Questões de Concursos Mercantilismo e a economia de Estados

Resolva questões de Mercantilismo e a economia de Estados comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q909077 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“No século XV, os portugueses começaram a ocupar também as terras continentais africanas, criando estabelecimentos costeiros pontuais que funcionavam como bases de apoio à descoberta de um caminho marítimo para as Índias. Logo, porém, eles se transformaram em ___________, que eram ao mesmo tempo fortificações militares e entrepostos comerciais” (Alves; Oliveira, 2010).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q909078 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Considerando as características da escravidão no continente africano após o contato com os portugueses, no século XV, analise as assertivas abaixo:

I. Os portugueses transformaram uma prática local em comércio internacional, pois a escravidão e o comércio de escravizados já eram práticas comuns na África antes da chegada dos europeus no século XV.

II. O apresamento dos escravizados era uma tarefa cara e perigosa, porém os ataques que promoviam eram justificados aos olhos dos cristãos europeus, por terem como alvo povos não cristãos, considerados por eles inferiores e selvagens.

III. Com o tempo, tornou-se mais vantajoso utilizar costumes e práticas já existentes no continente para a captura dos escravizados, além de estabelecer alianças com chefes locais e aproveitar a escravidão para desenvolver a colonização nas ilhas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q909080 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“Na realidade, João Goulart e a cúpula que o apoiava tinham uma visão equivocada do quadro político. Eles tomavam o que se passava nas esferas do poder como expressão do que se passava na sociedade” (Fausto, 2006). A respeito das características sobre o governo de João Goulart (1961-1964), assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q908595 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A Crise do Sistema Colonial deve ser vista como um evento de longa duração, que abarca fatos históricos importantes, dentre eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q908596 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

O ciclo do ouro e do diamante representou uma fase crucial na história colonial do Brasil, moldando profundamente sua organização socioeconômica e política. Acerca desse assunto, analise cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F):

I. A descoberta de ouro e diamantes, principalmente nas regiões do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incentivou a migração de pessoas em busca de riqueza, levando à expansão territorial e ao povoamento de áreas anteriormente pouco exploradas.

II. A descoberta de grandes depósitos de ouro na região de Ouro Preto atraiu milhares de pessoas em busca de riqueza, resultando em um rápido crescimento populacional e urbano e culminando na elevação de Ouro Preto à condição de capital da capitania de Minas Gerais.

III. Para facilitar a exploração e o transporte de ouro e diamantes, foram construídas estradas, pontes e caminhos que ligavam as áreas de mineração aos portos e centros de comércio.

IV. Os indígenas escravizados constituíram a principal força de trabalho nas minas.

Qual é a alternativa correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q908597 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Durante o período colonial, o Brasil foi alvo de diversas invasões estrangeiras, incluindo as incursões holandesas em regiões do Nordeste brasileiro, como Pernambuco. A esse respeito, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q908598 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Embora as capitanias hereditárias tenham sido uma tentativa inicial de colonização do Brasil, sua estruturação revelou-se inadequada para enfrentar os desafios da colonização efetiva. Nesse sentido, a coroa portuguesa acabou por abolir esse sistema e implementar o sistema de capitanias reais, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q908600 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre a economia açucareira do Brasil Colonial.

I. O ciclo da cana-de-açúcar no Brasil colonial teve início no século XVIII e durou até a primeira metade do século XIX, quando outras atividades econômicas ganharam relevância.

II. A monocultura da cana-de-açúcar em grandes latifúndios foi uma característica marcante da economia açucareira, contribuindo para a concentração de terras e riquezas.

III. Os engenhos de açúcar eram frequentemente financiados por banqueiros holandeses e italianos, devido à falta de recursos do governo português.

IV. A produção de açúcar movimentou um comércio intenso, envolvendo não apenas a Europa, mas também outras regiões do mundo.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q908604 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Qual foi o papel da Lei Eusébio de Queirós na integração do Brasil ao mercado mundial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q909382 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Desenvolvida inicialmente na região sudeste, a cafeicultura constituiu uma sólida base da economia brasileira no século XIX.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas à economia cafeeira.

1. A lavoura do café exigia vultosos investimentos, principalmente para a montagem dos “Engenhos”, mas não carecia de expressivo contingente de mão de obra, razão pela qual não dependia do comércio de escravos.

2. O café, de 1830 a 1880, era vendido, sem concorrência, no mercado europeu e tornou-se a atividade econômica mais importante da Colônia.

3. O Brasil é, ainda hoje, o maior produtor e exportador de café do mundo tendo, pois, o seu cultivo grande importância econômica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q909383 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, mas nos primeiros anos após a descoberta (1500-1530) não se iniciou um efetivo processo de colonização, assim entendido o povoamento, defesa e ocupação econômica da colônia.

Assinale a alternativa correta a respeito do chamado período Pré-Colonial (1500-1530).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q909384 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a economia mineira na época colonial (1500-1822).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906855 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na Inglaterra, o feudalismo foi introduzido de forma mais centralizada após a invasão normanda de 1066. O rei Guilherme, o Conquistador, estabeleceu um sistema feudal no qual os vassalos deviam fidelidade diretamente ao monarca, fortalecendo o poder real. No entanto, confrontos entre os reis e a nobreza levaram à assinatura da Magna Carta em 1215, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q906859 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Qual das seguintes afirmações NÃO está relacionada à chegada de Tomé de Souza à Bahia em 1549 e ao estabelecimento do governo-geral no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q906861 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Acerca da situação econômica de Portugal e Brasil durante o período da Revolução Industrial, analise as seguintes afirmações:

I. Portugal não estava preparado para enfrentar a Revolução Industrial devido à sua falta de um setor manufatureiro desenvolvido. Isso o deixou dependente da Inglaterra e de sua economia agrícola.

II. A economia luso-brasileira ofereceu à Inglaterra um mercado em expansão durante a Revolução Industrial, com suas exportações de ouro permitindo à Inglaterra acumular reservas metálicas significativas.

III. Com o declínio da produção de ouro no Brasil, houve uma rápida decadência econômica. A falta de diversificação econômica levou à desagregação das empresas produtivas e à transformação de muitos empresários agricultores de subsistência.

IV. A dependência do trabalho escravo ajudou a impedir que o colapso da produção de ouro criasse grandes fricções sociais, mas levou à lenta descapitalização do sistema.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q906864 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Acerca da complexa dinâmica da escravidão e sua abolição no Brasil, analise as seguintes afirmações:

I. Historiadores como Gilberto Freyre destacaram em suas pesquisas que a elite brasileira era aversa à miscigenação, o que evidenciava uma rigidez social.

II. A ascensão na escala social era controlada pela elite branca e os negros livres tiveram muitas oportunidades econômicas e políticas.

III. A elite brasileira se alinhava com uma ideologia liberal conservadora, buscando adaptar os princípios do liberalismo às suas demandas econômicas e sociais.

IV. O fim da escravidão no Brasil foi resultado de uma combinação de fatores. As pressões internas e externas, juntamente com mudanças na economia e nas tecnologias de produção, tornaram a escravidão menos lucrativa.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q945949 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

O Tratado de Methuen, assinado entre a Inglaterra e Portugal, no início do século XVIII, não só definiu a dependência que Portugal tinha da nação inglesa desde 1640, como se relacionou com o processo da Revolução Industrial.
São consideradas razões principais do Tratado de Methuen:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q939646 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Barcos norte-americanos levavam produtos coloniais a ilhas Britânicas, a outros centros europeus e às Antilhas, sobretudo tabaco, artigos navais e madeira. Em troca, importavam da Inglaterra os manufaturados.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)
O excerto descreve as relações comerciais no Império Britânico em meados do século XVIII, referindo-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q951484 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Uma das primeiras manifestações importantes do Estado português na sua colônia Brasil já delineava, de certa maneira, que a produção agrícola se associaria aos latifúndios. Essa ação do Estado português no Brasil corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q679618 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre as monarquias ibéricas.

( ) A formação das monarquias ibéricas está ligada ao processo de reconquista cristã.
( ) As monarquias nacionais ibéricas se formaram antes das monarquias francesa e inglesa.
( ) O reino de Castela foi o único domínio espanhol que não contou com minorias étnicas e religiosas.
( ) Defenderam tolerância e respeito, não obstante a maioria dos reinos cristãos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.