Questões de Concursos Microbiologia nas Técnicas em Laboratório

Resolva questões de Microbiologia nas Técnicas em Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q918388 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia nas Técnicas em Laboratório, Técnico Laboratório/Área Química, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O meio de cultura caldo verde brilhante, adicionado de 2% de sais biliares, é utilizado para isolar os bacilos Gram-negativos do gênero Enterobacteriaceae. O corante verde brilhante e os sais biliares adicionados inibem a maioria das bactérias Gram-positivas, habitantes comuns do trato intestinal de humanos.

PELCZAR, Jr. et al. Microbiologia: conceitos e aplicações. Vol. 1, 2ª ed. São Paulo: Makron, 1996, p. 155. (adaptado)

O caldo verde brilhante com sais biliares é um meio do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q976086 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia nas Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

As bactérias patogênicas aos seres humanos apresentam características bioquímicas peculiares que facilitam sua identificação laboratorial. A enzima presente nos estafilococos, que decompõe o peróxido de hidrogênio em água e o oxigênio, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q976090 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia nas Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório em Análises Clínicas, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A bactéria Helicobacter pylori é um patógeno causador de processos inflamatórios na mucosa do estômago e duodeno dos seres humanos. Os frascos corados de biopsia gástrica podem evidenciar a presença dessa bactéria por meio de sua capacidade bioquímica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1002858 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia nas Técnicas em Laboratório, Técnico em Citopatologia, EBSERH, IBFC, 2023

O processamento técnico do tecido histológico compreende etapas sequenciais necessárias à obtenção de cortes histológicos de qualidade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência das etapas do processamento histológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1012858 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Nas Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos meios de cultura utilizados na rotina bacteriológica, julgue o item a seguir.

O uso do ágar CLED (cystine lactose electrolyte deficient) não é recomendável para o isolamento e quantificação de microrganismos Gram positivos, Gram negativos e leveduras.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1012861 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Nas Técnicas em Laboratório, Área Análises Clínicas, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo à microscopia e técnicas de semeadura em microbiologia.

A semeadura para cultivo qualitativo pode ser feita com o próprio swab (do meio de transporte) ou com amostra do material removida com alça (estéril) flambada e semeada, de forma a se obter um gradiente decrescente de concentração do inóculo que permita o isolamento de todas as colônias diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.