Questões de Concursos Meio Ambiente Na Geografia

Resolva questões de Meio Ambiente Na Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1078019 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Ela é frequentemente apontada como um dos principais vilões da poluição atmosférica. Enquanto as fontes poluidoras podem variar suas emissões, são as condições meteorológicas que determinam se esses poluentes permanecerão concentrados em níveis prejudiciais ou serão dispersos. Em baixa altitude, por exemplo, são mais comuns durante o inverno.

Nessas situações, a temperatura do ar próximo à superfície esfria rapidamente, levando à formação de uma camada de ar mais fria e densa logo acima do solo, que fica “aprisionada” sob uma camada mais quente e menos densa. Isso cria uma barreira que impede a dispersão dos poluentes, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica.


Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2023/11/07/impacto-na-qualidade-doar/ Acesso: 22 de dez. 2024.

Comum na Região Metropolitana de São Paulo, o fenômeno descrito no texto é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1074020 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Considerando a problemática socioambiental contemporânea e as implicações da poluição industrial, analise as assertivas:

I. As atividades industriais podem impactar negativamente os ecossistemas, reduzindo a biodiversidade.
II. A emissão de gases como CO₂ e CH₄ por indústrias contribui para o aumento da temperatura global e de eventos climáticos extremos.
III. A poluição industrial afeta a saúde pública, causando doenças respiratórias e cardiovasculares, principalmente em regiões industrializadas.
IV. O lançamento de poluentes industriais nos corpos d’água não afeta os ecossistemas aquáticos, mantendo sua biodiversidade.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1029484 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído por meio do Decreto nº 11.043/2022, é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois apresenta um caminho para se alcançar os objetivos e materializar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/qualidade-ambiental-emeio-ambiente-urbano/. Acesso: 20 out. 2024.

Com relação às diretrizes e metas para materialização dos objetivos dessa política, analise as afirmativas a seguir.

I. Alinhamento com as principais tendências internacionais e macroeconômicas.

II. Intensificação dos processos de recuperação de resíduos para 50% do lixo gerado no país, em 20 anos.

III. Adaptação e modernização de todos os lixões e aterros controlados.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1029486 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Entre as grandes questões e debates registrados na segunda metade do século XX, certamente pode-se constar a que envolve a relação (ou contradição) entre desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Disponível em:

https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/download/3538/4453/0 Acesso:

12 out. 2024


Sobre as consequências dessas preocupações, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A estruturação de órgãos e o estabelecimento de legislações para controle da poluição ambiental.

( ) A preocupação com a racionalização do uso da energia e o aumento dos investimentos em fontes renováveis.

( ) A adoção, por parte do meio empresarial, de práticas sustentáveis como greenwashing ou maquiagem verde.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1030541 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

A erosão acelerada, ou erosão antrópica, é um problema mundial. Vastas áreas estão sujeitas à degradação do solo, às vezes de forma irreversível, por uma série de processos. (...) No Brasil, a perda da camada superficial é a principal forma de degradação dos solos.
Disponível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/915009 Acesso: 24 Out. 2024.

São indicados como formas de controle desse processo, as ações que procuram:

I. evitar o impacto das gotas de chuva.
II. facilitar a infiltração de água no solo.
III. disciplinar o escoamento superficial.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1028241 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

O Maciço da Tijuca, no Rio de Janeiro, enfrenta desafios ambientais complexos devido à expansão urbana, ao desmatamento e à interação entre o ambiente construído e o ecossistema florestal.
As respostas geo-hidroecológicas às mudanças ambientais induzidas pelo desmatamento na interface com o ecossistema florestal, no Maciço da Tijuca, manifestam-se principalmente por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1030546 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

Atualmente, existe uma preocupação mundial quanto à questão ambiental, no que diz respeito às maneiras de promover a preservação dos recursos naturais.(...) Para isso, é possível aplicar a sistemática da Logística Reversa.
Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13354. Acesso em: 9 nov. 2024.

A preocupação e a sistemática apresentadas no texto, têm por objetivo

I. direcionar novos modelos de produção que procuram salvaguardar os ecossistemas e benefícios sociais, com a finalidade de almejar e manter a sustentabilidade.
II. buscar a destinação correta de produtos e resíduos sólidos através de seu retorno a um novo ciclo de vida, por exemplo como matéria prima para fabricação de um novo produto.
III. determinar ações de responsabilidade compartilhada como obrigação para empresas de todos os portes, reforçando as discussões sobre ESG (Environmental, Social and Governance).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q983978 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Assessor Contábil, Câmara de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O estado de Rondônia apresenta uma dinâmica territorial influenciada por diversos fatores naturais e antrópicos. Considerando os elementos físicos e humanos que moldam sua paisagem e seu desenvolvimento socioeconômico, analise as afirmativas abaixo.

I. O relevo de Rondônia é caracterizado predominantemente por planaltos e depressões, com áreas suavemente onduladas, favorecendo atividades agropecuárias;
II. A vegetação original do estado faz parte do bioma Amazônia, mas sofreu intensa degradação devido ao avanço do extrativismo e da agropecuária;
III. O clima equatorial úmido garante alta disponibilidade hídrica ao estado, porém o desmatamento tem impactado o regime de chuvas e a qualidade do solo;
IV. O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Rondônia busca desequilibrar o desenvolvimento econômico e preservação ambiental, estabelecendo diretrizes para o uso sustentável dos recursos forçados.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q979115 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Examine a seguinte passagem:

No urbano, para atender os preceitos do desenvolvimento sustentável, criam-se parques, coletam-se os recicláveis separadamente, implantam-se programas de educação ambiental e, enquanto isso, os rios são canalizados e recobertos para a construção de avenidas de fundo de vales, impermeabilizando-se o solo com edificações e asfalto em ruas, avenidas e estradas. Os promotores imobiliários são considerados protetores do meio ambiente, em projetos de empreendimentos de edificações em condomínios e loteamentos fechados murados, mesmo quando as normas ambientais e de uso do solo não são cumpridas.

(Arlete M. Rodrigues, “A matriz discursiva sobre o meio ambiente: produção do espaço urbano – agentes, escalas, conflitos”. In: Ana Fani A. Carlos et al. (orgs.), A produção do espaço urbano – agentes e processos, escalas e desafios, 2001. Adaptado)

A dimensão paradoxal apresentada nessa passagem do texto reflete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009365 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Para introduzir uma discussão sobre as cidades e seus problemas ambientais, a professora Sílvia apresenta aos estudantes do Ensino Médio o seguinte texto:

“Com menos áreas verdes, mais concreto e asfalto e ocupação geralmente desordenada do solo, as cidades são mais abafadas do que as áreas rurais. Dentro do meio urbano, as zonas com menos árvores e vegetação são ainda mais quentes e formam bolsões de clima abafado. Esse efeito é denominado ilha de calor urbana.”

Pesquisa FAPESP. Efeito das ilhas de calor urbano esquenta até cidades de médio e pequeno porte, FAPESP, 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/efeito-das-ilhas-de-calor-urbanoesquenta-ate-cidades-de-medio-e-pequeno-porte/. Acesso em: 21 abril 2025.

Em seguida, ela pergunta aos estudantes qual é a principal causa da ilha de calor urbana. A resposta correta esperada pela professora Sílvia é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1032150 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

Na atualidade, fenômenos associados às mudanças climáticas têm provocado sérios impactos nos ecossistemas e nas sociedades em todo o mundo.
No contexto das mudanças climáticas atuais, a variabilidade climática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1031639 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As expressões Amazônia, Pan-Amazônia, Amazônia SulAmericana, Região Amazônica ou Grande Amazônia compreendem diferentes enfoques e representações espaciais.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cint/a/vX4btzBPBXb56hm5GdHmKmk/?lang=pt#

Acesso em: 7 nov. 2024.


Quanto à utilização dessas diferentes denominações, analise as afirmativas a seguir.

( ) Referem-se, de maneira mais geral, à maior selva tropical úmida do planeta, bem como à bacia hidrográfica do rio Amazonas.

( ) Baseiam-se na conveniência político-administrativa para a aplicação de políticas econômicas e ambientais em territórios determinados.

( ) Apoiam-se em aspectos exclusivamente mercadológicos, em detrimento das questões sociais referentes aos povos tradicionais da região.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1009372 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto sobre o aquecimento global.

“Segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2022, um aquecimento de 1,5ºC exporia cerca de 350 milhões de pessoas à escassez de água devido a secas severas. Se o aquecimento chegasse a 2ºC, esse número subiria para 420 milhões. No primeiro cenário, a ocorrência de chuvas torrenciais e furacões poderia aumentar em cerca de 7%; no segundo, esse percentual chegaria a 15%. Em um cenário mais extremo, de 3ºC a 4ºC, países como Itália, Espanha e Grécia passariam a ter clima desértico. Com aquecimento de 5ºC a 6ºC, a frequência e a intensidade de furacões aumentariam em 37%, e a cobertura de gelo se reduziria em 75%.”

IPEA - CTS. Aquecimento global à beira do limite crítico de 1,5°C (adaptado). Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-deconteudo/noticias/noticias/460-aquecimento-global-a-beira-do-limitecritico-de-1-5-c. Acesso em: 04 abril 2025.

O aquecimento global vivenciado atualmente é provocado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1031644 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Área de influência da UHE de Belo Monte

A área total da bacia hidrográfica do rio Xingu é de, aproximadamente, 500.000 km², estendendo-se, no sentido sulnorte, do estado de Mato Grosso, no paralelo 15° S, até o paralelo 3° S, no Pará, tendo sua desembocadura no rio Amazonas. Está situado entre as bacias hidrográficas do rio Tapajós, a oeste, e rios Araguaia e Tocantins, a leste.


FREIRE. Luciana Martins. Belo Monte: fatos e impactos envolvidos na implantação

da usina hidrelétrica na região Amazônica Paraense. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/fTTwBFM48MhVKNckWNDkB8C/?lang=pt Acesso: 11

out. 2024.


Sobre os diferentes impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, analise as afirmativas a seguir.

I. Na Volta Grande do Xingu houve redução da vazão, pois nesse trecho o curso do rio apresenta baixa profundidade com a presença de afloramentos rochosos acima do nível fluvial.

II. A biodiversidade local foi afetada por problemas não previstos nos estudos de impacto ambiental, como a mortandade de peixes causada pelo turbilhonamento das águas durante o processo de enchimento do reservatório.

III. A elevação do nível das águas promoveu a fertilização da planície de inundação do rio, o que possibilitou uma maior ocupação desses territórios pelas comunidades tradicionais.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1009378 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Segundo a Projeção do Agronegócio para 2032/2033, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção de grãos no Brasil deverá aumentar 24,1% nos próximos dez anos, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. Consequentemente, haverá expansão das áreas produtivas em 14,8 milhões de hectares, ou seja, 19,1% de aumento.”

Ministério da Agricultura e Pecuária, Produção de grãos brasileira deverá chegar a 390 milhões de toneladas nos próximos dez anos, Gov.br. Adaptado. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/noticias/producao-de-graos-brasileira-devera-chegar-a-390- milhoes-de-toneladas-nos-proximos-dez-anos (adaptado). Acesso em: 07 abril 2025.

No que se refere ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, é necessário que a expansão agrícola ocupe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q898320 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Leia o texto abaixo:

"O estudo, realizado por uma equipe internacional de cientistas, analisou dados de 550 rios em todo o mundo. Os resultados mostraram que as taxas de decomposição da matéria orgânica variam significativamente entre os rios, e que essas variações estão fortemente relacionadas às atividades humanas. Em áreas com alta densidade populacional e intensificação agrícola, as taxas de decomposição tendem a ser mais elevadas. Isso se deve ao aumento da entrada de nutrientes e poluentes nos rios, que estimulam o crescimento de microrganismos decompositores."

Fonte: https://cidadeverde.com/cienciaviva/126610/atividadeshumanas-e-padroes-globais-de-decomposicao-em-riossituacao-do-parnaiba-e-do-poty-em-teresina

O impacto ambiental das atividades humanas pode ser observado em diversas áreas, como desmatamento e poluição dos recursos hídricos. Sobre esses impactos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q907852 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A representação cartográfica da vulnerabilidade aos processos erosivos, ou poluidores, ou o zoneamento por graus de risco de erosão, ou de contaminação por poluição do ar, ou da água superpostos à distribuição dos usuários classificados por renda e condições das habitações facilitam a compreensão da geografia dos impactos ambientais [...] dos diferentes ambientes urbanos.

COELHO in GUERRA, 2001, p. 37. Disponível em:https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/uploads/20170322160002.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024.


Quais técnicas são recomendas para auxiliar nas investigações em impactos urbanos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q902236 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre as deposições ácidas, popularmente conhecidas como chuvas ácidas, de acordo com Christopherson e Birkeland (2017), analise as assertivas abaixo:


I. Podem ocorrer como neve ácida, fenômeno que foi constatado na década de 1980 no arquipélago de Svalbard.


II. Causam problemas ambientais que afetam os solos, pois matam micro-organismos, provocando o declínio de nutrientes nos solos atingidos.


III. Provocaram impactos ambientais nas florestas da Europa Oriental devido à sua longa história com queima de carvão e à densidade de atividade industrial.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q899743 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Concepção científica que “orienta a objetivação de agroecossistemas produtivos de alimentos saudáveis, potencializadores da biodiversidade ecológica e da diversidade sociocultural; que tem como base a práxis camponesa, dos povos originários e tradicionais [...], reconectando saberes tradicionais e conhecimentos científicos. Afirma-se na luta política, dos territórios atéo âmbito nacional e internacional, em aliança com os trabalhadores da cidade, na busca por superar as contradições impostas pela estrutura capitalista, patriarcal e racista; por rearticular o metabolismo socioecológico entre campo e cidade; e pela apreensão consciente da dimensão ecológica da vida como uma dimensão fundamental da emancipação humana. Insere-se, assim, na busca por construir uma sociedade de produtores livremente associados com a sustentação de toda a vida, em que os seres humanos possam realizar-se enquanto autoprodutores e criativos, e reconhecer-se como partícipes da teia da vida” (DIAS et. al., 2021, p. 70).
A definição expressa no excerto acima engendra a categoria conceitual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q937217 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, PPL, ENEM, INEP, 2023

O Rio Paraíba corria bem próximo ao cercado. E era tudo. Em tempos antigos fora muito mais estreito. Os marizeiros e as ingazeiras apertavam as duas margens e as águas corriam em leito mais fundo. Agora era largo e, quando descia nas grandes enchentes, fazia medo. Contava-se o tempo pelas eras das cheias. Isto se deu na cheia de 1893, aquilo se fez depois da cheia de 1868. Para nós, meninos, o rio era mesmo a nossa serventia nos tempos de verão, quando as águas partiam e se retinham nos poços. Os moleques saíam para lavar os cavalos e íamos com eles. Punham-se os animais dentro d’água e ficávamos nos banhos, nos cangapés. O leito do rio cobria-se de junco e faziam-se plantações de batata-doce pelas vazantes. Era o bom rio da seca a pagar o que fizera de mau nas cheias devastadoras. E quando ainda não partia a corrente, o povo grande do engenho armava banheiros de palha para o banho das moças. O rio para mim seria um ponto de contato com o mundo.


RÊGO, J. L. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1956.


Ao apresentar relações no espaço geográfico, o texto descreve mudanças associadas a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.