Questões de Concursos Microbiologia dos Alimentos

Resolva questões de Microbiologia dos Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031500 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA), também conhecidas como doenças transmitidas por alimentos (DTA), caracterizam-se por uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e diarreias, acompanhadas ou não de febre, que ocorrem após a ingestão de água e/ou alimentos contaminados por microrganismos, levando à infecção ou à intoxicação.
Considerando tais possibilidades, assinale a opção que apresenta o microrganismo responsável por uma intoxicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031508 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os microrganismos podem causar alterações de cor, aroma, textura e sabor dos alimentos. Assinale a opção que indica o microrganismo responsável por desenvolver a cor azul no leite.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1032277 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

Sabe-se que vários microrganismos oferecem um risco direto quando contaminam alimentos ou produtos alimentícios.
Em relação à temática supracitada, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Bacillus cereus são leveduras Gram negativas, anaeróbias, mesófilas e produtoras de esporos. Não são capazes de hidrolisar carboidratos, como o amido, e são classificadas como catalase positivo.
( ) Staphylococcus aureus são cocos Gram positivos, halofílicos e osmofílicos. Algumas cepas produzem toxinas, e geralmente, são encontrados na pele e mucosas de humanos e animais de sangue quente.
( ) Clostridium perfringens são bacilos Gram negativos, aeróbios, esporulados, produtores de proteínas com atividade tóxica ou enzimática. Apresentam capacidade de multiplicação em altas temperaturas, sendo tolerantes a pH ácidos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031511 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os alimentos são constituídos por elementos químicos denominados nutrientes. Esses nutrientes são usados não somente pelos seres humanos, mas também pelos microrganismos durante os seus processos de desenvolvimento. Para manter a segurança microbiológica dos alimentos é necessário conhecer e aplicar os fatores intrínsecos e extrínsecos, que podem ser utilizados de forma isolada ou compartilhada. Com relação a esses fatores, analise as afirmativas a seguir.

I. A temperatura é considerada um fator intrínseco.
II. O potencial de oxirredução e umidade relativa correspondem, respectivamente, a fatores intrínseco e extrínseco.
III. A atividade de água e pH são considerados fatores extrínsecos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1032285 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

A pasteurização e a esterilização comercial são dois tipos de tratamentos pelo calor usados no processamento tecnológico de produtos de origem animal.

Quanto a esta temática, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q985037 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista 20h e 40h, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando os efeitos na saúde reprodutiva na exposição pré-natal a contaminantes ambientais como metais pesados, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O ______ é reconhecido como uma das toxinas mais potentes do mundo. Pode surgir de emissões vulcânicas, como fenômeno natural, ou de forma mais comum, através de herbicidas usados no solo e na produção de alimentos.

Sua exposição crônica acarreta no aumento de espermatozoides com anomalias, muito relacionado ao aumento no estresse oxidativo celular.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q895044 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Agente Sanitarista, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Para fins de avaliação sanitária das doenças transmitidas por alimentos, é muito importante entender algumas diferenças básicas entre intoxicação alimentar (causada pela ingestão de toxinas nos alimentos) e infecção alimentar (causada pela ingestão do próprio microrganismo no alimento). É característica da intoxicação alimentar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q902872 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A doença causada pela ingestão de peixe cru, defumados ou malcozidos, associada a ingestão de sushis e sashimis em restaurantes com culinária japonesa que causa desconforto abdominal, flatulência, diarreia, náusea, vômito e perda de peso, podendo ocorrer anemia perniciosa por carência de B12 em período de incubação de 5 a 6 semanas é causada pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q837663 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC Nutricionista, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC, 2021

No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias (principalmente por ____________, _____________ e __________________). No entanto, há também surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) causados por vírus (rotavírus e norovírus) e, em menor proporção, por substâncias químicas.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q859395 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

A alimentação é uma questão muito mais complexa do que se imagina. Além de se atentar para a quantidade e qualidade dos nutrientes que são ingeridos, a saúde humana também depende da segurança com que os alimentos são manipulados.
Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q845061 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Nutricionista, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os brasileiros residentes na zona rural, quando comparados com os residentes da zona urbana, apresentam maiores frequências de consumo de alimentos básicos, com melhor qualidade da dieta, havendo predomínio de consumo de alimentos como arroz, feijão, batata-doce, mandioca, farinha de mandioca, frutas e peixes.

II. As alterações de origem microbiana que aparecem nos alimentos são importantes, pois podem causar danos à saúde do consumidor. Porém, muitas vezes, também um alimento que não apresenta alterações pode estar contaminado com microrganismos que prejudicam a saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q853006 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

A capacidade de sobrevivência ou de multiplicação dos microrganismos que estão presentes em um alimento depende de uma série de fatores. Entre esses fatores, estão os fatores intrínsecos e os extrínsecos. Com relação a esse assunto, julgue o item.

A atividade de água, a temperatura e a disponibilidade de nutrientes são interdependentes. Quanto mais próxima da temperatura ótima de multiplicação, mais curta é a faixa de atividade de água em que o crescimento bacteriano é possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q854803 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CRN 2° Região Nutricionista Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e(ou) de água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. A respeito desse tema, julgue o item .

É considerado como surto de DTA quando dez ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e(ou) água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como botulismo e cólera, apenas um caso já é considerado como surto.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q859456 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

O patógeno atinge o organismo do indivíduo e lá produz as toxinas que causam danos e os demais sintomas de DTA. Exemplos desse tipo de doença são as infecções causadas por Escherichia coli enterotoxigênica e Vibrio cholerae. A descrição anterior refere-se a:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1020765 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, EBSERH, VUNESP, 2020

Em relação aos fatores extrínsecos e intrínsecos que favorecem o desenvolvimento de microrganismos, é correto afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q843640 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Abelardo Luz SC Nutricionista, GSA CONCURSOS, 2020

Microrganismo que se reproduz nos pescados armazenados em temperaturas acima de 4°C, produzindo substa?ncia tipo histamina que causa quadro ale?rgico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q840610 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As alterações nos alimentos podem ser desejáveis e indesejáveis. As alterações são desejáveis quando verificadas em produtos com características finais diferentes daquelas das matérias-primas. Como exemplos, podem ser citados, entre outros, o iogurte, obtido do leite fermentado, e o chucrute, obtido do repolho fermentado. As alterações indesejáveis são aquelas que levam à deterioração dos alimentos, tornando-os impróprios ao consumo.

II. A alimentação complementar, tanto para criança amamentada ao seio quanto para aquela que utiliza fórmula infantil, deve ser introduzida a partir dos seis meses de idade, gradualmente, para suprir novas necessidades da criança. Deve-se observar a maturidade neurológica da criança para introduzir outros alimentos, como sustentação do tronco e deglutição adequada.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q859320 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Os alimentos têm papel fundamental na saúde humana. A ingestão de nutrientes em proporções adequadas contribui muito para uma vida mais saudável. Porém o consumo de alimentos contaminados podem comprometer os benefícios proporcionados pela nutrição equilibrada e provocar doenças (DTAs).
Os tipos de doenças causadas pela intoxicação de alimento, enquadram-se na categoria de bactéria:
I. Botulismo. II. Cisticercose. III. Gastrenterite IV. Amebíase. V. Giardíase.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q846520 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Alguns alimentos são altamente perecíveis, por conterem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento de microrganismos. Produtos cárneos, laticínios, verduras e certas frutas (moranguinhos, por exemplo) são exemplos de alimentos que se estragam facilmente se não forem obtidos com higiene e conservados sob refrigeração. As alterações caracterizam-se pelo aparecimento de cor esverdeada, pela superfície pegajosa, pelo mau odor (azedo ou podre) e/ou pela consistência que se desmancha facilmente.

II. Os minerais contribuem para a formação dos tecidos e intervêm na regulação dos processos corporais. Eles favorecem a transmissão dos impulsos nervosos e inibe a contração muscular, assim como participam da deterioração do equilíbrio ácido-básico.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.