Questões de Concursos Movimentos sociais no Brasil

Resolva questões de Movimentos sociais no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q943177 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Segundo dados do Atlas da Violência de 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a partir do que constatou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2017, o Estado do Ceará obteve a trágica marca de 140,2 jovens mortos por cada cem mil habitantes. Foi, no período, a segunda maior taxa de homicídios de adolescentes do país. Além disso, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, ligado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em relatório do mesmo ano de 2017, aponta que a maioria dos jovens assassinados no Ceará eram pretos ou pardos, com média de idade de 17 anos, do sexo masculino e moradores de áreas de vulnerabilidade social.
Considerando a análise dos dados apresentados acima, é correto afirmar que, no Ceará,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q685274 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

A Estação Primeira de Mangueira se sagrou vitoriosa no carnaval de 2019 do Rio com a proposta de contar o “avesso” da história do Brasil – com um samba-enredo que jogou os holofotes do Sambódromo sobre heróis “apagados” da história e sobre as lutas de negros, de indígenas e de mulheres ao longo dos séculos, após o descobrimento.
<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47409435>. Acesso em 09.mar.2019.
A questão da diversidade e do reconhecimento das diferenças faz parte da pauta de discussão dos movimentos sociais feministas, negros, étnicos e indígenas. De acordo com os pressupostos sociológicos, constituem-se justificativas para o apagamento desses heróis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q937236 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, PPL, ENEM, INEP, 2023

O legado dos movimentos sociais dos anos 1970-80

Na mudança de regime político, que culminou com a Carta Constitucional de 1988, os movimentos sociais foram, sem dúvida, os grandes atores. Se tomarmos a Constituição de 1988 como o coroamento desse processo, no qual os movimentos sociais ocuparam a cena pública, vamos perceber que os valores democráticos nela inscritos são inéditos como experiência de sociedade, e não seria exagero dizer que a sociedade brasileira de antes de 1964 não se reconheceria na Carta de 1988, o que equivale a dizer que o processo vivido nesses anos recentes logrou estabelecer os fundamentos de uma nova sociedade marcada, especialmente, pelo reconhecimento dos direitos de cidadania que a sociedade passou a atribuir-se através dos seus movimentos.


SILVEIRA, R. J. Revista Mediações, n. 1, jan.-jun. 2000 (adaptado).


Com base no texto, a ação dos atores sociais mencionados produziu o seguinte resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q944255 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

As populações indígenas no Brasil lutam, hoje, majoritariamente, por direitos como o de demarcação de seus territórios e por políticas públicas nas áreas de educação e de saúde. Ainda hoje, ainda sofrem preconceitos, como o argumento de que não existiriam mais povos indígenas atualmente, uma vez que eles estariam quase extintos e os poucos que sobraram já estariam integrados à vida moderna e à sociedade brasileira. Contudo, a integração dos povos indígenas tanto à modernidade quanto à sociedade brasileira não significa a perda de suas culturas e de suas identidades socioculturais. Existem indígenas de várias etnias pelo Brasil que conseguem formação acadêmica, são aprovados em concursos públicos e possuem emprego formal. Essas pessoas não deixam de ser indígenas enquanto mantiverem o sentimento de pertencer às suas comunidades, de cultivarem suas tradições, de terem seus direitos constitucionais garantidos e de se reconhecerem e serem reconhecidos como indígenas, mesmo que participem da vida moderna.
Partindo do exposto, avalie as seguintes afirmações.
I. O indígena não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, mas sim um modo de ser, e não de parecer. II. A principal luta indígena é pelo reconhecimento do Estado e da sociedade de que o indígena não tem preguiça de trabalhar. III. Os povos tradicionais indígenas sofrem com a conquista cultural da modernidade que os descaracterizam. IV. A preservação das culturas dos povos tradicionais no Brasil não pode estar desassociada da manutenção da cidadania.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q946254 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A exclusão social é geralmente definida como um processo dinâmico de ruptura multidimensional progressiva do vínculo social nos níveis individual e coletivo. A exclusão social impede a participação plena nas atividades normativamente prescritas de uma dada sociedade e nega o acesso à informação, recursos, sociabilidade, reconhecimento e identidade, corroendo a autoestima e reduzindo as capacidades para alcançar objetivos pessoais. Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I - Essa concepção de vínculo social reconhece a importância das relações sociais, instituições e identidades imaginadas de pertencimento, constituindo elemento para a coesão, a integração ou a solidariedade social. II - Essa visão reconhece que, em qualquer momento, podemos identificar indivíduos ou grupos que estão mais ou menos em uma condição ou estado de exclusão, refletindo o resultado de um processo. III - Essa visão partilha a ideia de que tanto a pobreza quanto a exclusão se referem não apenas aos recursos econômicos, mas também aos direitos políticos e sociais que possibilitam a plena participação social. IV - Essa perspectiva amplia a ideia de exclusão social para além das dimensões monetárias e de renda, incorporando como exemplos as questões de gênero, étnicas, culturais, regionais e espaciais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q937095 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

De Seattle a Porto Alegre, contramovimentos espontâneos estariam emergindo pragmaticamente na esteira da nova onda de mercantilização causada pela globalização. Assim, somados, o aumento da feminilização, as diferentes formas de flexibilização e o aumento da informalidade verificados em escala global serviriam para aproximar objetivamente os interesses do proletariado do norte e sul globalizados, possibilitando uma retomada do processo de internacionalização das práticas solidárias.

BRAGA, R. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no sul global. São Paulo: Boitempo, 2017 (adaptado).


A unificação da pauta dos movimentos sociais internacionais, descrita no texto, tem como principal objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q938331 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, PPL, ENEM, INEP, 2017

Enquanto persistirem as grandes diferenças sociais e os níveis de exclusão que conhecemos hoje no Brasil, as políticas sociais compensatórias serão indispensáveis.

SACHS, I. Inclusão social pelo trabalho decente. Revista de Estudos Avançados, n. 51, ago. 2004.

As ações referidas são legitimadas por uma concepção de política pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q937452 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

TEXTO I

Por meio de diferentes movimentos sociais, pode-se romper as homogeneidades aparentes (por exemplo, a instituição, a comunidade ou o grupo social) e revelar os conflitos que presidiram a formação e a edificação das práticas culturais: penso nas inércias e na ineficácia normativas, mas também nas incoerências que existem entre as diferentes normas, e na maneira pela qual os indivíduos, “façam” eles ou não a história, moldam e modificam as relações de poder.

LORIGA, S. A biografia como problema. In: REVEL, J. Jogos de escalas. A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998 (adaptado).

TEXTO II

Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve Você pode e você deve, pode crer Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu Num quer dizer que você tenha que sofrer Até quando você vai ficar usando rédea Rindo da própria tragédia? Até quando você vai ficar usando rédea Pobre, rico ou classe média?

GABRIEL, O PENSADOR. Até quando? In: Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).


O Texto II enfatiza a seguinte ideia expressa no Texto I:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q949462 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

"No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania". CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3. Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q938989 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, PPL, ENEM, INEP

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).

Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q679086 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o enunciado a seguir: “O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.


Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/sociologia/mst.htm.


No que diz respeito ao conceito de movimentos sociais”, é correto afirmar que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q907652 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças."

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370.


Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q943032 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
A Sociologia, a partir da década de 1980, foi dominada pela temática dos novos sujeitos sociais e dos novos movimentos sociais (NMSs). Mesmo aqueles que não partilham da posição de que o objeto da Sociologia é o estudo dos movimentos sociais, reconhecem que essa temática, apesar de sua diversidade, nas últimas décadas emerge com uma força sem precedentes, a exemplo dos movimentos ecológicos e ambientais, feministas, pacifistas, antirracistas, de juventudes, de ocupações de terrenos nas cidades e de terras no meio rural, entre outros.
(Adaptado de: SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995. p.252-253.)
Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos sobre os novos movimentos sociais (NMSs), considere as afirmativas a seguir.
I. As lutas dos NMSs extravasam as opressões das relações de produção e defendem um novo paradigma social, com base nos direitos e na identidade dos grupos sociais e das vítimas. II. No Brasil, os NMSs seguem os padrões das lutas dos sindicatos tradicionais, com a manutenção do protagonismo das classes sociais, a exemplo dos países capitalistas centrais. III. Os NMSs, ao definirem como marco de suas lutas o Estado, conseguem manter proximidade com a sociedade civil e responder às suas demandas concretas. IV. Os NMSs representam uma crítica tanto à regulação social capitalista e excessiva da modernidade, quanto à emancipação social socialista como definida pelo marxismo.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q937856 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q907654 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Entre as características dos movimentos sociais contemporâneos, especialmente aqueles cujo apelo é por alterações de comportamento, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q903158 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Para Maria da Glória Gohn, “(...) podemos dizer que a respeito dos movimentos sociais temos as seguintes correntes teóricas: a histórico-estrutural, a culturalista-identitária e a institucional/organizacional-comportamentalista.” (2014. p. 27). Com base nas ideias da autora, qual das alternativas abaixo melhor representa a corrente teórica histórico-estrutural?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q679101 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

O crescimento do movimento sindical no Brasil é interrompido com o golpe militar de 1964, com a perseguição dos trabalhadores sindicalizados e os sindicatos submetidos ao total controle do Estado. O sindicalismo volta a ganhar forças somente no fim dos anos 1970, quando retoma mas greves em diversas fábricas no estado de São Paulo”.


Fonte: https://www.politize.com.br/ sindicalismo-no-brasil-e-no-mundo/

O momento da história do sindicalismo brasileiro que marca a retomada das lutas sindicais no País, ainda no período da ditadura militar, é corretamente definido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q676386 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.