Questões de Concursos Motricidade Orofacial

Resolva questões de Motricidade Orofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q141525 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Paralisia cerebral refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q146430 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q840824 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

No trabalho em Motricidade Orofacial é importante a avaliação detalhada da mastigação. Sobre a avaliação e os aspectos terapêuticos dessa função, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q212065 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em
UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

A deglutição é constituída por quatro fases distintas: a preparatória, a oral, a faríngea e a esofágica. Nos bebês, todas as fases da deglutição são reflexas, sendo que as fases preparatória e oral se tornam voluntárias assim que eles adquirem controle maior da sucção e da região anterior da boca.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q859363 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Com relação aos conhecimentos fonoaudiológicos em Motricidade Orofacial, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q843288 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

Sobre avaliação e terapia fonoaudiológica em casos de fissura labiopalatina, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q840758 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A prova calórica é realizada com o indivíduo na posição supina, com a cabeça inclinada 30º para frente ou com o paciente sentado, com a cabeça inclinada 60º para trás. Nessa posição, os canais semicirculares laterais ficam posicionados no plano vertical, possibilitando melhor estimulação calórica. A estimulação calórica deve ser realizada com os olhos fechados, ou olhos abertos e escuridão total, ou olhos abertos e lentes de Frenzel. Deve-se evitar a luminosidade na sala de exame durante a prova, pois o potencial córneo-retinal é sensível à luz, que pode alterar a amplitude do nistagmo. II. Os articuladores ativos, aqueles que se movimentam para a realização dos diferentes sons da fala, são constituídos: pela língua, que se divide em ápice (ponta), lâmina e dorso e pelo lábio inferior, que alteram a cavidade oral; pelo véu do palato, que é responsável pela abertura e fechamento da cavidade nasal; e pelas pregas vocais. Os articuladores passivos compreendem o lábio superior, os dentes superiores, os alvéolos (região crespa, logo atrás dos dentes superiores), o palato duro (região central do céu da boca) e o palato mole (final do céu da boca). Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q211723 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em
UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

Aos recém-nascidos e lactentes com neuropatias e alterações de tônus muscular não é indicada a estimulação tátil e gustativa nem a estimulação da sucção não nutritiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q846364 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Prefeitura de São Francisco MG Fonoaudiólogo, COTEC, 2020

Em um dia de trabalho com pacientes especiais e adultos, um fonoaudiólogo resolveu aplicar a seguinte terapia: Com o paciente sentado em uma cadeira e ao lado do terapeuta forma-se uma concha com a mão, flexionam-se ligeiramente as articulações do dedo e traz o polegar para a mão. Coloca a mão sobre os lábios do paciente, seguraos em contato e cuida para que essa mão não atrapalhe a respiração pelo nariz. Faz-se uma pressão sobre os lábios e faces e produz-se um efeito de vácuo. Em seguida, faz-se uma vibração em sentido dorso-cranial. Essas vibrações são intercaladas com pequenas pausas. O terapeuta esperava como reação
I - o aumento da pressão intraoral. II - a diminuição da pressão intraoral. III - a protusão dos lábios. IV - a retração dos lábios. V - o aumento da tensão e do impulso com relaxamento final da língua.
De acordo com o caso acima, estão CORRETAS as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q896070 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A avaliação e intervenção em pacientes com encefalopatia crônica não progressiva, como a paralisia cerebral, requerem abordagens multidimensionais. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente uma metodologia de avaliação utilizada para identificar as necessidades de comunicação em crianças com paralisia cerebral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q978945 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre os efeitos das disfunções da ATM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q990795 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Relacione as condições clínicas com as respectivas estratégias de avaliação, classificação ou tratamento mais apropriadas. Considere o contexto do atendimento fonoaudiológico infantil.

1 – Distúrbios da voz. 2 – Gagueira. 3 – Perda auditiva. 4 – Transtornos da motricidade oral. 5 – Transtornos de linguagem da infância.

( ) Avaliação audiológica completa, incluindo audiometria tonal e de fala, imitanciometria e testes de processamento auditivo.
( ) Terapia de fluência, técnicas de controle de respiração e treinamento de fala no ritmo.
( ) Avaliação da função articulatória, força muscular oral, sensibilidade e motricidade fina dos órgãos fonoarticulatórios.
( ) Uso de escalas de avaliação de linguagem, análise de amostras de fala e linguagem, e testes específicos de linguagem expressiva e receptiva.
( ) Análise perceptivo-auditiva da voz, videolaringoscopia e/ou estroboscopia, e medidas acústicas da voz.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1048400 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A puberdade é o período no qual se dá a definição das características esqueléticas craniofaciais, sendo essa etapa mais precoce e com mudanças mais tênues no sexo feminino. Com relação aos aspectos miofuncionais nessa fase da vida, analise as afirmações a seguir:

I. É nessa fase que estarão definidos os padrões faciais verticais e sagitais, assim como serão claros os casos de deformidades dentofaciais.
II. Nas discrepâncias sagitais, podem ser encontradas: Classe II esquelética por retrognatismo ou micrognatismo, protrusão maxilar ou ambas.
III. Nas discrepâncias verticais observam-se escassez vertical maxilar e mandibular por rotação e abertura do ângulo mandibular e deficiência horizontal maxilomandibular.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1042283 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com o auxílio do examinador, o paciente sentado em uma maca, vira a cabeça 45° para o lado a ser avaliado e deita-se rapidamente, mantendo a cabeça pendente e a inclinação de 45° por aproximadamente 30 segundos e depois retorna lentamente a posição sentada; a seguir o procedimento é realizado com a cabeça inclinada 45° para o lado oposto.
Essa prova denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1042289 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação as funções estomatognáticas e seu desenvolvimento, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) No padrão inicial normal de sucção, do nascimento aos seis meses de idade, os movimentos da língua ocorrem predominantemente para frente e para trás, simultâneos aos movimentos da mandíbula.
( ) Nos primeiros meses de vida, a deglutição é reflexa e desencadeada pelo acúmulo de líquido na cavidade oral, sendo que por volta dos quatro meses esta função começa a apresentar uma maturação.
( ) A mastigação habitual no ser humano é unilateral e só raramente é bilateral, podendo existir uma preferência por um lado, expressa no primeiro ciclo da mastigação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1042287 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com o aumento da sobrevivência de recém-nascidos pré-termo, existe agora uma conscientização de que dificuldades alimentares são o maior déficit enfrentado pelos prematuros.
Com relação coordenação sucção-deglutição e deglutiçãorespiração, nesses casos, analise as afirmativas a seguir:

I. A inabilidade para alimentação oral é uma das mais frequentes razões para a demora na alta hospitalar destes recém-nascidos.
II. Embora a sucção venha sendo documentada em fetos humanos a partir da 15ª semana de gestação, a coordenação adequada entre sucção e deglutição inicia-se após a 36ª semana gestacional.
III. O desenvolvimento do controle respiratório não interfere nos reflexos de sucção e deglutição no recém-nascido prematuro.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1047857 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação aos aspectos da respiração oral diurna e noturna e sua interferência nas estruturas anátomo-funcionais da face, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) As causas mais frequentes da respiração oral são as obstruções nasais e/ou faríngeas.

( ) As consequências da respiração oral podem ser flacidez de estruturas da face como lábios, que pode resultar em lábio superior hipodesenvolvido e inferior espesso e com eversão, dificultando o velamento labial.

( ) Os músculos bucinadores, temporais e o músculo mentual podem apresentar flacidez, enquanto os masseteres se apresentam em hiperfunção.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1042288 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao selecionar uma manobra terapêutica de deglutição, o fonoaudiólogo deve apresentar um modelo ao indivíduo que irá executar a manobra, treinar a execução com e sem alimento, escrever, associar uma figura, ousar aplicativos desenvolvidos com essa finalidade.
A manobra que aumenta a extensão e a duração da elevação laríngea promove maior tempo de abertura da transição faringoesofágica e melhora a coordenação da deglutição, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1033278 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

O XII par de nervo craniano, hipoglosso, inerva motoramente a maioria dos músculos da língua. Além destes, também é responsável pelo controle motor de outros dois músculos da região supra hioidea. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q985344 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Em relação às características das dispraxias em crianças, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.