Questões de Concursos Normas Arquivísticas

Resolva questões de Normas Arquivísticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1062284 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que segue, relativos a conceitos, princípios, legislação e normas arquivísticas.

A norma arquivística nacional cujo objetivo é permitir o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional é a Norma Brasileira de Descrições Arquivísticas (NOBRADE).

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1061534 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue o item subsecutivo.

Metadado é a representação de qualquer elemento de conteúdo cognitivo passível de ser comunicada, processada e interpretada de forma manual ou automática.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1030048 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Para se fazer uma descrição geral da totalidade do acervo de uma entidade custodiadora que tem vários níveis, deve-se utilizar, segundo a Nobrade, o nível:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1041319 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Especialidade Arquivologia, TRT 15 Região SP, FCC, 2025

O código de referência é um dos elementos de descrição obrigatórios da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade). Para sua formação é necessário registrar, obrigatoriamente, os códigos do pais da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1036810 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia Digital Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo.

De acordo com as diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a preservação dos documentos arquivísticos digitais deve estar associada a um repositório digital confiável

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042832 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Desenvolvimento de Sistemas, TJ RR, FGV, 2024

O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (MoReq-Jus), em sua 2ª edição, foi elaborado com o objetivo de especificar requisitos funcionais e não funcionais aos quais devem aderir os sistemas informatizados de gestão de processos e documentos utilizados em atividades judiciais e administrativas dos órgãos integrantes do Poder Judiciário.
Selecione a opção que contém um exemplo de requisito não funcional especificado pelo MoReq-Jus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1062833 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, TJ MS, FGV, 2024

O modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) e-ARQ Brasil não contempla metadados específicos de gestão e descrição para documentos imagéticos.

Se o acervo contém documentos nesse formato, deve-se seguir a orientação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1062839 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, TJ MS, FGV, 2024

O comitê do Proname (Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário) sugere a adoção, por todos os órgãos integrantes do poder judiciário, do seguinte programa de informática para descrição arquivística de documentos de valor histórico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1025807 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as políticas públicas de arquivo, a legislação arquivística e as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item.

Entre seus requisitos obrigatórios, conforme disposto no Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, um SIGAD deve possibilitar ao usuário a pesquisa e a navegação na estrutura do plano de classificação por meio de uma interface gráfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1025808 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as políticas públicas de arquivo, a legislação arquivística e as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item.

Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos deve, como estratégia de preservação de longo prazo, possibilitar a realização periódica de cópias de segurança para que, em caso de falhas, as informações possam ser restauradas e recuperadas para o ambiente de produção do sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q849008 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
Não há normas nacionais nem internacionais de descrição, o que dificulta o esforço por um padrão intercambiável que possa ser reconhecido.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q847730 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD), das políticas de acesso e da microfilmagem, julgue o item que se segue.
A especificação do esquema de metadados envolve quatro etapas, entre as quais a identificação dos metadados referidos no e-ARQ Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q850826 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Em relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item seguinte.  
As normas ISAD(g) e ISAAR(CPF), do Conselho Internacional de Arquivos, foram adaptadas para a realidade brasileira, tendo resultado na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q850587 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD), das políticas de acesso e da microfilmagem, julgue o item que se segue.
Pertence ao grupo de requisitos funções administrativas o requisito que estabelece que um SIGAD deve estar de acordo com a legislação e as normas pertinentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q850867 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD), das políticas de acesso e da microfilmagem, julgue o item que se segue.
A inclusão do plano de classificação no sistema informatizado de gestão arquivística de documentos é um requisito obrigatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q850619 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Em relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item seguinte.  
De acordo com o código oferecido pelo Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ), tais entidades devem permitir acesso sem restrições ao seu acervo.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q848581 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Prefeitura de Bagé RS Arquivista, FUNDATEC, 2020

No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. 2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. 3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. 4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. 5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q657911 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q851706 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Tecnico de Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD), das políticas de acesso e da microfilmagem, julgue o item que se segue.
É altamente desejável que um dos requisitos estabeleça que um SIGAD seja capaz de manter, para cada documento ou dossiê/processo, o histórico das movimentações e transferências de mídia sofridas por esses documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q960920 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Acerca da Normalização da Descrição Arquivística, relacione adequadamente as siglas aos seus respectivos conceitos.

1. ISDF.

2. NOBRADE.

3. ISAAR-CPF.

4. ISDIAH.

( ) Norma que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

( ) Norma que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação.

( ) Norma que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística.

( ) Norma que estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.