Questões de Concursos: Morfologia Urbana

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Morfologia Urbana. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q920313 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A análise de impactos ambientais em uma área degradada inclui a identificação de zonas de recarga de aquíferos, ou seja, os locais que permitem, nos períodos de maior disponibilidade, o armazenamento de excedentes hídricos em meio subterrâneo.
Assinale a opção que indica os conjuntos de dados geoespaciais mais relevante para essa identificação.

2 Q920312 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Florações de algas nocivas são caracterizadas pela proliferação excessiva de certas espécies de algas ou cianobactérias em ambientes aquáticos, como lagos, rios, estuários e oceanos, que podem causar impactos negativos ao ecossistema, à saúde humana e às atividades econômicas.
Assinale a opção que indica os produtos de sensoriamento remoto mais adequados para monitorar a qualidade da água em um corpo d'água costeiro, detectando a presença de florações de algas nocivas.

3 Q964655 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Arquitetura, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Para o Sistema Viário Nacional na modalidade rodoviária, Via com Acessos Parcialmente Controlados é uma via:

4 Q920316 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

O mapeamento de risco pode proporcionar informações que ajudem na gestão preventiva e corretiva de desastres, na proteção de vidas humanas, na redução de danos materiais e na recuperação de áreas afetadas.
Em comparação com outros métodos de mapeamento de áreas de risco de contaminação do solo e da água, assinale a opção que indica a principal vantagem da utilização de mapas temáticos.

5 Q920302 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Devido ao elevado potencial de danos ambientais, as barragens para depósitos de rejeitos de mineração devem ser minuciosamente monitoradas com o intuito de identificar eventuais deslocamentos e deformações decorrentes de alterações estruturais que requerem ações corretivas.
Assinale a opção que indica a geotecnologia mais adequada para o monitoramento de deformações em uma barragem de mineração de grande extensão, permitindo a detecção de movimentos milimétricos.

6 Q920320 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A fim de calcular a declividade do terreno para identificar Áreas de Preservação Permanente (APP), foram coletadas as coordenadas planialtimétricas de uma amostragem irregular de pontos na área de interesse. Os pontos foram selecionados considerando mudanças abruptas e descontinuidades do terreno.
Na construção do modelo digital usado no cálculo das declividades, a representação dessas mudanças e descontinuidades será mais acurada

7 Q974922 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Arquitetura, TJBA, FGV

Considerando-se que a morfologia urbana se inscreve nas áreas do urbanismo, da arquitetura e do desenho urbano, analise as afirmativas abaixo:

I. Um estudo morfológico se ocupa do processo de urbanização, ou seja, do conjunto de fenômenos sociais, econômicos, motores da urbanização, que convergem como objeto de estudo.

II. A morfologia urbana é o estudo da forma do meio urbano nas suas partes físicas exteriores ou elementos morfológicos, e na sua produção e transformação no tempo.

III. Um estudo de morfologia urbana deve abranger a divisão do meio urbano em elementos morfológicos, desarticulados entre si e com o conjunto que definem.

Está correto o que se afirma em:

8 Q974921 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Arquitetura, TJBA, FGV

As ciclovias e “bicitrilhas”, também conhecidas como ecovias, não são a mesma coisa. Uma das características que as difere é que as ciclovias:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.