Questões de Concursos Neonatologia

Resolva questões de Neonatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1047864 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação à estimulação precoce em bebês de risco, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) A prematuridade é reconhecida como fator de risco para distúrbios do desenvolvimento motor (DM), uma vez que promove interrupção na progressão do desenvolvimento das estruturas cerebrais.

( ) As Diretrizes da Estimulação Precoce do Ministério da Saúde, são um programa de acompanhamento e intervenção clínico terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas acometidas por patologias orgânicas.

( ) O cuidado à saúde da criança durante os primeiros anos de vida, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil é essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no Desenvolvimento Neuropsicomotor.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1042279 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A inclusão da atuação do fonoaudiólogo nas áreas de aleitamento materno e saúde da criança, principalmente na saúde do recémnascido, vem crescendo gradativamente nos últimos anos, na saúde coletiva. Com relação á políticas públicas nacionais em aleitamento materno, analise as afirmações a seguir:

I. O aleitamento materno é uma estratégia natural e eficiente para a redução da morbimortalidade infantil.
II. As políticas nacionais de apoio ao aleitamento materno se basearam, inicialmente, na perspectiva hospitalar com o lançamento, em 1991 da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
III. No início da década de 2000, constatou-se o aumento do credenciamento das maternidades na IHAC e o aumento de Banco de Leite Humano nos hospitais de referência para partos de risco.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1042280 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione as alterações mais frequentes na atuação com as díades mães-bebês na fase puerperal, na amamentação com suas características:

1. Aspectos anatômicos do bebê
2. Problemas na pega
3. Problemas na dinâmica da ordenha
4. Aspectos anatômicos da mama ou mamilos

( ) Boca com pouca abertura durante o reflexo de procura; retração labial.
( ) Cirurgias plásticas redutoras e prótese de silicone.
( ) Boca pequena, retração mandibular exacerbada, micrognatia, frênulo da língua curto.
( ) Reflexos orais incoordenados, exacerbados ou incompletos, padrão mordedor.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1042285 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação à Triagem Auditiva Neonatal, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) Para os neonatos com indicadores de risco para a deficiência auditiva, recomenda-se como método inicial de triagem o registro dos PEATE-A na intensidade de 35 dBNA.
( ) . No caso de ausência de registro de PEATE-A no teste inicial dos neonatos com indicadores de risco para a deficiência auditiva, recomenda-se a realização do reteste, com o mesmo procedimento, em 30 dias.
( ) Para os neonatos com indicadores de risco para a deficiência auditiva com resultado satisfatório do PEATE-A, no momento da triagem, recomenda-se monitoramento da função auditiva até completar um ano de vida.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1034116 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre a Triagem Auditiva Neonatal (TAN), o Comitê Multiprofissional em Saúde Auditiva (Comusa) recomenda os seguintes indicadores de qualidade para a implantação e avaliação das ações para a atenção integral à saúde auditiva na infância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1034117 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A TAN deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade, e, no máximo, durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames. No caso de nascimentos que ocorram em domicílio, fora do ambiente hospitalar, ou em maternidades sem triagem auditiva, a realização do teste deverá ocorrer no primeiro mês de vida. Deve ser organizada em duas etapas (teste e reteste), no primeiro mês de vida. A presença ou ausência de indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA) deve orientar o protocolo a ser utilizado, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1034118 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A laringe situa-se no pescoço, sendo conectada inferiormente à traqueia e superiormente abre-se na faringe. Em qual período do desenvolvimento embrionário forma-se a laringe, podendo ocorrer malformações nesta estrutura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1050796 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A “Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru” é uma política pública implantada em nosso país desde 2002.

Com relação ao Método Canguru (MC), analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos aspectos enfatizados no MC diz respeito à singularidade da assistência, considerando-se as diferenças socioculturais, além de valorizar a escuta dos familiares.
II. Diversos estudos nacionais e internacionais relatam que o MC não é uma estratégia segura quando comparada ao tratamento convencional dos recém-nascidos de baixo peso e suas famílias.
III. A presença de fonoaudiólogo disponível para a Unidade Neonatal e MC é considerada obrigatória, ao lado de outros profissionais da saúde.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1050800 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A avaliação funcional da deglutição deve ser realizada pelo fonoaudiólogo, primeiramente posicionando o neonato no colo do examinador.

O momento ideal para realizar essa avaliação da deglutição no neonato é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1050801 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Atualmente um número maior de bebês prematuros e/ou sindrômicos tem sobrevivido, o que leva, consequentemente, ao aumento da utilização de sondas e aos problemas a elas relacionados até a completa transição para a alimentação por via oral.

Nesse contexto, com relação a intervenção fonoaudiológica em bebês de risco, analise as afirmativas a seguir.

I. A alimentação por sonda é iniciada por razões fisiológicas durante o período em que existe um problema médico ou quando a parte nutricional da criança não permite que ela se alimente exclusivamente por via oral.

II. Uma criança que se alimenta por meio de sonda no início da vida não dificulta, nem limita suas habilidades motoras orais, porém perde a ligação mãe-filho.

III. A gavagem gástrica, ou sonda gástrica, é o método mais utilizado para ministrar alimentação por via enteral em bebês prematuros.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q992252 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmações relacionadas à triagem e admissão nos serviços de saúde e à emissão de pareceres e laudos fonoaudiológicos, particularmente no que tange ao atendimento infantil. Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A triagem fonoaudiológica em serviços de saúde deve ocorrer exclusivamente após o encaminhamento médico, garantindo que apenas casos previamente avaliados sejam considerados para avaliação e intervenção fonoaudiológica.
( ) Na admissão de crianças nos serviços de saúde, o fonoaudiólogo deve realizar uma avaliação inicial abrangente que inclua, mas não se limite a, aspectos da comunicação e linguagem, considerando também fatores cognitivos, emocionais e sociais.
( ) Os pareceres e laudos emitidos pelo fonoaudiólogo devem ser restritos às suas observações clínicas, evitando incluir recomendações de intervenções ou estratégias terapêuticas específicas para evitar sobreposição com outras áreas da saúde.
( ) É papel do fonoaudiólogo, durante a triagem, identificar não apenas riscos para transtornos de comunicação e linguagem, mas também sinalizar possíveis comorbidades, encaminhando a criança para avaliações complementares conforme necessário.
( ) A emissão de laudos e pareceres fonoaudiológicos sobre assuntos relacionados à área de atuação deve se basear exclusivamente em evidências científicas e práticas baseadas em evidências, sem considerar as peculiaridades do contexto social e familiar da criança

. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1049675 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

O fonoaudiólogo que atua em unidade neonatal e deve levar em consideração na avaliação do bebê:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q839016 | Fonoaudiologia, Neonatologia, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Conforme o Caderno de Atenção Básica 23 - Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado, haja vista que o tempo necessário para esvaziar uma mama varia para cada dupla mãe/bebê e, numa mesma dupla, pode variar dependendo da fome da criança, do intervalo transcorrido desde a última mamada e do volume de leite armazenado na mama, entre outros. II. A mamadeira, além de ser uma importante fonte de contaminação, pode influenciar negativamente a amamentação. III. Atualmente, a chupeta não tem sido desaconselhada, pois os achados em pesquisas são insuficientes para afirmar que esse hábito é capaz de interferir negativamente na amamentação.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q845844 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma gestante com 10 semanas de gravidez é acompanhada por um grupo de gestantes na Atenção Básica e com consultas de pré-natal. Sua gestação não apresenta intercorrências.

A respeito desse caso, de acordo com o exame de ultrassom nesse período e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Com 10 semanas de vida intrauterina, é possível visualizar a formação do palato primário, visto que os processos palatinos laterais já se medializaram e fundiram-se ao processo palatino mediano.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q842006 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Atualmente, um número maior de bebês prematuros e (ou) sindrômicos tem sobrevivido, o que leva, consequentemente, ao aumento na utilização de sondas e aos problemas a elas relacionados até a completa transição para a alimentação por via oral.

Com base no exposto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir  
A alimentação por sonda gástrica pode ser oferecida de maneira intermitente com volume inicial de 1 mL a 2 mL e em intervalos de uma a duas horas.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q843542 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por fonoaudióloga, enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta e o médico da família, conduzem, às quartas-feiras, grupos de gestantes de acordo com a distribuição das equipes de saúde da família que atendem a determinado território. Nos grupos, são apresentadas estratégias em grupo para discussão de aspectos referentes à saúde materna, ao parto, ao puerpério e a respeito do desenvolvimento global do bebê. 

No que tange a esse atendimento, julgue os itens a seguir. 
As orientações quanto às triagens neonatais fazem parte das atividades do grupo de gestantes, indicando a importância do teste do pezinho, do teste da orelhinha, do teste do olhinho, do teste do coraçãozinho e do teste da linguinha.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q841766 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

O aleitamento materno tem efeitos positivos do ponto de vista da saúde fonoaudiológica, uma vez que está relacionado ao crescimento e desenvolvimento craniofacial e motor-oral do recém-nascido, sendo um fator importante de prevenção. A prática da amamentação depende muito do apoio e das orientações recebidas pelas mães ao longo da gestação e nos primeiros momentos do nascimento, bem como na alta hospitalar. O fonoaudiólogo atuante na Estratégia Saúde da Família (ESF) deve estar capacitado para acolher precocemente a gestante, garantindo orientação quanto aos benefícios da amamentação para a mãe, a criança, a família e a sociedade. 

A respeito da atuação do fonoaudiólogo quanto ao aleitamento materno, julgue o item a seguir.

Não existem evidências de que o aleitamento por bico artificial resulta em maiores chances de ocorrência de infecções diversas nos bebês, tais como infecções de ouvido.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q843558 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um recém-nascido, pré-termo de 36 semanas e 1 dia, com peso ao nascimento de 2.100 g e infecção congênita por citomegalovírus, permaneceu em unidade de terapia intensiva neonatal por 48 horas e, após ser encaminhado para o alojamento conjunto da respectiva unidade, passou por avaliação fonoaudiológica.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Não existe associação entre problemas alimentares, a imaturidade do controle respiratório e a ocorrência de morte súbita em neonatos.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q841258 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

As afirmativas abaixo dizem respeito à triagem auditiva neonatal universal (TANU). Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, segundo os ideais Lewis e Chapchap (2014).
( ) No registro das emissões otoacústicas (EOA) por estímulos transientes é possível identificar perdas auditivas > 30 dB. ( ) Deficiências auditivas de origem coclear podem apresentar EOA em algumas bandas de frequência isoladas, o que não pode ser caracterizado como função coclear preservada/normal. ( ) A fase de reteste deve ser realizada para o RN de baixo e alto risco, num período entre 30 e 60 dias. ( ) Crianças maiores de 3 meses de idade, e que permaneceram por este período na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), podem ser imediatamente encaminhadas para avaliação diagnóstica, assim como aquelas com malformação de orelha externa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q846125 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Em um dos dias de atendimento ao grupo de gestantes, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deparou-se com uma mãe com infecção urinária avançada e com riscos de parto prematuro. 

Acerca desse caso, julgue os itens a seguir. 
Caso o sistema auditivo do prematuro manifeste boas respostas à triagem auditiva neonatal, ele deverá ser submetido a uma bateria de avaliação audiológica apenas quando completar 12 meses de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.