Questões de Concursos Migrações

Resolva questões de Migrações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q482009 | Geografia, Migrações, Policial Militar PM Soldado, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

Considere os seguintes versos:

"Vou-me embora pra cidade Nem sou amigo do rei Quem sabe encontro um trabalho Pois terras, não mais verei".

(citado em Dora Martins & Sonia Vanalli. Migrantes. São Paulo: Contexto, 1994. p. 23)

Da leitura atenta dos versos pode-se destacar dois problemas socioeconômicos encontrados em todo o Brasil. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q481794 | Geografia, Migrações, Sociólogo, CEFET SC, ESAG

Segundo censos do IBGE, durante a década de 1950, o Brasil era um país com maior concentração da população no meio rural, ao contrário de hoje em dia. A população deslocou-se para os centros urbanos em busca de uma vida melhor. A esse movimento chamamos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q482361 | Geografia, Migrações, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

No Brasil, segundo o IBGE, 7,4 milhões de pessoas trabalham ou estudam em municípios diferentes daqueles onde residem. Atualmente, esse tipo de movimentação concentra-se, especialmente, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A ocorrência e intensificação desse processo dependem de uma teia complexa de fatores: a organização das atividades econômicas, as formas de expansão e ocupação do espaço urbano, bem como das políticas de habitação e de transporte. Esse processo e sua principal causa na RMSP, respectivamente, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q481292 | Geografia, Migrações, Professor, SEDUC PE, IPAD

Os movimentos migratórios foram responsáveis pela ocupação de grandes extensões do território brasileiro. O primeiro fluxo migratório significativo ocorreu com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q483113 | Geografia, Migrações, Estudantes do CIL da SEE DF, SECTI, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. O perfil migratório da população brasileira sofreu alterações ao longo do tempo, o que ocorreu, entre outras razões, devido ao processo de qualificação dos migrantes, que vão à busca de melhores oportunidades de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q481024 | Geografia, Migrações, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Segundo dados do IBGE, a população brasileira vem crescendo continuamente, tendo aumentado nove vezes no século XX. Entretanto, a velocidade desse crescimento está diminuindo. Acerca do quantitativo da população do Brasil e de seu padrão de distribuição, julgue os seguintes itens.

No Nordeste, observam-se migrações tanto de saída quanto de retorno de população da região.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q481607 | Geografia, Migrações, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q482592 | Geografia, Migrações

Nas grandes áreas metropolitanas, é comum um fluxo de pessoas que saem de seus municípios e vão trabalhar na capital e, à noite, voltam para as suas casas. Essa é uma migração de causa econômica que foi denominada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q482833 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A história da imigração para o Brasil foi dividida em diversos períodos. O segundo período, que vai de 1850 a 1930, teve diversos fatores desfavoráveis aos fluxos imigratórios. Analise os fatores apresentados abaixo.

1. A primeira Guerra Mundial.

2. A crise da economia (crise de 1929).

3. A obrigatoriedade de o imigrante pagar o financiamento da viagem com o seu trabalho na agricultura.

4. O desenvolvimento da cafeicultura.

5. Crise econômica na Itália.

6. A proibição do tráfico de escravos, com a Lei Eusébio de Queiroz.

Estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q480919 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo.

I. Os países mais afetados por movimentos migratórios são os mais pobres do mundo, pois as migrações se originaram das péssimas condições de vida que esses países apresentam.

II. Nos países desenvolvidos, a falta de mão-de-obra não qualificada levou muitos governos a estimular as migrações até a década de 1970.

III. No Brasil, de 1850 a 1930, houve uma significativa entrada de imigrantes livres no país, para trabalharem nas lavouras cafeeiras e nos centros urbano-industriais da região Sudeste no processo de povoamento da região Sul.

IV. A imigração no Brasil começou a perder importância a partir de 1934, com a criação das leis de imigração, que restringiram a entrada de estrangeiro.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q483407 | Geografia, Migrações, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

Nas últimas décadas, as migrações internas no Brasil vêm passando por expressivas alterações em sua dinâmica: nos volumes, nas direções e nas distâncias.

As alternativas a seguir apresentam alguns aspectos dessas migrações, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q485284 | Geografia, Migrações, Estudantes do CIL da SEE DF, SECTI, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. Na década de 80 do século passado, em consequência das frequentes crises econômicas, diversos brasileiros migraram para outros países, em especial para os Estados Unidos da América (EUA), o Paraguai e o Japão. Atualmente, esse processo migratório ocorre mais em direção à Europa que aos EUA.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q482858 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Observe o mapa do ANEXO I:

Sabendo que saldo migratório é a diferença entre o número de imigrantes e o de emigrantes, analise as proposições abaixo:

I- Excluindo-se São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com saldos migratórios positivos mais significativos encontram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte, o que reflete as direções das fronteiras agrícolas nacionais.

II- Os estados com os mais elevados saldos migratórios negativos encontram-se na Região Nordeste, o que reflete o longo ciclo histórico de repulsão demográfica regional que acompanhou o declínio relativo da economia nordestina.

III- Os saldos migratórios negativos do Paraná e do Rio Grande do Sul resultam, principalmente, dos fluxos de saída de agricultores desses estados em direção às novas fronteiras agrícolas do Centro-Oeste e da Amazônia.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q480817 | Geografia, Migrações, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A grande mobilidade espacial da América Latina compreende um número de movimentos internos e internacionais que remontam a séculos, sendo que a única real diferença ao longo do tempo tem sido a direção e o tamanho dos fluxos migratórios.

O Brasil não foge às características apontadas para a América Latina no tocante às correntes migratórias, embora tenha suas especificidades. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Paralelamente ao crescimento das atividades extrativas e agropastoris, a região Norte assistiu a um aumento do número de cidades em seu território.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q482675 | Geografia, Migrações, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

Sobre os movimentos migratórios mundiais e aqueles que ocorrem no Brasil, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q481954 | Geografia, Migrações, Geógrafo, MI, NCE

Sempre existiram numerosas migrações internas no país. As migrações nordestinas para as grandes cidades da região Sudeste devem-se principalmente à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q480947 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

As migrações como elementos constitutivos do espaço geográfico são essencialmente dinâmicas e apresentam-se, a cada momento histórico, como condição para a realização de diversos processos sociais. Sobres isso, analise as afirmações abaixo.

I. As migrações causadas pelos fatores estruturais que resultam de situações circunstanciais, como crises políticas e econômicas, revoluções e perseguições atingem tanto países desenvolvidos como subdesenvolvidos.

II. O processo de desterritorialização implica no desenraizamento de povos do seu antigo território com perda das referências culturais e dos vínculos afetivos com o lugar.

III. A desintegração do bloco socialista deu origem na Alemanha a uma corrente migratória de retorno, pessoas que viviam fora do país por motivos políticos se reterritorializaram, obtendo melhores empregos e maior qualidade de vida.

IV. As minorias étnicas, grupos minoritários de uma mesma origem, que migraram para outros países e se adaptaram ao novo território e à nova cultura, formaram comunidades chamadas diásporas.

V. O aumento de imigrantes em busca de emprego nas cidades dos países desenvolvidos tem originado: "guetos", espaços pobres, marginais diferenciados etnicamente e xenofobia.

Estão incorretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q483038 | Geografia, Migrações, Professor II, SEE SP, FCC

Sobre os processos migratórios atuais, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q482761 | Geografia, Migrações, Professor, SEE SP, VUNESP

Na segunda metade do século XX, acentua-se a movimentação interna da população brasileira. Em 1940, 3,4 milhões de brasileiros viviam ausentes do seu local de origem. Em 1980, esse número foi de 46,3 milhões. Nesse período, as migrações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q481874 | Geografia, Migrações, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A grande mobilidade espacial da América Latina compreende um número de movimentos internos e internacionais que remontam a séculos, sendo que a única real diferença ao longo do tempo tem sido a direção e o tamanho dos fluxos migratórios.

O Brasil não foge às características apontadas para a América Latina no tocante às correntes migratórias, embora tenha suas especificidades. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

O surgimento das metrópoles brasileiras, desencadeado pela modernização do país, favoreceu o êxodo rural.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.