Questões de Concurso Microbiologia na Odontologia PréClínica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895402 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

O Streptococcus mutans é uma bactéria cariogênica chave no desenvolvimento da cárie dentária. Qual dos seguintes mecanismos de ação é o PRINCIPAL responsável pela sua capacidade de causar desmineralização do esmalte dentário?

2 Q894633 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

A desinfecção se destina a eliminar os micro-organismos produtores de doença após a pré-limpeza. O uso coreto dos desinfetantes se baseia na aplicação dessas substâncias em

3 Q886955 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

“É a utilização de substâncias químicas (bactericidas ou bacteriostáticos) sobre tecidos vivos, como pele ou mucosa, com o objetivo de reduzir os micro-organismos”. O texto acima refere-se a qual etapa fundamental na biossegurança do consultório odontológico?

4 Q886830 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Betim MG, FUMARC, 2024

A transmissão de microorganismo no ambiente odontológico pode ocorrer por diferentes vias. O processamento adequado de artigos minimiza o risco de infecção cruzada. Analise as afirmativas abaixo sobre o processamento de artigos odontológicos e assinale a afirmativa INCORRETA:

5 Q893505 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Gotículas e aerossóis estão entre as formas de contaminação cruzada que podem acontecer dentro de um consultório odontológico. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As gotículas e respingos propagam-se mais distante do que o aerossol tipo névoa e tendem a depositar-se sobre as superfícies de punho, antebraço e braço.
( ) As gotículas permanecem suspensas no ar por algumas horas e podem ser carregadas por correntes de ar, movimentando-se.
( ) Durante o uso de instrumentos de alta rotação, o spray de água forma aerossóis, que podem atingir raio de até 1,5m.
Assinale a sequência correta.

6 Q904054 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Dentista, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

A erosão é a perda da estrutura dentária, causada por:

7 Q973481 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, OdontologiaDentística, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue o item subsequente.

Apesar de não ser o único microrganismo presente na cavidade bucal que participa do desenvolvimento da lesão de cárie, a presença do Streptococcus mutans na placa dentária determina o alto grau de susceptibilidade do indivíduo à cárie.

8 Q960971 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A agressão aos tecidos perirradiculares pode resultar de uma ação direta ou indireta dos micro-organismos. O dano aos tecidos causados diretamente por bactérias é dependente de seus fatores de virulência. Esses fatores incluem enzimas, produtos metabólicos e exotoxinas. Qual dos fatores de virulência relacionados é uma enzima?

9 Q952022 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Durante uma consulta, o Técnico em Saúde Bucal é solicitado a identificar sinais iniciais de uma doença periodontal. Sobre a etiologia e classificação dessa condição, marque a alternativa correta:

10 Q980244 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Auxiliar Básico de Consultório Dentário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

“Para melhor compreensão do processo de tratamento de materiais em um ambiente odontológico, alguns termos foram definidos”. Assinale a alternativa incorreta com relação aos termos utilizados no processo de tratamento do material odontológico:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.