Questões de Concursos Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Resolva questões de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q945214 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Texto associado.

Use os valores aproximados: g = 10 m/s2 e π = 3.




Uma das etapas mais difíceis de um voo espacial tripulado é a reentrada na atmosfera terrestre. Ao reencontrar as camadas mais altas da atmosfera, a nave sofre forte desaceleração e sua temperatura externa atinge milhares de graus Celsius. Caso a reentrada não ocorra dentro das condições apropriadas, há risco de graves danos à nave, inclusive de explosão, e até mesmo risco de ela ser lançada de volta ao espaço.

Logo ao reentrar na atmosfera terrestre, uma cápsula espacial passa a descrever, durante certo tempo, um movimento retilíneo uniformemente variado em que ela é freada com aceleração a = - 5,0 m/s2. Se no início dessa etapa (t = 0 ) do movimento a velocidade da cápsula é v0 = 7000 m/s, qual é a distância percorrida até o tempo t = 200 s?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q679850 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Prova 05, UEMG, UEMG, 2019

Michel está passeando de bicicleta pela pista de ciclistas, a uma velocidade de 5 m/s, quando um pequeno cachorrinho escapa da coleira e atravessa de súbito a pista, 3 m à frente da bicicleta. Michel, impossibilitado de se desviar da sua trajetória, freia e para, quase tocando no cachorro, em um curto espaço de tempo de 1,2 s.

A desaceleração, em m/s2, que Michel conseguiu imprimir à bicicleta, ao longo desses 3 m, foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q943216 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O trem bala Maglev opera entre Tóquio e Osaka, podendo atingir a notável marca de 500 km/h. Considerando a situação em que ele parte do repouso de uma estação A para uma estação B, numa trajetória retilínea, com aceleração escalar constante de 10 m/s², fazendo o referido percurso com uma velocidade média de 216 km/h, é correto dizer que a distância, em metros, entre as estações é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q939062 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, PPL, ENEM, INEP

Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis. A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e o tempo é medido por um circuito eletrônico.


O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de 40 km/h, sem receber uma multa, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q938260 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2017

Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s2. Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s2.

O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem.

Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q943491 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2021

Um trem parte de uma estação A em direção a uma estação B separada de A por uma distância de 4 km. Sabe-se que, partindo do repouso a partir de A, o trem acelera uniformemente até alcançar um ponto do trajeto a partir do qual passa a desacelerar uniformemente parando finalmente em B. Sabendo que o percurso entre A e B é realizado em apenas 6 min, a velocidade máxima, em km/h, alcançada pelo trem no referido percurso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q679969 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

Um movimento é uniformemente variado, quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q679796 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Prova 03, UEMG, UEMG, 2019

Um avião, ao aterrissar, toca a pista com uma velocidade de 90 m/s e desacelera a 5 m/s² até parar.

Qual o tempo gasto para o avião parar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q943442 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

Em uma estrada retilínea, dois carros, partem do repouso com acelerações constantes. O carro 1 leva 4s para atingir uma velocidade de 100km/h, percorrendo uma distância Δx1. Já o carro 2 leva 8s para atingir a mesma velocidade, mas percorrendo uma distância diferente, Δx2. A razão Δx1/Δx2 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q949398 | Física, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Um objeto real, de 35cm de altura, colocado à frente de um espelho convexo, possui imagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.