Questões de Concursos Neuropsicologia

Resolva questões de Neuropsicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q911662 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A demência é uma diminuição, lenta e progressiva, da função mental, que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade para aprender.
Sobre a Demência, é CORRETO afirmar que:

I. A demência rapidamente progressiva é um grupo de demências que progridem mais rapidamente do que outras demências, normalmente em um a dois anos. O sintoma precoce mais óbvio dessas demências é a redução rápida da função mental. A memória é perdida. As pessoas têm dificuldade em usar a linguagem. Elas também têm dificuldade de planejar, resolver problemas, lidar com tarefas complexas (como gerenciar uma conta bancária) e usar o bom senso (função executiva)

II. Outros sintomas de demências rapidamente progressivas incluem comportamento disruptivo, alterações de personalidade, transtornos do humor, psicose, transtornos do sono e dificuldade para caminhar. Os níveis de alerta e de consciência podem ser alterados. Seus membros podem tremer e/ou sacudir involuntariamente.

III. A causa mais comum de demência rapidamente progressiva é um distúrbio causado por príons. Outras causas comuns incluem encefalite autoimune e paraneoplásica. Eles incluem alguns casos de doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal e demência devido a causas potencialmente reversíveis.

IV. Em alguns tipos de demência (como a doença de Alzheimer), o nível de acetilcolina no cérebro é baixo. A acetilcolina é um mensageiro químico (chamado de neurotransmissor) que ajuda as células nervosas a se comunicarem umas com as outras. A acetilcolina ajuda a memória, a aprendizagem, e a concentração e ajuda a controlar o funcionamento de vários órgãos.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q990669 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quanto às características essenciais do transtorno do espectro autista, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) facilidade de comunicação por excelente domínio da linguagem.
( ) prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social.
( ) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
( ) extrema facilidade de socialização e comportamento não-repetitivo.

As afirmativas são, de cima para baixo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1041191 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Medicina Ramo Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

O conceito de idioma cultural de sofrimento compreende as maneiras de expressar sofrimento mental que não necessariamente se enquadram em síndromes e sintomas específicos, mas que proporcionam formas coletivas e compartilhadas de experimentar e falar sobre preocupações pessoais ou sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q990660 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

É uma condição neuropsiquiátrica caracterizada pela manifestação de tiques vocais ou motores involuntários e repetitivos, que podem se manifestar como gritos, palavrões ou gestos considerados obscenos, proferidos sem que a pessoa possa controlá-los

O trecho acima se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q990667 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O transtorno global do desenvolvimento é caracterizado por um conjunto de condições que geram ____________ de comunicação e de comportamento, ______________ a interação dos pacientes com outras pessoas e o enfrentamento de situações cotidianas.
As lacunas acima são respectivamente preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005678 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 9 anos do sexo masculino, com quadro de impulsividade, inquietude e desatenção que a prejudicam tanto em casa quanto no ambiente escolar, teve a sua mãe chamada na escola devido a seu baixo rendimento escolar e à dificuldade nas funções executivas. Os exames de otoscopia tiveram resultados normais e a audiometria ficou dentro dos padrões da normalidade.
Diante do exposto acima, o provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1033619 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

O principal neurotransmissor envolvido na promoção ativa do sono é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q990671 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A desatenção manifesta-se comportamentalmente no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q990672 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São tipos de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade:

I- Desatenção predominante.

II- Hiperatividade/impulsividade predominante.

III- Comportamento frequente.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.