Questões de Concursos: Mídias Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Mídias. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Mídias Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q916764 | Pedagogia, Mídias, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Uma escola de nível fundamental está aplicando a abordagem de ensino de sala de aula interativa, usando uma técnica de simulação de eventos reais, com objetivo de aprendizagem. Essa técnica também é conhecida como: a) clue view b) home profile c) selection auto d) role play Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores. a) A familiaridade dos professores com as ferramentas digitais antes de qualquer formação continuada. b) A capacidade dos professores de integrar a tecnologia de maneira reflexiva, adaptando-a às necessidades pedagógicas e contextos específicos. c) O acesso irrestrito a recursos tecnológicos avançados e de última geração. d) A substituição dos métodos tradicionais de ensino por tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial. e) A utilização de plataformas educacionais que automatizam o processo de ensino, reduzindo o tempo de preparação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010): a) Habilidade para a execução de trabalhos manuais, devido à coordenação fina exigida nos controles. b) Desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a comunicação interpessoal. c) Habilidades de discriminação visual e espacial, necessárias para a percepção e navegação eficiente dos ambientes virtuais. d) Capacidade de memorização de informações textuais, em razão da leitura frequente de diálogos e instruções. e) Aprendizado de idiomas, através da exposição a conteúdos linguísticos em diferentes jogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q907287 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024O ambiente físico da sala de aula deve ser interessante para os alunos, possibilitando múltiplas interações com o universo midiático e apresentando a tecnologia como instrumento que colabora no processo de aprendizagem. Considerando que, a escola deve propor espaços para que os educandos construam sua aprendizagem, através do planejamento de aulas, que possibilitem a experimentação, explorem a criatividade, o raciocínio e os desafiem a propor soluções para diferentes problemas, enxergando conceitos além do ponto de vista comum, indique a afirmativa correta. a) O uso da cultura maker desafia o professor a se saciar apenas com os resultados hoje alcançados, levando sementes do movimento maker, do construcionismo e da aprendizagem criativa para dentro da escola, tornando o processo de aprender mais significativo. b) o uso da cultura maker potencializa a prática, na qual o educando é protagonista do processo de construção de seus saberes, utilizando-se de temas de seu interesse e satisfação, permitindo também a valorização de sua experiência e a oportunidade da aprendizagem significativa a partir de seus erros e acertos dentro do processo de aquisição do conhecimento. c) As metodologias ativas determinam a possibilidade de ativar os aprendizados dos educandos, colocando-os na posição de expectador, e o educador assume à posição no centro do processo, convergindo com o método tradicional. d) Nossos educandos estão conectados quase que o tempo todo e recebem um grande número de informações a cada momento, refletindo acerca do papel do educador e do educando nos processos de ensino-aprendizagem, com enfoque na posição de nossos alunos, que passa a ser mais secundário e menos central. e) A filosofia do código aberto e do compartilhamento de projetos é fundamental para o movimento maker, pois incentiva a colaboração e a inovação em comunidades locais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q883291 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento. a) A diversidade de linguagens midiáticas amplia as possibilidades de construção coletiva do conhecimento, valorizando a inteligência coletiva. b) A utilização de múltiplas mídias assegura que todos os alunos aprendam no mesmo ritmo, independentemente de suas diferenças individuais. c) A integração de diversas mídias ao ensino elimina a necessidade de um currículo estruturado. d) A multiplicidade de mídias garante que o aprendizado seja mais eficiente, diminuindo o tempo necessário para a compreensão dos conteúdos. e) O uso de diferentes linguagens midiáticas permite a automação completa do processo de ensino, reduzindo a necessidade de intervenção docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q883293 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar. a) A necessidade de os alunos dominarem tecnicamente as ferramentas digitais antes de utilizá-las nas atividades educativas. b) A dependência de tecnologias digitais que pode reduzir a interação entre professores e alunos. c) A importância de contextualizar o uso das tecnologias de forma que elas sirvam para a emancipação dos alunos, ao invés de simplesmente reproduzir conteúdos de forma acrítica. d) A dificuldade em adaptar os currículos tradicionais às novas demandas tecnológicas sem comprometer o conteúdo programático. e) A falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, o que impede a integração eficaz das novas ferramentas digitais ao ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q901409 | Pedagogia, Mídias, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na educação contemporânea, as metodologias ativas vêm sendo impulsionadas com nova práticas com o uso das tecnologias. Considerando as possibilidades das metodologias ativas no processo educativo, analise as afirmativas a seguir: I. As metodologias ativas acenam para ser um tipo de conceito sobre o fazer pedagógico. II. As metodologias ativas consideram as estratégias pedagógicas que priorizam o professor na experiencia educativa. III. As metodologias ativas têm como principal pilar, a aprendizagem centrada no aluno. IV. As metodologias ativas estão diretamente atreladas a paradigmas educacionais. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I e II b) I e III c) III e IV d) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q897868 | Pedagogia, Mídias, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do tema Mídias e Tecnologias do Conhecimento. ( ) A Mídia digital, internet, é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. ( ) A Mídia eletrônica, rádio e cinema são consideradas como únicas formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem está acompanhando-as. ( ) Alguns exemplos de ferramentas para serem usadas na educação: World Wide Web, Blogs e Chats. ( ) Mídia impressa: formato de mídia mais antigo que visa comunicar algo, como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) V • V • F • F b) V • F • V • V c) V • F • F • V d) F • V • F • F e) F • F • V • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q907277 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024A área da Tecnologia Assistiva que objetiva ampliar as habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a qual se destina às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Nesse contexto, dentre as ferramentas que complementam ou oferecem alternativas à fala para pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida — sobretudo aquelas com paralisia cerebral e que enfrentam dificuldades funcionais tanto na fala quanto na escrita —, tem-se os(as) a) órteses e as próteses. b) aranhas-mola para fixação da caneta e os engrossadores de lápis. c) pranchas de comunicação e os vocalizadores portáteis. d) sorobans e as agendas personalizadas. e) sinalizadores e os regletes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q897709 | Pedagogia, Mídias, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As ferramentas de mídia e tecnologia podem alçar os métodos de ensino no ambiente escolar. A sala de aula que contava até então com alunos e professor, quadro negro e giz, globo e mapas, agora conta com um grande aliado: a internet e sua vasta possibilidade de tornar a didática mais assimilativa com seus mecanismos de imagens e interação visual. Analise as afirmativas abaixo sobre as ferramentas de mídia e tecnologia no ambiente escolar. 1. A internet é uma ferramenta que deixa a didática escolar mais visual para o estudante, já que contém mecanismos que ajudam a captar a atenção com imagens, que consequentemente aumentam as chances de um aprendizado de maior sucesso. 2. Os professores, que são os agentes de transmissão de conhecimento, para que possam usufruir desses avanços tecnológicos e melhorar suas aulas, devem adequar-se à nova ferramenta a seu favor e torná-la adequada em sala de aula como uma importante ferramenta de linguagem audiovisual. 3. A quantidade de informações disponibilizadas nas mídias é imensa e da mesma forma que dá acesso a conhecimento, pode transmitir informações inverídicas e cabe ao professor orientar e filtrar as informações de modo estratégico para considerar um conteúdo a ser debatido ou visualizado pelos estudantes. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) É correta apenas a afirmativa 1. b) É correta apenas a afirmativa 3. c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Baixar o PDF
1 Q916764 | Pedagogia, Mídias, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Uma escola de nível fundamental está aplicando a abordagem de ensino de sala de aula interativa, usando uma técnica de simulação de eventos reais, com objetivo de aprendizagem. Essa técnica também é conhecida como: a) clue view b) home profile c) selection auto d) role play Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores. a) A familiaridade dos professores com as ferramentas digitais antes de qualquer formação continuada. b) A capacidade dos professores de integrar a tecnologia de maneira reflexiva, adaptando-a às necessidades pedagógicas e contextos específicos. c) O acesso irrestrito a recursos tecnológicos avançados e de última geração. d) A substituição dos métodos tradicionais de ensino por tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial. e) A utilização de plataformas educacionais que automatizam o processo de ensino, reduzindo o tempo de preparação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010): a) Habilidade para a execução de trabalhos manuais, devido à coordenação fina exigida nos controles. b) Desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a comunicação interpessoal. c) Habilidades de discriminação visual e espacial, necessárias para a percepção e navegação eficiente dos ambientes virtuais. d) Capacidade de memorização de informações textuais, em razão da leitura frequente de diálogos e instruções. e) Aprendizado de idiomas, através da exposição a conteúdos linguísticos em diferentes jogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q907287 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024O ambiente físico da sala de aula deve ser interessante para os alunos, possibilitando múltiplas interações com o universo midiático e apresentando a tecnologia como instrumento que colabora no processo de aprendizagem. Considerando que, a escola deve propor espaços para que os educandos construam sua aprendizagem, através do planejamento de aulas, que possibilitem a experimentação, explorem a criatividade, o raciocínio e os desafiem a propor soluções para diferentes problemas, enxergando conceitos além do ponto de vista comum, indique a afirmativa correta. a) O uso da cultura maker desafia o professor a se saciar apenas com os resultados hoje alcançados, levando sementes do movimento maker, do construcionismo e da aprendizagem criativa para dentro da escola, tornando o processo de aprender mais significativo. b) o uso da cultura maker potencializa a prática, na qual o educando é protagonista do processo de construção de seus saberes, utilizando-se de temas de seu interesse e satisfação, permitindo também a valorização de sua experiência e a oportunidade da aprendizagem significativa a partir de seus erros e acertos dentro do processo de aquisição do conhecimento. c) As metodologias ativas determinam a possibilidade de ativar os aprendizados dos educandos, colocando-os na posição de expectador, e o educador assume à posição no centro do processo, convergindo com o método tradicional. d) Nossos educandos estão conectados quase que o tempo todo e recebem um grande número de informações a cada momento, refletindo acerca do papel do educador e do educando nos processos de ensino-aprendizagem, com enfoque na posição de nossos alunos, que passa a ser mais secundário e menos central. e) A filosofia do código aberto e do compartilhamento de projetos é fundamental para o movimento maker, pois incentiva a colaboração e a inovação em comunidades locais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q883291 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento. a) A diversidade de linguagens midiáticas amplia as possibilidades de construção coletiva do conhecimento, valorizando a inteligência coletiva. b) A utilização de múltiplas mídias assegura que todos os alunos aprendam no mesmo ritmo, independentemente de suas diferenças individuais. c) A integração de diversas mídias ao ensino elimina a necessidade de um currículo estruturado. d) A multiplicidade de mídias garante que o aprendizado seja mais eficiente, diminuindo o tempo necessário para a compreensão dos conteúdos. e) O uso de diferentes linguagens midiáticas permite a automação completa do processo de ensino, reduzindo a necessidade de intervenção docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q883293 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar. a) A necessidade de os alunos dominarem tecnicamente as ferramentas digitais antes de utilizá-las nas atividades educativas. b) A dependência de tecnologias digitais que pode reduzir a interação entre professores e alunos. c) A importância de contextualizar o uso das tecnologias de forma que elas sirvam para a emancipação dos alunos, ao invés de simplesmente reproduzir conteúdos de forma acrítica. d) A dificuldade em adaptar os currículos tradicionais às novas demandas tecnológicas sem comprometer o conteúdo programático. e) A falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, o que impede a integração eficaz das novas ferramentas digitais ao ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q901409 | Pedagogia, Mídias, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na educação contemporânea, as metodologias ativas vêm sendo impulsionadas com nova práticas com o uso das tecnologias. Considerando as possibilidades das metodologias ativas no processo educativo, analise as afirmativas a seguir: I. As metodologias ativas acenam para ser um tipo de conceito sobre o fazer pedagógico. II. As metodologias ativas consideram as estratégias pedagógicas que priorizam o professor na experiencia educativa. III. As metodologias ativas têm como principal pilar, a aprendizagem centrada no aluno. IV. As metodologias ativas estão diretamente atreladas a paradigmas educacionais. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I e II b) I e III c) III e IV d) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q897868 | Pedagogia, Mídias, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do tema Mídias e Tecnologias do Conhecimento. ( ) A Mídia digital, internet, é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. ( ) A Mídia eletrônica, rádio e cinema são consideradas como únicas formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem está acompanhando-as. ( ) Alguns exemplos de ferramentas para serem usadas na educação: World Wide Web, Blogs e Chats. ( ) Mídia impressa: formato de mídia mais antigo que visa comunicar algo, como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) V • V • F • F b) V • F • V • V c) V • F • F • V d) F • V • F • F e) F • F • V • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q907277 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024A área da Tecnologia Assistiva que objetiva ampliar as habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a qual se destina às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Nesse contexto, dentre as ferramentas que complementam ou oferecem alternativas à fala para pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida — sobretudo aquelas com paralisia cerebral e que enfrentam dificuldades funcionais tanto na fala quanto na escrita —, tem-se os(as) a) órteses e as próteses. b) aranhas-mola para fixação da caneta e os engrossadores de lápis. c) pranchas de comunicação e os vocalizadores portáteis. d) sorobans e as agendas personalizadas. e) sinalizadores e os regletes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q897709 | Pedagogia, Mídias, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As ferramentas de mídia e tecnologia podem alçar os métodos de ensino no ambiente escolar. A sala de aula que contava até então com alunos e professor, quadro negro e giz, globo e mapas, agora conta com um grande aliado: a internet e sua vasta possibilidade de tornar a didática mais assimilativa com seus mecanismos de imagens e interação visual. Analise as afirmativas abaixo sobre as ferramentas de mídia e tecnologia no ambiente escolar. 1. A internet é uma ferramenta que deixa a didática escolar mais visual para o estudante, já que contém mecanismos que ajudam a captar a atenção com imagens, que consequentemente aumentam as chances de um aprendizado de maior sucesso. 2. Os professores, que são os agentes de transmissão de conhecimento, para que possam usufruir desses avanços tecnológicos e melhorar suas aulas, devem adequar-se à nova ferramenta a seu favor e torná-la adequada em sala de aula como uma importante ferramenta de linguagem audiovisual. 3. A quantidade de informações disponibilizadas nas mídias é imensa e da mesma forma que dá acesso a conhecimento, pode transmitir informações inverídicas e cabe ao professor orientar e filtrar as informações de modo estratégico para considerar um conteúdo a ser debatido ou visualizado pelos estudantes. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) É correta apenas a afirmativa 1. b) É correta apenas a afirmativa 3. c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro