Questões de Concursos Nova gestão pública

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1Q114228 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

A reforma do aparelho do estado tem um escopo mais restrito e está orientada para:

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2Q114551 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

As alianças, parcerias, acordos e cooperações, quando utilizados no sentido operacional, de decisões e ações relacionadas às melhores formas de prestar ou controlar os serviços públicos, fazem parte do conceito de:

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3Q111525 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Considerando que o termo governança em sentido amplo pode ser defi nido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo, os aspectos comumente relacionados a este termo são os seguintes, exceto:

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4Q114096 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito das características da administração burocrática e da administração gerencial, atribua B à assertiva que descreva aspectos da administração burocrática e G à assertiva que descreva aspectos da administração gerencial. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) O modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.

( ) Pensa na sociedade como campo de confl ito, cooperação e incerteza no qual os cidadãos defendem seus interesses e afi rmam suas posições ideológicas.

( ) Preocupa-se em oferecer serviços e não em gerir programas, visa atender aos cidadãos.

( ) É autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas.

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5Q112353 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito da chamada administração pública gerencial, analise as assertivas abaixo, classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A administração gerencial era considerada, quando da sua implementação, uma forma de trazer as mais recentes conquistas da administração de empresas para a administração pública.

( ) O paradigma gerencial contemporâneo, que se dizia fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigia formas flexíveis de gestão, conforme se depreende do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.

( ) A administração gerencial visava transferir atividades de setor de serviços competitivos ou não exclusivos mediante o processo de publicização, ou seja, adoção pela sociedade, de formas de produção não lucrativas de bens e serviços públicos.

( ) As agências executivas também surgem como uma proposta inovadora da reforma administrativa gerencial no setor de atividades não exclusivas do Estado.

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6Q147200 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 6a Região, FCC

O desenvolvimento da capacidade de governança aplicada às organizações públicas foca, principalmente,

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7Q165634 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Uma organização pública que pretende incorporar uma orientação empreendedora em seu planejamento estratégico deve priorizar

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8Q161057 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, teve início a
implantação da administração burocrática no Brasil. No que
concerne à evolução, ao funcionamento e à estrutura organizacional
da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A nova administração pública prioriza a ênfase nas habilidades gerenciais em detrimento do processo de elaboração de políticas.

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9Q98869 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.

O modelo de administração pública gerencial, proposto na última reforma administrativa do Estado brasileiro, concentra-se na moderna gestão por processos, definindo responsabilidades e procedimentos para os planos de ação governamentais.

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10Q260926 | Administração Pública, Nova Gestão Pública, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos aos aspectos da nova gestão pública.

Preservando-se o caráter rígido da administração burocrática, foram introduzidas, com a nova administração pública, novas práticas gerenciais, direcionadas à criação de condições para elevar o controle social sobre o gestor público.

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11Q260184 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura
organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização da decisão e das funções.

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12Q165234 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Com relação à introdução do paradigma pós-burocrático na administração pública brasileira, considere:

I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilização e, posteriormente, ruptura do modelo burocrático, tendo em vista que as organizações públicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ação.

II. Apesar de todas as mudanças recentes, as organizações ditas pós-burocráticas ainda estão vinculadas à lógica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber.

III. A organização pós-burocrática teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informação.

IV. As organizações pós-burocráticas podem ser caracterizadas como orientadas para a solução de conflitos e problemas, e estão baseadas na participação, confiança e compromisso de todos em torno de resultados.

V. O tipo organizacional pós-burocrático é construído em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formação de consensos baseados no personalismo.

Está correto o que se afirma APENAS em

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13Q160642 | Administração Pública, Nova gestão pública, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas relativas aos temas governabilidade, governança e accountability e assinale a alternativa INCORRETA.

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14Q251522 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao empreendedorismo
governamental e às novas lideranças no setor público.

Aproximando-se do modelo tradicional burocrático, o governo empreendedor visa estimular a ação e a parceria da sociedade, exercendo forte controle sobre a economia.

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15Q178315 | Administração Pública, Nova gestão pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Nos últimos anos, a ideia de que a participação mais direta e ativa dos cidadãos nas esferas de decisão das políticas públicas e nas ações governamentais em geral tornou-se um imperativo para que as instituições públicas fossem relegitimadas enquanto instituições efetivamente representativas e democráticas. O conjunto de procedimentos e mecanismos que levam os decisores governamentais e dirigentes públicos a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência, denomina-se:

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16Q243110 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, julgue
os seguintes itens.

No denominado aparelho do Estado, serviços não exclusivos correspondem ao setor em que o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais e privadas.

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17Q251818 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à administração pública do modelo racional-legal
ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens que se seguem.

Preservando a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, a administração pública gerencial proporcionou um sistema de gestão e controle centrado em resultados.

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18Q261038 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TST, FCC

No caminho de sua modernização, a Administração pública brasileira, especialmente na administração direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de moder nidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administração direta federal. São eles:

I. A estabilidade funcional após estágio probatório e o ambiente profissional pouco competitivo.

II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficiência de desempenho.

III. Excesso de áreas funcionais e de níveis hierárquicos, treinamentos e capacitação sem foco no cotidiano.

Genericamente, são verdadeiros os problemas mencionados em

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19Q252088 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao empreendedorismo
governamental e às novas lideranças no setor público.

A gestão pública empreendedora implica a busca por resultados, visando atender às necessidades dos cidadãos e não aos interesses da burocracia mediante o estímulo da sua parceria com sociedade.

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20Q255688 | Administração Pública, Nova gestão pública, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à administração pública do modelo racional-legal
ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens que se seguem.

No modelo de administração pública gerencial, o aparelho de Estado deve ser responsável apenas pela execução das políticas públicas.

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