Questões de Concursos Medicina Veterinária Laboratorial

Resolva questões de Medicina Veterinária Laboratorial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031495 | Veterinária, Medicina Veterinária Laboratorial, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em equideocultura, o mormo é uma doença infectocontagiosa que está na lista de doenças de notificação obrigatória da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), não apenas pelo seu potencial dano às criações de equinos, mas também pelo seu caráter zoonótico.
Assinale a opção que indica os testes de triagem para o diagnóstico laboratorial do mormo, segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1033352 | Veterinária, Medicina Veterinária Laboratorial, Toxologia Veterinária, UFG, IV UFG, 2024

Quais métodos são indicados para a detecção de fumonisina em alimentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1016763 | Veterinária, Medicina Veterinária Laboratorial, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que os imunobiológicos são amplamente utilizados na medicina veterinária para a prevenção de doenças infecciosas e o tratamento de enfermidades inflamatórias e autoimunes, julgue o item subsequente.

Os testes imunocromatográficos, como os SNAP tests, são utilizados para diagnóstico de doenças infecciosas em bovinos e suínos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1052610 | Veterinária, Medicina Veterinária Laboratorial, Técnico de Segurança do Trabalho, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Qualquer superfície ou material sabida ou potencialmente contaminado por agentes biológicos durante as operações em laboratórios que manipulem tais agentes deve ser manejado corretamente para controlar os riscos biológicos. Os requisitos essenciais de biossegurança para manuseio de resíduos contaminados exigem que sejam adotados processos de identificação e segregação de materiais contaminados antes da descontaminação e/ou descarte. Quando a descontaminação não puder ser realizada na área do laboratório ou no local, os resíduos contaminados devem ser embalados de maneira aprovada (ou seja, à prova de vazamentos) e transferidos para outro estabelecimento com capacidade de descontaminação. Relacione adequadamente as categorias de segregação de resíduos de laboratório ao seu tratamento recomendado.

1. Objeto perfurocortante contaminado (bisturis, agulhas, facas e vidros quebrados).
2. Material contaminado para reutilização ou reciclagem.
3. Material contaminado para descarte.
4. Material contaminado para incineração.
5. Resíduo líquido potencialmente contaminado para descarte.

( ) Queimado no local ou outro.
( ) Descontaminado antes do descarte no esgoto sanitário.
( ) Descontaminado química ou fisicamente, lavado e tratado como não contaminado.
( ) Descontaminado no local ou armazenado com segurança e levado para ser descontaminado em outro local para, assim, ser rejeitado.
( ) Coletado em recipientes à prova de perfurações, equipado com tampa e tratado como infeccioso.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.