Questões de Concursos: Microbiologia na Odontologia PréClínica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Microbiologia na Odontologia PréClínica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q886955 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

“É a utilização de substâncias químicas (bactericidas ou bacteriostáticos) sobre tecidos vivos, como pele ou mucosa, com o objetivo de reduzir os micro-organismos”. O texto acima refere-se a qual etapa fundamental na biossegurança do consultório odontológico?

2 Q886830 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Betim MG, FUMARC, 2024

A transmissão de microorganismo no ambiente odontológico pode ocorrer por diferentes vias. O processamento adequado de artigos minimiza o risco de infecção cruzada. Analise as afirmativas abaixo sobre o processamento de artigos odontológicos e assinale a afirmativa INCORRETA:

3 Q894633 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

A desinfecção se destina a eliminar os micro-organismos produtores de doença após a pré-limpeza. O uso coreto dos desinfetantes se baseia na aplicação dessas substâncias em

4 Q895402 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

O Streptococcus mutans é uma bactéria cariogênica chave no desenvolvimento da cárie dentária. Qual dos seguintes mecanismos de ação é o PRINCIPAL responsável pela sua capacidade de causar desmineralização do esmalte dentário?

5 Q904054 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Dentista, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

A erosão é a perda da estrutura dentária, causada por:

6 Q893505 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Gotículas e aerossóis estão entre as formas de contaminação cruzada que podem acontecer dentro de um consultório odontológico. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As gotículas e respingos propagam-se mais distante do que o aerossol tipo névoa e tendem a depositar-se sobre as superfícies de punho, antebraço e braço.
( ) As gotículas permanecem suspensas no ar por algumas horas e podem ser carregadas por correntes de ar, movimentando-se.
( ) Durante o uso de instrumentos de alta rotação, o spray de água forma aerossóis, que podem atingir raio de até 1,5m.
Assinale a sequência correta.

7 Q960971 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A agressão aos tecidos perirradiculares pode resultar de uma ação direta ou indireta dos micro-organismos. O dano aos tecidos causados diretamente por bactérias é dependente de seus fatores de virulência. Esses fatores incluem enzimas, produtos metabólicos e exotoxinas. Qual dos fatores de virulência relacionados é uma enzima?

8 Q952022 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Durante uma consulta, o Técnico em Saúde Bucal é solicitado a identificar sinais iniciais de uma doença periodontal. Sobre a etiologia e classificação dessa condição, marque a alternativa correta:

9 Q973481 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE / CEBRASPE

Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue o item subsequente.

Apesar de não ser o único microrganismo presente na cavidade bucal que participa do desenvolvimento da lesão de cárie, a presença do Streptococcus mutans na placa dentária determina o alto grau de susceptibilidade do indivíduo à cárie.

10 Q975092 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Odontologia, TJBA, FGV

O potencial acidogênico das bactérias cariogênicas pode ser reduzido por outros microorganismos do biofilme (que convertem ácido láctico em ácidos mais fracos), ou por bactérias que geram produtos alcalinos a partir da arginina ou da ureia. Como exemplo de bactérias que convertem ácido láctico em ácidos mais fracos, pode-se citar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.