Questões de Concurso Microrganismos patogênicos e DTAs

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1010169 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de controle higiênico-sanitário e processo de transformação dos alimentos, julgue o item a seguir:

Em alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam bactérias patogênicas, como Salmonella spp, e anaeróbias, como Clostridium spp.

2 Q1006856 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2022

As bactérias vivem e se multiplicam em muitos alimentos, e a própria temperatura da cozinha de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, bem como sua umidade, proporcionam condições ideais para isso. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A maior parte das bactérias não necessita de ar para sobreviver, mas algumas só se multiplicam na presença de oxigênio, como é o caso do Clostridium botulinum.
( ) Acima de 45 ºC (graus Celsius) poucas bactérias conseguem se multiplicar; desse modo, a temperatura de cocção do alimento é aspecto importante a ser observado.
( ) Em seus estágios finais, a contaminação microbiológica dos alimentos de origem animal leva à putrefação, e a dos alimentos de origem vegetal leva à fermentação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

3 Q997264 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Grupo Nutricionista, EBSERH, FGV, 2025

A sobrevivência e a multiplicação de um agente etiológico nos alimentos dependem de seus mecanismos de defesa e das condições do meio.
Dessa forma, no que concerne à higiene dos alimentos e doenças transmitidas pelos mesmos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A bactéria Clostridium perfringens desenvolve formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio. Já as toxinas produzidas pelo Staphylococcus aureus são termolábeis, ou seja, inativadas pelo calor.

( ) A contaminação por Cryptosporidium raramente gera quadros de diarreia aguda ou crônica grave, enquanto o vírus Microsporidium pode ser responsável por hepatite, peritonite e ceratopatia ocular, além de desconfortos intestinais, que podem resultar em desidratação.

( ) Intoxicações não bacterianas podem ser causadas por metais pesados, agrotóxicos e fungos silvestres. Os mecanismos fisiopatológicos são variáveis, podendo envolver ação química direta do próprio agente sobre tecidos ou órgãos específicos.


As afirmativas são, respectivamente,

4 Q1004297 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Nutrição, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

De acordo o Ministério da Saúde, doenças transmitidas por alimentos (DTA's) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, em sua maioria, por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Após a ingestão de alimentos contaminados pelo Bacillus cereus (tipo emético) é comum a presença de sintomas como: náuseas, vômitos, ocasionalmente diarreias e dores abdominais. Selecione a alternativa que apresenta os alimentos mais envolvidos nessa DTA.

5 Q991345 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Inspetor Sanitário, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

As doenças oriundas de alimentos contaminados, comumente, são causadoras de sintomas como diarreia, vômitos, inchaço abdominal entre outros, sendo necessário a identificação dos alimentos que possam causar tais doenças. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar ser um dos atributos básicos da alimentação saudável:

6 Q1000638 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTAs, Nutricionista, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

Em um surto de doença transmitida por alimentos, várias crianças apresentaram sintomas como boca seca, tontura, dificuldade para falar, respirar e fraqueza muscular algumas horas após a refeição. No cardápio da merenda escolar, foi oferecido macarrão com carne moída, ovo de galinha cozido, salada de tomate e palmito em conserva, suco de maracujá e maçã. Com base nos sintomas e no cardápio relatado, assinale a alternativa correta quanto ao mais provável agente causador e o alimento responsável.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.