Questões de Concursos Neurociência

Resolva questões de Neurociência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1003736 | Psiquiatria, Neurociência, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Tamires é uma mulher cisgênera sino-brasileira, divorciada, de 66 anos, e vem à consulta acompanhada da filha por conta de problemas de memória. A filha relata que Tamires vem apresentando, no último ano, esquecimentos recorrentes, dificuldade de executar tarefas do dia a dia (como cozinhar e ir ao mercado), falta de foco, dificuldade de caminhar e apatia. Nega uso de álcool ou outras drogas, nega uso de medicações. Durante a consulta, você aplica a ferramenta de triagem para demências 10-CS, obtendo uma pontuação de 2/10. Ao exame físico, a paciente apresenta lentificação da marcha e tremores leves em ambas as mãos somente quando as movimenta, sem tremores em outras partes do corpo. Qual das condutas abaixo deve fazer parte da próxima etapa de investigação do quadro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1024830 | Psiquiatria, Neurociência, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Em relação ao sono REM, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1041206 | Psiquiatria, Neurociência, Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Medicina Ramo Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.

Do ponto de vista neurobiológico, a promoção do estado de sono pode ser feita, além de outros mecanismos, pelo antagonismo serotoninérgico 5HT2 e pelo antagonismo alfa-2.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1024877 | Psiquiatria, Neurociência, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Polimorfismo nos genes que codificam as enzimas do CYP450 pode alterar a metabolização de medicações psiquiátricas devido a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1024876 | Psiquiatria, Neurociência, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Em 1949, Egas Moniz recebeu o prêmio Nobel de medicina por sua prática de lobotomia em pacientes psiquiátricos. O procedimento consistia em seccionar conexões do córtex pré-frontal com o restante do cérebro.

Uma possível consequência desse procedimento é(são):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1041196 | Psiquiatria, Neurociência, Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Medicina Ramo Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico.

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

No caso descrito, a cafeína, pela sua ação ativadora no locus ceruleus, pode ser considerada um dos gatilhos para a apresentação clínica do quadro.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.