Questões de Concursos Mídias

Resolva questões de Mídias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1011532 | Pedagogia, Mídias, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à gestão do conhecimento.

Na era das tecnologias da informação e comunicação, a gestão do conhecimento envolve aproveitar ferramentas digitais para aprimorar a maneira como as organizações produzem, distribuem e utilizam o conhecimento, tornando-se mais eficientes, inovadoras e flexíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1011563 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Ao controlar as permissões dos participantes em uma webconferência, o organizador pode manter a ordem e o foco da reunião.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1011565 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

As funcionalidades do Moodle transcendem a mera disponibilização de conteúdo estático, contudo esse AVA carece de mecanismos intrínsecos e robustos para o monitoramento granular da participação dos discentes, o que, por conseguinte, impede uma implementação eficaz da avaliação formativa contínua, crucial para o refinamento do processo de ensino-aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1011566 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Analisar métricas como as taxas de acesso e de conclusão em cursos online ajuda a melhorar a gestão pedagógica e a reduzir a evasão.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1011567 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Integrar plataformas como Moodle e BigBlueButton enriquece o ensino, mas exige cuidado com a configuração dos servidores, a manutenção do equipamento e o treinamento dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1011573 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A TV ainda é uma ferramenta importante no contexto educacional atual, pois permite a exibição de conteúdos educativos acessíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1011574 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

O uso de computadores em sala de aula permite acesso a recursos interativos e conteúdos digitais variados, além de promoverem o desenvolvimento das competências tecnológicas dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1011575 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

O uso de projetores multimídia podem distrair os alunos durante as aulas, subtraindo das aulas um tempo importante que poderia ser utilizado de outra forma.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1011576 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A videoconferência é uma ferramenta que aumenta a interação entre alunos e professores, permite acesso a conteúdos e informações mesmo a distância e possibilita a realização de aulas síncronas e colaborações em tempo real fora da sala de aula física.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1011577 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

Vídeos educativos podem ser considerados uma forma eficaz de ensino, pois combinam imagem, som e movimento para facilitar a compreensão de conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1010365 | Pedagogia, Mídias, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da comunicação e interação grupal no processo de planejamento, julgue o item seguinte.

Ruído é o espaço intermediário situado entre o emissor e o receptor, que geralmente constituem dois pontos distantes entre si, interferindo no planejamento do processo de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1010366 | Pedagogia, Mídias, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da comunicação e interação grupal no processo de planejamento, julgue o item seguinte.

São considerados componentes do processo de comunicação: fonte, remetente, transmissor, canal, receptor, destino e ruído.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q988683 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O jogo da comunicação consiste em, através de mensagens, _______, _______, _______ o contexto compartilhado pelos parceiros. Ao dizer que o sentido de uma mensagem é uma “função” do contexto, não se define nada, já que o contexto, longe de ser um dado estável, é algo que está em jogo, um objeto perpetuamente reconstruído e negociado. Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das ________ anteriores e tentam influir sobre ó significado das mensagens futuras (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. LÉVY, p.13, 1995).

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente às lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q907277 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A área da Tecnologia Assistiva que objetiva ampliar as habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a qual se destina às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Nesse contexto, dentre as ferramentas que complementam ou oferecem alternativas à fala para pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida — sobretudo aquelas com paralisia cerebral e que enfrentam dificuldades funcionais tanto na fala quanto na escrita —, tem-se os(as)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q907287 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O ambiente físico da sala de aula deve ser interessante para os alunos, possibilitando múltiplas interações com o universo midiático e apresentando a tecnologia como instrumento que colabora no processo de aprendizagem. Considerando que, a escola deve propor espaços para que os educandos construam sua aprendizagem, através do planejamento de aulas, que possibilitem a experimentação, explorem a criatividade, o raciocínio e os desafiem a propor soluções para diferentes problemas, enxergando conceitos além do ponto de vista comum, indique a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q916764 | Pedagogia, Mídias, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Uma escola de nível fundamental está aplicando a abordagem de ensino de sala de aula interativa, usando uma técnica de simulação de eventos reais, com objetivo de aprendizagem. Essa técnica também é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q901409 | Pedagogia, Mídias, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na educação contemporânea, as metodologias ativas vêm sendo impulsionadas com nova práticas com o uso das tecnologias. Considerando as possibilidades das metodologias ativas no processo educativo, analise as afirmativas a seguir:

I. As metodologias ativas acenam para ser um tipo de conceito sobre o fazer pedagógico.
II. As metodologias ativas consideram as estratégias pedagógicas que priorizam o professor na experiencia educativa.
III. As metodologias ativas têm como principal pilar, a aprendizagem centrada no aluno.
IV. As metodologias ativas estão diretamente atreladas a paradigmas educacionais.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q987964 | Pedagogia, Mídias, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), analise as afirmativas abaixo:
I. Os AVAs geralmente oferecem acesso a materiais didáticos digitais, como textos, vídeos, áudios e apresentações de slides. II. Os fóruns permitem que os alunos discutam tópicos específicos, façam perguntas, troquem ideias e compartilhem recursos entre si e com os professores. III. Nessa metodologia, os professores não criam e administram as avaliações online, mas sempre são criadas pelas próprias plataformas.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q988484 | Pedagogia, Mídias, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Mídia-Educação, segundo descrito na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), colabora para a compreensão das práticas culturais atuais, desenvolvendo ações que visam, ainda, proteger a infância e a juventude dos riscos e desafios trazidos pela internet para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.