Questões de Concursos Modernização Agrícola

Resolva questões de Modernização Agrícola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q678237 | Geografia, Modernização Agrícola, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Atendendo a uma lógica de desenvolvimento global de modernização da agricultura, observa-se que foi, sobremaneira, na década de 1970, que o Brasil deu um salto em sua modernidade, quando muitos médios e grandes agricultores passaram a introduzir, nos processos produtivos, o pacote tecnológico para a agricultura denominado de “Revolução verde”, que inclui fertilizantes, agrotóxicos, maquinários e calendário agrícola. Fonte: MARTINE, G.; GARCIA, R. C. (org.). Os impactos sociais da modernização agrícola. São Paulo: Caetés, 1987. Adaptado.
A partir da análise do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, a agricultura brasileira encontrava-se em uma situação de modernização dos processos produtivos.
( ) A agricultura do Brasil tem aumentado sua produção com base apenas na incorporação de novos espaços, nas áreas florestais.
( ) A modernização da agricultura do Brasil só ocorreu em áreas restritas e fez uso de técnicas avançadas de proteção ao meio ambiente.
( ) A modernização ocorreu com a aplicação de capital relativamente barato e obtido, sobretudo, através de crédito rural subsidiado pelo governo com juros baixos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q948821 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia o excerto a seguir:

Milhares de refugiados rohingya que fugiram da repressão na Birmânia enfrentam agora o perigo eminente das monções no sul de Bangladesh, um dos países mais propensos a inundações.

(700 mil refugiados rohingya enfrentam perigo das monções no Bangladesh. Publicado em 03 mai. 2018.

Disponível: https://observador.pt/2018/05/03/700-mil-refugiados-rohingya-enfrentam-perigo-das-moncoes-no-bangladesh/. Acesso em: 20 ago. 2018, às 22h00.


Com base na notícia acima, bem como nos seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q935881 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência, grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.

IBAMA. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2014.

Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q950252 | Geografia, Modernização Agrícola, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

A Venezuela está enfrentando uma grave crise institucional e econômica, com a presença de distúrbios sociais e instabilidade política. Considerando que a economia do país possui enorme dependência das exportações de petróleo, uma das razões dos problemas econômicos do país diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q680681 | Geografia, Modernização Agrícola, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG, 2017

O desenvolvimento da agricultura brasileira a partir dos anos de 1960 se deu em conformidade com os ideais apregoados pela “Revolução Verde”, que objetivava o aumento da produção agrícola. Para se alcançar esse objetivo, uma das principais políticas desenvolvidas pelo governo brasileiro foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q936688 | Geografia, Modernização Agrícola, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Em regiões antes consideradas periféricas, a exemplo do Centro-Oeste, sob o impulso da técnica, há condições para atividades com alto nível de capital, tecnologia e organização, dando lugar a fenômenos de descentralização seletiva. Ainda que as atividades de comando tendam a se manter concentradas, a rede de atividades produtivas mais modernas tende a se expandir territorialmente.

BERNARDES, J. A. As estratégias do capital no complexo da soja. In: CASTRO, I. E.;

GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da

reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008 (adaptado).

O processo característico do espaço rural responsável pela forma descrita de ocupação produtiva do Centro-Oeste brasileiro foi o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q936408 | Geografia, Modernização Agrícola, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

No fim da década de 1950, a agricultura intensiva começou a ser disseminada nos países em desenvolvimento. Esse fato marcou o início da Revolução Verde — um período de 30 anos de grandes colheitas que permitiram a muitos países pobres tornarem-se autossuficientes em alimentos. Com esse incrível aumento na produção, observado especialmente nos países da América Latina, veio uma crescente dependência dos produtos químicos agrícolas — e também problemas ecológicos em escala global. No Brasil, os resultados dessa revolução são visíveis e colocaram o país entre os mais importantes da agropecuária mundial.

BURNIE, D. Fique por dentro da ecologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001 (adaptado).

A expansão da capacidade produtiva brasileira, no contexto indicado, também resultou em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q936687 | Geografia, Modernização Agrícola, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente.

IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável:

Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).

Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q679387 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A indústria de alimentos cresceu e se diversificou muito nos últimos anos. São alimentos light, diet, transgênicos, orgânicos, os quais motivam pesquisas e polêmicas, porém milhões de pessoas ainda passam fome em diversas partes do mundo.
Com relação aos meios de produção e de conservação dos alimentos, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q945867 | Geografia, Modernização Agrícola, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT, 2018

Texto associado.

Entre as décadas de 1960 e 1980, Mato Grosso passou por um acelerado desenvolvimento econômico e demográfico, sobretudo após a divisão do Estado, que originou o estado de Mato Grosso do Sul.

MADUREIRA, Elizabeth Siqueira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá/MT: Entrelinhas, 2002.

O autor assume que cada ponto do espaço torna-se potencial ou efetivamente importante, dadas as suas próprias vocações naturais ou socialmente construídas e aponta para o fato de que com a mundialização, ou globalização da produção, as possibilidades de cada lugar se afirmam e se diferenciam em nível mundial.

Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que apresenta uma consequência deste processo de globalização da produção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q949852 | Geografia, Modernização Agrícola, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

MIGRAÇÃO VENEZUELANA TEM NÚMEROS SEMELHANTES AOS DA CRISE NO MEDITERRÂNEO, ALERTA AGÊNCIA
De acordo com o porta-voz da Organização Internacional de Migrações, as cerca de 40 mil pessoas por mês que deixam a Venezuela em direção à Colômbia se assemelham ao número de imigrantes que chegavam à Itália em 2015, no auge da crise de refugiados.
Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br>. Acesso em: 8 ago. 2018.
A partir da leitura do texto, pode-se inferir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q938081 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).

A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q948948 | Geografia, Modernização Agrícola, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

Leia o texto abaixo e responda a questão

Os últimos cinquenta anos do século XX e os primeiros anos do século XXI denotaram profundas alterações para as migrações internas no Brasil. Essas migrações reorganizaram a população no território nacional. De um lado, até o final do século 20, as vertentes da industrialização e das fronteiras agrícolas foram os eixos da dinâmica da distribuição espacial da população. De outro lado, o século XXI aponta nova configuração das migrações internas (...).

(BAENINGUER, Rosana. Migrações internas no Brasil: tendências para o século XXI. Revista NECAT - Ano 4, nº 7 Jan-Jun de 2015, p.10-11)


• Considerando os estudos populacionais atuais, podemos afirmar que a nova configuração das migrações internas diz respeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q948855 | Geografia, Modernização Agrícola, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Sobre os atuais problemas ambientais, tem-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q949773 | Geografia, Modernização Agrícola, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Os arranjos produtivos locais são concentrações espaciais e setoriais de empresas, instituições e governos em torno de uma estrutura produtiva comum. Esses arranjos ganharam, hoje, posição de destaque na pauta de debate de empresários e governantes brasileiros.

Disponível em: http://rae.fgv.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).


A dinâmica espacial indicada no texto tem como função

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q949521 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A grande novidade na nova ordem mundial foi a “revolução” nos meios de transporte e nas comunicações – fator fundamental para que se estabelecesse uma economia globalizada. Apesar das vantagens que oferece, a globalização tem sido bastante criticada. Assinale as alternativas que confirmam estas críticas.
I) Aumento da desigualdade social e econômica; II) Desemprego; III) Facilidade na atuação de atividades do crime organizado; IV) Transmissão de informações e notícias em tempo real;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q947271 | Geografia, Modernização Agrícola, Medicina, UEG, UEG, 2018

Embora os processos produtivos da agricultura moderna no Cerrado já se encontrem em um estágio avançado, alguns elementos naturais ainda influenciam diretamente a produção agrícola. Nas grandes lavouras de sequeiro de soja, milho e cana-de-açúcar, são exemplos de fatores limitantes da produção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q948804 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia o excerto abaixo:

A cidade ainda sem nome, conhecida por enquanto apenas como a “nova capital administrativa” do país, foi anunciada em março de 2015 como uma das principais iniciativas do governo do general Abdel Fattaf al Sisi, que prevê transferir seu governo para lá dentro de um ano. [...] De acordo com o Serviço de Informação do governo, a principal razão por trás do projeto é aliviar a superlotação do Cairo, uma megacidade com quase 20 milhões de habitantes e que deve chegar aos 40 milhões em 2050.

(Como será a grandiosa e polêmica capital que o Egito está construindo no meio do deserto.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44320974.

Acesso em: 19 ago. 2018, às 18h15)

De acordo com o texto, entre os motivos que levaram o presidente Abdel Fattaf al Sisi à construção de uma nova capital para o Egito, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q947569 | Geografia, Modernização Agrícola, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

A modernização da agricultura brasileira, ocorrida durante o século XX, especialmente a partir de 1960, permitiu a consolidação de um novo padrão de desenvolvimento da sociedade nacional, alicerçado nos setores urbanos e industriais.

Assinale a alternativa correta sobre o período mencionado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q949529 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

É muito comum se confundir urbanização com crescimento urbano, embora estejam intimamente ligadas, sejam diferentes. A urbanização é um processo amplo que envolve uma série de mudanças socioespaciais, dentre as quais não se pode incluir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.