Questões de Concursos Mídias

Resolva questões de Mídias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q916764 | Pedagogia, Mídias, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Uma escola de nível fundamental está aplicando a abordagem de ensino de sala de aula interativa, usando uma técnica de simulação de eventos reais, com objetivo de aprendizagem. Essa técnica também é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q907287 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O ambiente físico da sala de aula deve ser interessante para os alunos, possibilitando múltiplas interações com o universo midiático e apresentando a tecnologia como instrumento que colabora no processo de aprendizagem. Considerando que, a escola deve propor espaços para que os educandos construam sua aprendizagem, através do planejamento de aulas, que possibilitem a experimentação, explorem a criatividade, o raciocínio e os desafiem a propor soluções para diferentes problemas, enxergando conceitos além do ponto de vista comum, indique a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q883293 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q901409 | Pedagogia, Mídias, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na educação contemporânea, as metodologias ativas vêm sendo impulsionadas com nova práticas com o uso das tecnologias. Considerando as possibilidades das metodologias ativas no processo educativo, analise as afirmativas a seguir:

I. As metodologias ativas acenam para ser um tipo de conceito sobre o fazer pedagógico.
II. As metodologias ativas consideram as estratégias pedagógicas que priorizam o professor na experiencia educativa.
III. As metodologias ativas têm como principal pilar, a aprendizagem centrada no aluno.
IV. As metodologias ativas estão diretamente atreladas a paradigmas educacionais.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q883291 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q987964 | Pedagogia, Mídias, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), analise as afirmativas abaixo:
I. Os AVAs geralmente oferecem acesso a materiais didáticos digitais, como textos, vídeos, áudios e apresentações de slides. II. Os fóruns permitem que os alunos discutam tópicos específicos, façam perguntas, troquem ideias e compartilhem recursos entre si e com os professores. III. Nessa metodologia, os professores não criam e administram as avaliações online, mas sempre são criadas pelas próprias plataformas.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q907277 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A área da Tecnologia Assistiva que objetiva ampliar as habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a qual se destina às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Nesse contexto, dentre as ferramentas que complementam ou oferecem alternativas à fala para pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida — sobretudo aquelas com paralisia cerebral e que enfrentam dificuldades funcionais tanto na fala quanto na escrita —, tem-se os(as)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q897868 | Pedagogia, Mídias, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do tema Mídias e Tecnologias do Conhecimento.

( ) A Mídia digital, internet, é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa.
( ) A Mídia eletrônica, rádio e cinema são consideradas como únicas formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem está acompanhando-as.
( ) Alguns exemplos de ferramentas para serem usadas na educação: World Wide Web, Blogs e Chats.
( ) Mídia impressa: formato de mídia mais antigo que visa comunicar algo, como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q907361 | Pedagogia, Mídias, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Qual é o papel da mídia digital na educação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q897709 | Pedagogia, Mídias, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As ferramentas de mídia e tecnologia podem alçar os métodos de ensino no ambiente escolar. A sala de aula que contava até então com alunos e professor, quadro negro e giz, globo e mapas, agora conta com um grande aliado: a internet e sua vasta possibilidade de tornar a didática mais assimilativa com seus mecanismos de imagens e interação visual.

Analise as afirmativas abaixo sobre as ferramentas de mídia e tecnologia no ambiente escolar.

1. A internet é uma ferramenta que deixa a didática escolar mais visual para o estudante, já que contém mecanismos que ajudam a captar a atenção com imagens, que consequentemente aumentam as chances de um aprendizado de maior sucesso.
2. Os professores, que são os agentes de transmissão de conhecimento, para que possam usufruir desses avanços tecnológicos e melhorar suas aulas, devem adequar-se à nova ferramenta a seu favor e torná-la adequada em sala de aula como uma importante ferramenta de linguagem audiovisual.
3. A quantidade de informações disponibilizadas nas mídias é imensa e da mesma forma que dá acesso a conhecimento, pode transmitir informações inverídicas e cabe ao professor orientar e filtrar as informações de modo estratégico para considerar um conteúdo a ser debatido ou visualizado pelos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1011563 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Ao controlar as permissões dos participantes em uma webconferência, o organizador pode manter a ordem e o foco da reunião.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q988683 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O jogo da comunicação consiste em, através de mensagens, _______, _______, _______ o contexto compartilhado pelos parceiros. Ao dizer que o sentido de uma mensagem é uma “função” do contexto, não se define nada, já que o contexto, longe de ser um dado estável, é algo que está em jogo, um objeto perpetuamente reconstruído e negociado. Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das ________ anteriores e tentam influir sobre ó significado das mensagens futuras (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. LÉVY, p.13, 1995).

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente às lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q964897 | Pedagogia, Mídias, Prova C, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

Uma instituição que realiza treinamentos vai implantar um ambiente de ensino a distância (EaD), com uma abordagem pedagógica voltada para atingir o maior número possível de participantes. A abordagem adotada nesses treinamentos não conterá qualquer tipo de interação com o participante, pois se baseará em modelo tutorial, sendo a informação organizada de acordo com uma sequência pedagógica específica. Além disso, não há interação do participante com o ambiente de ensino, limitando-se ele à leitura do conteúdo das telas que aparecem no monitor do computador.
Considerando-se as características apresentadas, a abordagem pedagógica a ser utilizada para a implantação desse ambiente EaD é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1011532 | Pedagogia, Mídias, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gestão do conhecimento.

Na era das tecnologias da informação e comunicação, a gestão do conhecimento envolve aproveitar ferramentas digitais para aprimorar a maneira como as organizações produzem, distribuem e utilizam o conhecimento, tornando-se mais eficientes, inovadoras e flexíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1011565 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

As funcionalidades do Moodle transcendem a mera disponibilização de conteúdo estático, contudo esse AVA carece de mecanismos intrínsecos e robustos para o monitoramento granular da participação dos discentes, o que, por conseguinte, impede uma implementação eficaz da avaliação formativa contínua, crucial para o refinamento do processo de ensino-aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q988484 | Pedagogia, Mídias, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Mídia-Educação, segundo descrito na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), colabora para a compreensão das práticas culturais atuais, desenvolvendo ações que visam, ainda, proteger a infância e a juventude dos riscos e desafios trazidos pela internet para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1011575 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

O uso de projetores multimídia podem distrair os alunos durante as aulas, subtraindo das aulas um tempo importante que poderia ser utilizado de outra forma.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1011576 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A videoconferência é uma ferramenta que aumenta a interação entre alunos e professores, permite acesso a conteúdos e informações mesmo a distância e possibilita a realização de aulas síncronas e colaborações em tempo real fora da sala de aula física.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.