Questões de Concursos Médico da Família

Resolva questões de Médico da Família comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q833800 | Medicina, Médico da Família, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clinico Geral Emergência, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q60245 | Medicina, Médico da Família

Sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q60250 | Medicina, Médico da Família

Com relação aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), considere as seguintes afirmações:

I- A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais e equipes Saúde da Família e deve considerar os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades do território e das equipes de saúde que serão apoiadas.
II- Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.
III- Qualquer município brasileiro, desde que tenha ao menos uma equipe Saúde da Família, pode implantar equipes NASF. O que vai variar de um município para o outro, conforme o número de equipes SF que ele tiver, é a modalidade de NASF a ser implantado.
IV- Conforme a portaria 3.124 de 2012, são 3 modalidades existentes de NASF.
V- O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q60246 | Medicina, Médico da Família

Assinale a alternativa que contenha atribuições do médico do Programa Saúde da Família.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q60243 | Medicina, Médico da Família

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) assessora o Ministério da Saúde nas atribuições de incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q60242 | Medicina, Médico da Família

Um paciente de 70 anos, hipertenso, é acompanhado em uma unidade de saúde da atenção básica. Viúvo, mora com a família de seu filho mais velho e não se sente à vontade, pois se considera uma carga desagradável particularmente a sua nora. Com cefaleia, procura a unidade básica em busca de assistência.

Assinale a alternativa correta em relação ao caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q60248 | Medicina, Médico da Família

Segundo recomendação da SBim, para os idosos (acima de 60 anos)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q60241 | Medicina, Médico da Família

Uma empregada doméstica leva seu filho de 5 anos a um pronto atendimento. A criança apresenta febre e apatia, que não cederam ao antitérmico que habitualmente ela usa nessas situações. No pronto-atendimento lhe dizem que não há pediatra e a encaminham a uma unidade básica de saúde, que tampouco atendem a criança, pois chegou fora do período de acolhimento da unidade. Desgostosa, vai a um pronto atendimento distante, onde consegue assistência ao filho.

Assinale a alternativa correta, em relação ao caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q60244 | Medicina, Médico da Família

Paciente de 48 anos de idade, considerado capaz mentalmente, teve diagnóstico de câncer. O tempo de tratamento quimioterápico será longo, porém, o prognóstico não é bom. Assinale a alternativa correta quanto à conduta do médico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q60251 | Medicina, Médico da Família

Quanto às ocupações de risco e às respectivas consequências para a saúde das crianças, é correto afirmar que crianças expostas a trabalhos na rua estão sujeitas a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q836936 | Medicina, Médico da Família, FSPSS Médico Clínico Geral 40h, FSPSS, 2021

Quando da identificação em uma unidade básica de saúde de um caso de tuberculose pulmonar bacilífero, sem complicações clínicas maiores, o médico de família deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q832420 | Medicina, Médico da Família, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q907735 | Medicina, Médico da Família, Geriatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A disfunção erétil é possivelmente o mais importante problema da sexualidade masculina, devido a sua alta prevalência e seu impacto na qualidade de vida. Alguns estudos demonstram que sua prevalência, em idosos acima de 60 anos, pode ultrapassar 50%. Nesses casos, a etiologia mais comum de disfunção erétil em homens idosos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q904985 | Medicina, Médico da Família, Médico Ginecologista, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A colpocitologia oncótica, também conhecida como exame de Papanicolau, é fundamental no rastreamento do câncer do colo do útero. Considerando as diretrizes atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) para o rastreamento deste câncer, qual das alternativas a seguir está correta sobre a periodicidade recomendada para a realização do exame em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1006909 | Medicina, Médico da Família, Cirurgia Plástica, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta que apresenta a área mais suscetível de úlcera de pressão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q979683 | Medicina, Médico da Família, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Jovem de 22 anos, estudante, procura a UBS para uma avaliação de rotina. Refere apenas cansaço leve e esporádico, que atribui à sua rotina de estudos. Exames laboratoriais solicitados revelam: hemoglobina (Hb) = 11,1 g/dL; volume corpuscular médio (VCM) = 70 fL. Foi realizada suplementação com ferro oral por 60 dias, sem que houvesse alteração significativa no hemograma. A investigação complementar demonstrou cinética de ferro dentro dos parâmetros da normalidade e eletroforese de hemoglobinas sem alterações.
Nesse cenário da Atenção Primária, a hipótese diagnóstica mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1006926 | Medicina, Médico da Família, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 35 anos apresenta há 6 meses dor em região anal. Relata alguns episódios de sangue no papel higiênico e no vaso sanitário após as defecações e que tem observado a presença de muco e de um pouco de fezes nas roupas íntimas. Exame proctológico: botão hemorroidário com origem acima da linha pectínea, prolapsado pelo canal anal, com mucosa friável e que não pode ser reduzido após manobra manual. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o diagnóstico e a melhor conduta para o caso exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1007172 | Medicina, Médico da Família, Pediatria, EBSERH, IBFC, 2022

Quanto à alimentação no primeiro ano de vida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1005092 | Medicina, Médico da Família, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Tatiana vem à consulta médica com queixa de dor lombar. Em sua consulta anterior, apresentou pressão arterial de 120 x 65 mmHg, FC normal, peso 59 kg, altura 1,60 m e FR normal. Ela declara ter alergia a dipirona. De acordo com seu prontuário, seu último Papanicolau foi há 3 anos. Tatiana relata se sentir sem energia e ter medo de essas dores serem alguma doença ruim. Diz que não tem conseguido mais dormir de preocupação.
Em relação ao registro das informações fornecidas por Tatiana no Registro Clínico Orientado por Problemas (RCOP), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q997930 | Medicina, Médico da Família, Medicina de Família e Comunidade R3, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 57 anos, conhecido da unidade, sem antecedentes patológicos, consulta-se com precordialgia aos esforços. A dor é em aperto, sem irradiação, de início recente, acompanhada de sudorese. Você interrompe o atendimento nesse momento e se prepara para fazer o eletrocardiograma, que mostra alargamento de complexos QRS acima de 0,12 s, inversão de onda T em DI, aVL, V5 e V6 e transição elétrica brusca. Ausculta cardíaca rápida mostra desdobramento expiratório de segunda bulha. Os achados eletrocardiográficos e de ausculta não estavam descritos no prontuário em consultas anteriores.
Você, então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.