de poder (econômico, religioso, moral, tradicional, político) que divide,separa e conforma a estrutura social e seus agrupamentos coletivos.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.
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9Q949450 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominada
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10Q946300 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A abordagem do tema “Corporeidade: dimensão humana e formas de ser” remete, na contemporaneidade, à discussão da sexualidade e da questão de gênero. Filósofos como Michel Foucault e Simone de Beauvoir trataram desse assunto em obras importantes para o conhecimento e a compreensão sobre o sexo no ocidente. Foucault, em sua obra História da sexualidade: a vontade de saber (1976), conforme Sílvio Gallo, “investigou como as sociedades viveram a sexualidade ao longo do tempo e notou um paradoxo. Nas sociedade dos séculos XVI e XVII, embora se acreditasse que o sexo era reprimido, ele foi valorizado como o segredo por excelência; em decorrência disso, falava-se muito sobre sexo, na medida em que ele era reprimido”. Foucault estende a sua investigação até o século XX e aponta o desenvolvimento de uma moral sexual que impõe um absoluto predomínio heterossexual nas relações sociais, “que afirma a distinção absoluta entre homem e mulher, centrada numa visão biológica”, de acordo com Sílvio Gallo. Em “O segundo sexo”, obra de Simone de Beauvoir, publicada em 1949, a filósofa francesa trata da condição da mulher e afirma que “ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher” à medida que vive. Para ela, não há uma essência no “ser mulher”, e nega, pois, a existência de uma “natureza feminina”. Gallo compreende a posição de Beauvoir e afirma que o “ser mulher” “é uma construção que cada mulher faz em sua vida”. Diante do impacto que a afirmação da filósofa francesa teve nos movimentos feministas do século XX, ele acrescenta que “A construção da sexualidade é biológica, cultural e histórica, assim como a construção do que somos em outras esferas” e conclui que a formulação “tornar-se mulher” se aplica ao homem, pois “ninguém nasce homem, torna-se homem. Ou, ainda: ninguém nasce homossexual, mas se torna homossexual.” (GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. vol. único. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2013, p. 102-103).
A partir do exposto, todas as alternativas estão corretas, EXCETO
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11Q950559 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.

– Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar?

Ele foi simples:

– Sim, já beijei antes uma mulher.

– Quem era ela? perguntou com dor.

Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.

O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir – era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros. [...]

O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos.

De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente ao orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga. [...]

Ele a havia beijado.

Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

Deu um passo para trás ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido. [...]

Até que, vinda da profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele…

Ele se tornara homem.

LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. In: Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 157.(Adaptado)

O amor juvenil é tema de O primeiro beijo, de Clarice Lispector. Além disso, esse conto pode ser interpretado como um rito de passagem e dele se entende que

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12Q946950 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Para Marx e Engels, os homens sempre tiveram acesso a ideias falsas a respeito de si mesmos, daquilo que são ou deveriam ser, organizavam suas relações em função das representações sociais que lhes eram apresentadas, fazendo com que os produtos de suas ideias crescessem a ponto de dominá-los. Para eles, os criadores inclinavam-se diante de suas próprias criações. Com base nas informações deduzíveis do texto, o conceito analisado pelos autores e a obra que nos remete a esse conceito são
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13Q949995 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Na sociologia de Émile Durkheim, os fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensa e sentir que são exteriores ao indivíduo, são características dos fatos sociais, exceto:
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14Q943031 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Max Weber define os tipos puros de dominação a partir de seus fundamentos primeiros de legitimidade.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de dominação que se legitima pelo reconhecimento e pela entrega às qualidades extracotidianas, à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e às ordenações por ela criadas ou reveladas.
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15Q943161 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Max Weber tratou da relação na história humana entre religiões e o desenvolvimento da racionalização da vida moderna. Na verdade, ele investigou algumas das principais religiões mundiais e mesmo, mais precisamente, algumas de suas doutrinas, e encontrou uma conexão de sentido histórica com o processo de racionalização da vida econômica, a qual é própria da organização da vida material das sociedades capitalistas modernas.
Para Weber, as religiões, ou doutrinas religiosas, que possuem conexão de sentido com as origens racionais do capitalismo moderno são o
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16Q679118 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Max Weber formula o conceito de sociologia como “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.”
Fonte: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UNB: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
Nesse sentido, sua sociologia é também dedicada a acompanhar a ação social, conceito fundamental para o entendimento da sociedade moderna, dos interesses individuais e suas motivações na mobilização e agenciamento dos sentidos da ação, caracterizando, assim, tipos de ação social. Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
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17Q943030 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Uma conduta plural – de várias pessoas – que, pelo sentido que encerra, se apresenta como reciprocamente referida, orientando-se por essa reciprocidade.
(CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1975. p.119.)
Com base nos conhecimentos sobre a teoria sociológica de Max Weber, assinale a alternativa que nomeia, corretamente, o conceito explicitado pelo texto.
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18Q946499 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Na Sociologia de Max Weber (2016), a ação social é o dado central para a compreensão dos fenômenos de qualquer realidade social. Conforme a perspectiva weberiana, uma ação é social quando é orientada pelas ações de outras pessoas. Uma ação social está referendada em ações passadas, presentes ou esperadas como sendo futuras e essas “outras pessoas” podem ser indivíduos conhecidos ou desconhecidos daquele que pratica a ação. O praticante da ação age referendado em ações de outros e, assim, toda ação para ser social, não importa se moralmente boa ou reprovável, não importa se racional ou não, possui um sentido (uma direção) na mente do indivíduo, o qual tem como referência subjetiva (na mente dele ou dela que pratica a ação) as ações de outros.
WEBER, Max. “II. O conceito de ação social” IN ______. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Ed Cortez; Campinas-SP: ED Unicamp, 2016.
Partindo dessa compreensão de Weber (2016), considere as seguintes afirmações:
I. Aquele que joga pedra em um ônibus, em tempos de paralisação grevista dos coletivos, realiza uma ação social desde que execute esta ação tendo como referência subjetiva esta forma de protestar.
II. A pessoa que aposta no Jogo do Bicho, nas periferias das cidades brasileiras, pratica um tipo de ação social, desde que aja em conformidade com o seu sonho de três noites anteriores.
III. Bater em torcedores rivais com excessiva força e raiva é um tipo de ação social a partir do momento em que o agente desta ação imagine que é “assim que se faz” quando nas brigas entre torcidas.
IV. Investir no Mercado de Ações e Derivativos é uma ação social, desde que o investidor vise, em sua mente, seus ganhos futuros de acordo com a movimentação dos agentes econômicos.
Corresponde a ação social, na perspectiva teórico-conceitual de Max Weber, somente o que consta em
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19Q907641 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Na perspectiva funcionalista durkheiminiana, a análise das sociedades industriais capitalistas aponta um processo de desintegração das normas sociais, que afetaria a estabilidade social, gerando a sensação de despropósito entre os indivíduos. Este processo é denominado como
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20Q902337 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Weber, “[...] nem o costume ou a situação de interesses, nem os motivos puramente afetivos ou racionais referentes a valores da vinculação poderiam constituir fundamentos confiáveis de uma _____________. Normalmente, junta-se a esses fatores outro elemento: a crença na ________________” (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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