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Questões de Concursos Melhoria Contínua e Qualidade Total

Resolva questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q833187 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com
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2Q886858 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

A norma NBR ISO 10002:2005 estabelece diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações, fornecendo princípios e orientações para a implementação de um processo eficaz de gestão das reclamações dos clientes. Entre os nove princípios que orientam as organizações, destaca-se a diretriz que afirma: "O tratamento de reclamações deve ser uma medida tomada de forma sistemática". Esse conceito está relacionado a
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3Q918074 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange à cultura da qualidade no ambiente organizacional é correto afirmar, exceto:
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4Q918078 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

Acerca dos indicadores de qualidade, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) São métricas, ou seja, ferramentas de acompanhamento e medição utilizadas pelas empresas para diferentes finalidades.
( ) Ao aplicá-los, a gestão assegura, por meio da avaliação das informações coletadas, que todos os serviços passem por um processo de melhoria contínua de desenvolvimento.
( ) Não impactam no próprio gerenciamento da produtividade.
( ) Os indicadores de eficiência são destinados à análise dos objetivos e resultados alcançados pela empresa.
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5Q907033 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Engenharia de Segurança do Trabalho, CELESC, ACAFE, 2024

Bessant, Caffyn e Gallagher (2001) argumentam que as rotinas de construção e incorporação de qualquer cultura são um processo de aprendizado ampliado, e envolvem a acumulação gradual de conhecimento. Eles sugerem que o progresso seja realizado por meio de comportamentos individuais para rotinas que constituem habilidades específicas dentro da organização. Um mecanismo importante pelo qual esses comportamentos se tornam automáticos é o da prática, ensaiando todos os dias até que se consolidem como cultura vigente na organização. Os autores utilizam um modelo multiestágio para mensurar a curva de maturidade, classificando as habilidades e permitindo às organizações identificarem sua posição em relação as demais, planejarem e desenvolverem planos para ampliar suas habilidades através de melhoria contínua. Neste sentido, podemos considerar que a afirmativa que nomeia CORRETAMENTE e classifica o estágio de Nível 3 é:

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6Q918073 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

Segundo a ISO 9001, no que tange à implementação de um sistema de gestão de qualidade, é correto afirmar que é uma decisão estratégica para uma organização que pode:
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7Q886849 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

No contexto de um projeto de melhoria contínua de processos, qual ferramenta é mais apropriada para identificar e analisar as possíveis causas de um problema específico, proporcionando uma visualização gráfica das relações entre as causas?
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8Q918535 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Executor Administrativo, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Houve uma evolução ao longo do tempo na visão e no conceito, no início era vista sob a ótica da inspeção, na qual, através de instrumentos de medição, tentava-se alcançar a uniformidade do produto; num outro momento, buscava-se através de instrumentos e técnicas estatísticas conseguir um controle estatístico; na etapa seguinte, esteve mais preocupada com a sua própria garantia. Atualmente, o controle é voltado para o gerenciamento estratégico na qual a preocupação maior é poder concorrer no mercado, buscando tanto satisfazer as necessidades do cliente como a do próprio mercado.
Elaborado pelo(a) autor(a).

O conceito descrito refere-se à gestão
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9Q683068 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Na gestão da qualidade, as medidas de dispersão, também conhecidas como medidas de variação, medem o grau de diferença entre as informações quantitativas coletadas, ou seja, o quanto os valores numéricos tendem a dispersar-se em torno da média aritmética. Nesse sentido, suponha que, no início de implantação de um programa de gestão da qualidade, uma empresa que realiza o empacotamento de arroz, analisou uma amostra com 60 medidas de massa. O menor valor encontrado nessa amostra foi de 5,14 Kg.
Se a amostra mencionada no texto apresentou amplitude de 0,22 Kg, qual é o maior valor encontrado nessa amostra?
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10Q870125 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Em relação à organização no ambiente de trabalho, assinale um dos princípios que é fundamental para promover eficiência, reduzir desperdícios e otimizar recursos, por meio da análise detalhada e aprimoramento contínuo dos processos.
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11Q885199 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Agente Administrativo, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

As Sete Ferramentas da Qualidade são importantes instrumentos de auxílio à gestão, possuindo características próprias com a finalidade comum de aperfeiçoar a qualidade organizacional. A ferramenta da qualidade associada à regra de 80/20, que parte do princípio de que 80% das consequências decorrem de 20% das causas, é conhecida como
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13Q894989 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Assistente Administrativo, UniRV GO, UniRV GO, 2024

A qualidade total em serviços na gestão de uma universidade é fundamental para garantir a satisfação e o sucesso dos alunos, professores e colaboradores. Envolve a adoção de práticas e processos que visam atender às necessidades e expectativas dos stakeholders, promovendo a excelência acadêmica, a inovaçãopedagógica e a eficiência operacional. Qual dos seguintes princípios da qualidade total em serviços enfatiza a importância de entender e atender às necessidades e expectativas dos clientes de forma eficaz?
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14Q918085 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange aos procedimentos administrativos alinhados aos padrões de qualidade, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – É uma prática escusável para que a empresa consiga otimizar esforços e recursos na busca por suas metas e objetivos.
II – Envolvem práticas que promovem a eficiência, a eficácia e a conformidade com normas regulamentares.
III – São dispensáveis para promover uma administração eficiente, transparente e focada na excelência, seja no setor público ou privado.
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15Q907622 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Segurança do Trabalho, IFSE, IV UFG, 2024

O Ciclo PDCA é uma metodologia amplamente utilizada na gestão da qualidade e na melhoria contínua de processos. O que cada letra da sigla PDCA representa?
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16Q888117 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Técnico em Recursos Humanos, CEASA ES, Instituto Access, 2024

A qualidade é um aspecto importante da produção. Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos caracterizadores da visão do modelo japonês sobre qualidade, conhecido como TQM (Total Quality Management):
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17Q911803 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administração, IFES, IF ES, 2024

O Controle da Qualidade Total (TQC) é uma filosofia de gestão que envolve um compromisso coletivo com a excelência, integrando práticas de qualidade em todas as operações e processos. Qual das seguintes afirmações melhor descreve o TQC?
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18Q889030 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Atendente Comercial, CELESC, ACAFE, 2024

No que tange a qualidade em serviços, analise as afirmativas a seguir:

I. A simultaneidade dos serviços significa que o processo de prestação de serviços e o de consumo ocorrem ao mesmo tempo.

II. Os serviços exigem tratamento diferenciado porque eles são intangíveis, inseparáveis, heterogêneos e simultâneos.

III. A qualidade do serviço pode ser mensurada e avaliada antes de sua prestação.

É CORRETO o que se afirma:

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19Q1007665 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Grupo Assistente Administrativo, EBSERH, FGV, 2024

Originalmente concebidos para auxiliar empresas na reconstrução do cenário industrial após a Segunda Guerra Mundial, os 14 pontos de Deming continuam amplamente utilizados por organizações contemporâneas que buscam a melhoria da qualidade e a excelência operacional.
Assinale a opção que apresenta corretamente um desses pontos.
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20Q887748 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrativo, ALEPI, IDECAN, 2024

A opinião pública é hoje estudada na nova psicologia social. Ela serve como termômetro para indicar o grau de satisfação que o usuário tem com a prestação do serviço público. Nesse sentido, sobre o tema, assinale a alternativa correta.
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