Questões de Concursos Motor a diesel

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1Q256948 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

O objetivo do intercooler nos sistemas de admissão de ar nos motores a dísel é melhorar o sistema de arrefecimento do motor.

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2Q252807 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

O motor a dísel que contém em sua especificação a sigla TDI é equipado com turbocompressor e intercooler.

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3Q254743 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

Na manutenção corretiva, o motor a dísel funciona até quebrar e só nessa fase o procedimento de manutenção é adotado.

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4Q256181 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

As fases características relacionadas às três partes da curva da banheira são denominadas falhas por mortalidade infantil, aleatórias e por desgaste.

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5Q256397 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do turbocompressor nos motores a dísel, maiores torques são atingidos.

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6Q259507 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

Na parte-final da curva, em que predominam as falhas aleatórias, as revisões gerais e(ou) a reforma dos motores contribuem para aumentar a confiabilidade dos motores a dísel.

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7Q261462 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

Na manutenção preditiva, a manutenção do motor é realizada em intervalos fixos de tempo.

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8Q254548 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do turbocompressor nos motores a dísel, maiores rotações são obtidas.

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9Q260452 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do intercooler nos motores a dísel, evita-se a pré-ignição, comumente chamada de batida de pino.

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10Q261253 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

A manutenção preventiva é realizada somente quando necessário e se baseia no acompanhamento visual, acústico e de vibração e na análise do óleo lubrificante.

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11Q257761 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

O índice de acidez total acid number (TAN) mede a extensão da oxidação do óleo lubrificante, a qual é uma das causas de avarias mecânicas no motor a dísel.

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12Q253650 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

Na fase intermediária da curva, as revisões parciais e a adoção de técnicas preditivas contribuem para o aumento da confiabilidade dos motores a dísel.

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13Q873977 | Mecânica de Autos, Motor a diesel, Ambulância, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Os ciclos Otto e Diesel são dois tipos de motores de combustão interna que se diferenciam na forma como o combustível é injetado e na mistura de ar e combustível. Referente ao ciclo Otto, analise as respostas e marque a opção CORRETA que informa a sua característica de injeção de combustível.
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14Q870727 | Mecânica de Autos, Motor a diesel, Auxiliar de Manutenção, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Seu sistema de ignição é espontâneo sem precisar centelha de vela para entrarem funcionamento como os motores à gasolina. Os motores antigos têm sistema de injeção mecânica de combustível, portanto, se der um tranco, mesmo sem a chave ligada o motor entra em funcionamento. Possui bicos e bomba injetora que trabalham com pressões altíssimas. O texto acima refere-se ao:

Texto adaptado Fonte: "https://www.mecanicasofiste.com.br/downloads/apostila.pdf"
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15Q963002 | Mecânica de Autos, Motor a diesel, Segurança e Transporte, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do funcionamento e das características de motores de combustão interna, julgue o item a seguir.

Uma das vantagens da utilização da injeção eletrônica em relação aos carburadores é o fato de a injeção eletrônica permitir o controle mais preciso da mistura ar e combustível, o que, embora não influencie no índice de emissão de gases poluentes, melhora o desempenho do motor.

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