Questões de Concursos Neurologia na Fisioterapia

Resolva questões de Neurologia na Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q978914 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Qual das seguintes intervenções é considerada inadequada para pacientes com AVC e hemiplégico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q978915 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Seguindo a Fisioterapia baseada em evidências, qual das seguintes alternativas representa corretamente uma recomendação de nível I, evidência A, conforme a diretriz de reabilitação pós-AVC da AHA/ASA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q978916 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Qual das habilidades a seguir pode melhorar significativamente com atividade física em crianças e adolescentes com autismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q978917 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Qual das características a seguir é essencial para o sucesso da intervenção em habilidades motoras em crianças com TEA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q990733 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considere as afirmações abaixo, e em seguida assinale a alternativa que indica quais são as verdadeiras:

I. O método Rood Consiste na facilitação do movimento, corrigido com o auxílio de um fisioterapeuta, que manuseia o corpo do paciente através de pontos chave de controle, tais como: a cabeça, o tronco, as cinturas escapular e pélvica e distalmente os pés e as mãos.
II. O conceito Bobath estimula o retorno do movimento voluntário em pacientes hemiplégicos ou hemiparéticos, através da utilização de atividades reflexas primitivas e de grande quantidade de estímulos sensoriais. O objetivo final é buscar a função normal com atividades não desejadas, sendo elas controladas por estágios mais avançados de recuperação.
III. Os exercícios de Frenkel são uma série de exercícios de dificuldade progressiva para melhorar o controle proprioceptivo nos membros inferiores. Esses exercícios começam com movimentos simples, com eliminação da gravidade e gradualmente progridem para padrões de movimentos mais complicados, utilizando movimentos simultâneos do quadril e joelho contra a gravidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q990739 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Sem cargo, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Além de estar associada a fatores etiológicos mais diretos, a rigidez muscular pode, portanto, estar relacionada com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q903983 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Especialidade: Fisioterapeuta, TRF 1a, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos tem diagnóstico de hanseníase neural pura, sem lesões cutâneas, com perda funcional moderada para os movimentos de abdução e adução dos dedos e na flexão e oposição do V dedo da mão direita. Faz uso de corticoide há duas semanas e tem dano neural instalado.
Nesse momento, a fisioterapia deve cumprir o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q992853 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A Doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817. Com relação à doença de Parkinson é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q990049 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 66 anos, sexo masculino, sofreu um AVE hemorrágico em 01/11/2023. Apresentando Ashworth grau 2 nos músculos Solear, Gastrocnêmios Medial, Lateral e Adutores e 1+ nos Ílio Psoas e Reto Femoral.

Que distúrbio é frequente e característico no quadro apresentado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1004653 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A recuperação bem-sucedida do equilíbrio exige que o centro de massa permaneça dentro dos limites da base de suporte. Esse mecanismo compensatório pode ser alcançado por diferentes estratégias de movimento (tornozelo, quadril, de passos). Normalmente, adultos usam a estratégia de tornozelo para restabelecer o equilíbrio. Ao reduzir a base de apoio ou limitar o uso de informações sensoriais, a demanda postural é aumentada (superfície pequena ou de espuma). Para compensar esta maior demanda no controle postural, o uso da estratégia do quadril seria apropriado porque proporciona maior estabilização. Assinale a opção que apresenta a estratégia de tratamento que melhora o equilíbrio em pessoas com ataxia cerebelar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004656 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 18 anos, sexo masculino, sofreu fratura da coluna cervical após mergulhar em águas rasas. Permaneceu internado por 3 meses, devido a infeções de repetição, até a cirurgia ser realizada.
Ao receber alta hospitalar, foi encaminhado ao ambulatório de um serviço de Fisioterapia Neurofuncional. Ao exame, a escala de incapacidade da asia foi determinada como B, nível neurológico C5.
A partir dessa descrição, sobre o quadro motor/sensitivo apresentado e as atividades que o paciente seria capaz de realizar, se treinado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1001330 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 52 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com ELA há 3 anos. Hoje, depende de cadeira de rodas para deslocamento primário, devido à fraqueza dos membros inferiores. Também apresenta fraqueza nos membros superiores, o que dificulta a realização de atividades básicas de vida diária. Apresenta ainda dificuldade na fala e deglutição, levando à necessidade do uso de uma dieta líquida espessada. Ao exame, apresenta atrofia muscular generalizada, reflexos diminuídos, padrão de fraqueza muscular distal maior que proximal. Funções cognitivas preservadas, com relato de fadiga e de dificuldades respiratórias leves.
Assinale a opção que indica, na fase intermediária do problema desse paciente, o manejo adequado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q910721 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

MHR, dona de casa, 72 anos, evoluiu com Hemiplegia contralateral (afetando principalmente o membro superior e a face); déficit sensitivo contralateral; déficit de campo visual contralateral. De acordo com o quadro clínico, qual artéria foi acometida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q910726 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

É uma doença que ataca o sistema nervoso central, os nervos ópticos do indivíduo e sua medula espinhal. Entre seus principais sintomas está a ataxia, afetando a coordenação motora, fazendo com que a pessoa acometida perca o controle sobre seus movimentos voluntários. Em algumas situações os indivíduos não apresentam sintomas, outros podem apresentar sintomas crônicos graves permanentes. Qual das opções abaixo corresponde a patologia citada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q910729 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

João, 62 anos, paciente neurológico, possui a incapacidade de se comunicar, verbaliza sons inteligíveis e palavras desconexas, porém conta com a preservação do entendimento do que é dito a ele. O referido paciente possui um tipo de transtorno neurológico, denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q910730 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

“De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, o Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que ocorre de forma crônica e progressiva [...]
Fonte: Saúde Naval – Marinha do Brasil, 2019.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 200 mil pessoas tenham a doença de Parkinson no Brasil. A incidência da doença avança progressivamente a partir dos 50 anos de idade.”
Fonte: Pfizer – Doença de Parkinson, 2022.

O achado clínico que NÃO faz parte desse distúrbio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q903110 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A capacidade cognitiva refere-se à competência que um paciente tem de interpretar, compreender e se relacionar com estímulos aferentes do ambiente em que se encontra. Alterações no sistema cognitivo podem levar a quadros de apraxia e de perseveração motora. Considere as seguintes afirmativas sobre as alterações no sistema cognitivo:

I. Apraxia é a dificuldade de desempenho do movimento proposto, decorrente de fraqueza muscular, e/ou perda sensorial, e/ou incoordenação motora, e/ou falta de atenção ou compreensão.
II. Perseveração motora é uma repetição incontrolável de um movimento.
III. Apraxia construcional é a dificuldade de copiar uma figura ou diagrama.
IV. Apraxia ideatória é a dificuldade no planejamento motor de atividade previamente aprendida.
V. Apraxia ideomotora é a dificuldade no planejamento motor na ausência de estímulos externos.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q903113 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

O sistema nervoso possui uma mobilidade significativa para se adaptar aos movimentos realizados nas atividades cotidianas. Os nervos devem ter liberdade para deslizar entre as estruturas adjacentes. Entretanto, em algumas situações patológicas, os o nervos são tensionados excessivamente. Para identificar sinais de tensão neural, fisioterapeuta deve realizar testes neurodinâmicos nos nervos radial, mediano e ulnar,conforme necessário, nos seguintes casos, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q901869 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

As afecções neurológicas são aquelas doenças que agridem o sistema nervoso central e periférico, em decorrência de fatores genéticos. Tais desordens são responsáveis por cerca de 6,3% das doenças e por 12% do total de mortes no mundo todo. Entre os principais grupos de doenças neurológicas, estão as doenças vasculares, as doenças desmielinizantes, além de doenças infecciosas, os tumores do sistema nervoso central e/ou periférico; os eventos com traumatismos cranianos e/ou raquidianos; as doenças inflamatórias; as alterações do desenvolvimento e as doenças degenerativas (SANTOS; COSTA e SILVA, 2022). Neste último caso, encontre a opção da doença degenerativa em que as células de Purkinje e os núcleos denteados são acometidos comprometendo a resposta motora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q901873 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

As distrofias musculares são um grupo de distúrbios musculares hereditários, nos quais um ou mais genes necessários para uma estrutura e um funcionamento muscular normais são defeituosos, o que resulta em fraqueza muscular com vários níveis de gravidade. As fibras musculares aparecem deterioradas (distróficas) quando vistas ao microscópio. A distrofia muscular facioescapuloumeral é a forma mais comum de distrofia muscular. A distrofia muscular de Duchenne é a forma mais grave. Escolha a opção que apresenta o tipo de distrofia muscular que é bastante semelhante à distrofia de Duchenne, mas que tem início quando a criança é mais velha e causa sintomas mais leves:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.