Questões de Concursos O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Resolva questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q954673 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Monitor Escolar, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre a nutrição infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) As crianças podem acabar evitando alimentos associados à ansiedade ou ao sofrimento psicológico que frequentemente ocorrem durante refeições caracterizadas por discussões e confrontos.
( ) O aumento de familiaridade com o sabor de um alimento reduz a probabilidade de aceitação.
( ) As crianças podem aceitar ou rejeitar alimentos com base em fatores ambientais, como o contexto, a presença de outros e as consequências esperadas do comer ou não comer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q954803 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Marta é uma agente educadora que trabalha com crianças de três a cinco anos em uma comunidade rural. Em suas atividades, ela incentiva os alunos a explorarem o ambiente ao seu redor, realizando tarefas como identificar plantas, animais e sons da natureza.

Com base na abordagem adotada por Marta, é CORRETO afirmar que, as atividades realizadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q955088 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva integral, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q898108 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento humano é um processo contínuo que abrange as dimensões físicas, emocionais, sociais e cognitivas, moldando a identidade e as habilidades ao longo da vida. Qual é a principal razão pela qual a primeira infância é considerada uma fase crucial para o desenvolvimento humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q990292 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Durante os primeiros seis anos de vida, as crianças desenvolvem uma série de competências e habilidades em diversas áreas. Sobre esse assunto, relacione as colunas abaixo:

Coluna I:
1. Desenvolvimento Físico. 2. Desenvolvimento Cognitivo. 3. Desenvolvimento Linguístico. 4. Desenvolvimento Socioemocional.

Coluna II:
( ) Capacidade de enfrentar desafios simples e encontrar soluções.
( ) Desenvolvimento do vocabulário e compreensão de frases simples.
( ) Aprimoramento do equilíbrio e da destreza para realizar tarefas físicas.
( ) Aprendizado gradual para lidar com emoções e controlar impulsos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q867970 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

De acordo com os pressupostos legais vigentes, a creche engloba as diferentes etapas do desenvolvimento da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q896642 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

O desenvolvimento infantil e as teorias sobre o processo de aprendizagem são temas essenciais para o professor. Com base nas teorias de desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q867975 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Glória é auxiliar de creche e uma de suas atribuições é auxiliar o educador quanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q894124 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considere o caso hipotético a seguir:

Um grupo de crianças, de 3 anos, estava brincando em um parquinho da creche. De repente, duas crianças começaram a brigar e a se bater, o que é comum em crianças pequenas. Motivo é que elas discordaram na brincadeira de pega-pega. A professora então interveio pedindo que elas explicassem o motivo da briga, levando-as a ponderar os argumentos e fatos, a fim de que elas consigam solucionar o problema com a mediação da professora.

Ao fazer isso, a professora está propiciando que as crianças desenvolvam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q897458 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ao tratar da periodização do desenvolvimento psicológico, Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q893379 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia da criança bem pequena e pequena. Na Escola da Infância, faz-se necessário o planejamento e a vivência dessas primeiras noções conceituais, desde seu ingresso na creche e na pré-escola. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q882661 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No que se refere às características observadas durante a fase do desenvolvimento infantil entre 0 e 5 anos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q886506 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes afirmativas é correta sobre o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo na primeira infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q895983 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O atendimento a crianças na educação infantil que provém de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural requer uma abordagem pedagógica especializada. Esta abordagem deve considerar a necessidade de enriquecer o ambiente educacional para compensar as possíveis deficiências do ambiente doméstico ou comunitário. Analise as seguintes afirmativas sobre o atendimento a estas crianças na Educação Infantil.

I. O ambiente educacional deve ser estruturado para oferecer estímulos culturais diversos, compensando a falta de estímulo no ambiente doméstico.
II. Crianças de ambientes pouco estimuladores não podem se beneficiar de atividades educacionais enriquecedoras, devido às limitações do seu contexto inicial.
III. A intervenção pedagógica deve incluir a colaboração com as famílias, visando promover práticas estimuladoras, também, no ambiente doméstico.
IV. A inclusão de recursos como livros, jogos e atividades artísticas é desnecessária para crianças provenientes de ambientes pouco estimuladores.
V. O papel do educador inclui a observação atenta para identificar as necessidades individuais de cada criança e adaptar as práticas pedagógicas de acordo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q895986 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento das percepções e a formação de conceitos na infância são processos complexos e interconectados. Eles envolvem a capacidade de observar, interpretar e categorizar informações do ambiente, levando à formação de conceitos básicos e ao desenvolvimento cognitivo. Enumere os passos, de 1 a 5, no processo de formação de conceitos nas crianças, considerando o desenvolvimento das percepções.

( ) Classificação de objetos com base em características semelhantes.
( ) Uso da linguagem para nomear e descrever conceitos.
( ) Observação e exploração sensorial do ambiente.
( ) Desenvolvimento de habilidades de raciocínio abstrato e lógico.
( ) Formação de hipóteses e experimentação.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q895992 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A linguagem desempenha um papel duplo no desenvolvimento infantil: ela é tanto um objeto de aprendizagem quanto um instrumento essencial para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Na Educação Infantil, é importante reconhecer e utilizar a linguagem de maneira eficaz para facilitar o processo de aprendizagem.
Na Educação Infantil, o processo de aprender a linguagem e usar a linguagem como instrumento de aprendizagem envolve ________ e ________, permitindo que as crianças ________ e ________. Este processo é enriquecido por atividades que incluem ________.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q895994 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento do conceito de número nas crianças é um processo complexo que envolve a compreensão de quantidades, a habilidade de contar e o reconhecimento de números. Na Educação Infantil, é crucial adotar estratégias didáticas que promovam esse desenvolvimento de maneira lúdica e significativa. Qual das seguintes atividades é mais eficaz para promover a compreensão e o desenvolvimento do conceito de número em crianças na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q57571 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

I- A ciência, como constructo intelectual, promove o desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da matemática.
II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais sistematizado com a realidade.
III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo alunos, professor e outros possíveis sujeitos.
IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q57572 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Analise as assertivas acerca do desenvolvimento da noção de espaço pela criança e marque a alternativa correta.

I- O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente.
II- Ao desenvolver a noção espacial, a criança cria a ideia de sua dimensão corporal.
III- Até 2 anos de idade, a noção de espaço se refere às possibilidades de deslocamento.
IV- De 2 a 6 anos de idade, a criança entende o espaço concreto dos lugares que frequenta.
V- Os passeios estimulam na criança o desenvolvimento do conceito de espaço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.