Questões de Concursos: Níveis de organização da vida

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Níveis de organização da vida. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q950150 | Biologia, Níveis de organização da vida, Medicina, UNC, ACAFE

Edição genética corrige gene humano causador de doença

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e da China conseguiu eliminar de embriões humanos cópias mutantes do gene MYBPC3, responsável pela miocardiopatia hipertrófica, doença cardíaca que provoca morte súbita e afeta uma a cada 500 pessoas. Os cientistas utilizaram a técnica CRISPR para substituir a sequência de DNA com mutação pela saudável. Dos 58 embriões, 42 se desenvolveram sem o gene que causa a enfermidade, uma taxa de sucesso de 72%.

Fonte: Nature, 24/08/201 Disponível em: http://www.nature.com

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

l O ácido desoxirribonucleico, conhecido simplesmente como DNA ou ADN, é responsável pela hereditariedade. Nele encontram-se quatro tipos de nucleotídeos que diferem quanto às bases nitrogenadas. As bases púricas do DNA são Timina e Citosina, enquanto que as bases pirimídicas são Adenina e Guanina.

ll O íntron é inicialmente transcrito no núcleo celular em uma molécula de pré-RNAm (transcrito primário), mas depois é eliminado durante o processamento ou splicing. Esse processo ocorre no citoplasma antes de ocorrer a tradução.

lll Enzimas de restrição, ou também denominadas de endonucleases de restrição, são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem da molécula de DNA em pontos específicos, em reconhecimento a determinadas sequências de nucleotídeos.

lV Através da terapia genética é possível tratamento de doenças como as neoplásicas, as hereditárias e as degenerativas. O tratamento consiste na inserção da versão funcional do gene para o organismo portador da doença, com o uso de técnicas específicas.

V As diferenças na sequência de DNA entre indivíduos são chamadas de polimorfismos. No genoma humano, o polimorfismo pode ser observado tanto no DNA de sequência única quanto no DNA de sequência repetida em tandem.

2 Q946864 | Biologia, Níveis de organização da vida, manhã, UDESC, UDESC

Os cromossomos são os portadores do material genético - o DNA. São geralmente alongados apresentam-se com “constantes” bem definidas: forma, tamanho e número. Só que essas chamadas “constantes” cromossômicas não são realmente constantes; se o fossem não havería evolução.
Texto extraído de: Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética', Freire-Maia, Newton;1988; São Paulo; p. 415. Editora da Universidade de São Paulo.
Com base no texto, analise as proposições.
I. Alterações cromossômicas como translocações, deleções, duplicações, entre outras, são mecanismos evolutivos das espécies.
II. Alterações no número de cromossomos, como as monossomias ou as trissomias, podem resultar em síndromes.
III. Poliploidias podem resultar em espécies viáveis.
IV. Os cromossomos aparecem por ocasião da divisão celular e são o resultado da compactação do DNA com proteínas específicas.
V. O aumento ou a diminuição do tamanho dos cromossomos, resultantes de deleções ou translocações, podem ocasionar doenças ou mesmo a morte dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta.

3 Q678780 | Biologia, Níveis de organização da vida, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ

A estrutura das comunidades biológicas sofrem influência de fatores abióticos e bióticos. Qual das opções abaixo apresenta fatores bióticos:

4 Q944462 | Biologia, Níveis de organização da vida, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

No começo da semana passada, o comitê da Organização das Nações Unidas sobre a Biodiversidade fez um pronunciamento de que os impactos causados por humanos ameaçam a existência de cerca de um milhão de espécies, incluindo 40% de todas as espécies de anfíbios conhecidas pela ciência, ou cerca de 3,2 mil espécies.
[...]
“Nas regiões neotropicais, as espécies que sabemos estarem em risco apresentam distribuições geográficas muito semelhantes em comparação com as espécies com dados insuficientes previstos como em risco de extinção”, explica ecologista da Universidade de Yale e autora principal do estudo.
Jason Bittel, Metade das espécies de anfíbios está em risco de extinção. In: www.nationalgeographicbrasil.com, 2020.
Em relação ao grupo dos anfíbios, pode-se afirmar que são

5 Q678344 | Biologia, Níveis de organização da vida, Medicina, FAG, FAG

A vida na Terra e a própria humanidade dependem da energia produzida pelo sol e recebida sob a forma de luz e calor. Em relação ao texto, afirma-se o que se segue:

I. Quanto menor a latitude, menor será a quantidade de radiação solar que chega à Terra, e menor será a temperatura média anual, com influência direta na taxa fotossintética dos vegetais. II. A latitude não determina o grau de biodiversidade nos diferentes biomas terrestres. III. As adaptações dos vegetais a seu habitat natural determinam sua sobrevivência nos diferentes biomas terrestres.

A opção CORRETA quanto às afirmações acima é:

6 Q678641 | Biologia, Níveis de organização da vida, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP

No ambiente em que vivemos, encontramos muitos seres vivos se inter-relacionando e ocupando diferentes habitats. Esses organismos poderão formar grupos iguais ou diferentes, fazendo trocas entre eles e com os fatores abióticos do meio.
Relacione os termos ecológicos na coluna à esquerda com seus significados na coluna à direita.

(1) População
(2) Biosfera
(3) Bioma
(4) Produtores
(5) Ecossistema
(6) Predadores
(7) Bióticos
(8) Decompositores

( ) Formam a base das cadeias alimentares.
( ) Seres capazes de transformar a matéria orgânica em inorgânica.
( ) Componentes vivos de um ecossistema.
( ) Conjunto dos seres vivos com os fatores abióticos como luz e calor.
( ) Conjunto de todos os ecossistemas: terrestre, marinho e de água doce.


A sequência correta é

8 Q904242 | Biologia, Níveis de organização da vida, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Algumas acácias abrigam formigas picadoras do gênero Pseudomyrmex em seus espinhos ocos. As formigas se alimentam do néctar da árvore e de intumescências ricas em proteínas localizadas nas bases das folhas. Elas costumam ser agressivas e atacar organismos que entrem em contato com a árvore, além de remover esporos de fungos e detritos.


A relação entre as acácias e as formigas picadoras é um exemplo de

9 Q945539 | Biologia, Níveis de organização da vida, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Um ecossistema é uma comunidade biológica composta por fatores bióticos e a sua interação com os fatores abióticos. São exemplos de fatores abióticos

10 Q944463 | Biologia, Níveis de organização da vida, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

A população global deverá atingir 8 bilhões em 15 de novembro de 2022, e a Índia deverá superar a China como o país mais populoso do mundo em 2023, de acordo com o relatório "World Population Prospects 2022", divulgado nesta segunda-feira (11/07/2022), no Dia Mundial da População.
A população global está crescendo em um ritmo mais lento desde 1950, apresentando uma queda de 1% em 2020. As últimas projeções das Nações Unidas indicam que a população mundial deve chegar em 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050. A estimativa é de que a população atinja um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permaneça neste nível até 2100.
https://brasil.un.org/pt-br/189756-populacao-mundial-chegara-8-bilhoes-em-novembro-de-2022
O crescimento da população humana deve-se à diminuição da taxa de mortalidade, aos avanços tecnológicos e à produção crescente de alimentos, além de avanços na Medicina. Mesmo com esses avanços, parte da população mundial, ainda, passa fome, não tendo acesso a recursos básicos para a sobrevivência.
Analise as situações a seguir.
Podemos afirmar que, se a população humana seguisse os preceitos ecológicos, seu contínuo crescimento
I- alcançaria a capacidade de suporte do planeta e a população teria uma diminuição da densidade populacional por falta de recursos. II- geraria um desequilíbrio ecológico, promovendo o aumento das populações de predadores naturais da espécie. III- desencadearia uma maior competição interespecífica por recursos naturais, levando à extinção de outras espécies. IV- promoveria o aumento das populações de todas as outras espécies que compartilham os mesmos recursos da espécie humana.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.