Questões de Concursos O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Resolva questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57577 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

No documento “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a linguagem verbal é considerada como um bem cultural. Assim, o ideal é que, vivendo a linguagem oral no dia a dia, a criança vá aprendendo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q57580 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem promover diversas aprendizagens e possibilidades de desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a que está INCORRETA em relação às práticas pedagógicas que devem ocorrer na Educação Infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q57575 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Observe as assertivas sobre o cotidiano na construção do conhecimento geográfico e a relação entre ambas.

I- A Geografia aborda a organização espacial como objeto de estudo sem se preocupar com o espaço no qual os sujeitos interagem.

Por conseguinte,

II- as interações dos alunos com o seu ambiente, assim como suas experiências vividas, devem ser levadas em consideração, a fim de analisar na sala de aula as práticas efetivas do cotidiano dos homens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q57571 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

I- A ciência, como constructo intelectual, promove o desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da matemática.
II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais sistematizado com a realidade.
III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo alunos, professor e outros possíveis sujeitos.
IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q57576 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos matemáticos pela criança e observe a relação entre elas.

I- Na Educação Infantil, o ensino da matemática deve abordar o desenvolvimento do conhecimento numérico, do saber contar e registrar, das noções de espaço, tempo, medida, forma e quantidade, da resolução de problemas em situações do dia a dia da criança.

PORTANTO

II- Esses conhecimentos devem ser selecionados pelo professor levando em conta os conhecimentos que as crianças possuem com vistas a ampliá-los cada vez mais por meio de jogos,  brincadeiras, músicas e desenhos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q57579 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Sobre as noções matemáticas que são desenvolvidas na Educação Infantil, marque aquela que NÃO corresponde ao campo em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q57572 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Analise as assertivas acerca do desenvolvimento da noção de espaço pela criança e marque a alternativa correta.

I- O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente.
II- Ao desenvolver a noção espacial, a criança cria a ideia de sua dimensão corporal.
III- Até 2 anos de idade, a noção de espaço se refere às possibilidades de deslocamento.
IV- De 2 a 6 anos de idade, a criança entende o espaço concreto dos lugares que frequenta.
V- Os passeios estimulam na criança o desenvolvimento do conceito de espaço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q57574 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Identifique o que é correto afirmar sobre o cotidiano na construção do conhecimento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q57573 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

No que se refere ao desenvolvimento de noções pela criança, assinale a alternativa com a palavra que completa adequadamente a lacuna do trecho seguinte:

“A compreensão da noção de _______ é essencial para a compreensão da História que supõe essa noção, sob o duplo aspecto da avaliação da duração e da seriação dos acontecimentos. Essa noção ajuda as crianças na compreensão do passado, no entanto, inicialmente, as crianças veem o passado com os olhos do presente.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q57578 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Há crianças que ingressam nas unidades de educação infantil recitando sequências numéricas. A contagem de objetos, porém, envolve colocar em ação, gradativamente, um procedimento termo a termo entre os nomes dos numerais e os objetos a serem contados. Para explorar o sistema numérico oral com as crianças e evitar a mecanização, é necessário que elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q896642 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

O desenvolvimento infantil e as teorias sobre o processo de aprendizagem são temas essenciais para o professor. Com base nas teorias de desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q886506 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes afirmativas é correta sobre o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo na primeira infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q867970 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

De acordo com os pressupostos legais vigentes, a creche engloba as diferentes etapas do desenvolvimento da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q897458 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ao tratar da periodização do desenvolvimento psicológico, Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q882661 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No que se refere às características observadas durante a fase do desenvolvimento infantil entre 0 e 5 anos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q954673 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Monitor Escolar, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre a nutrição infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) As crianças podem acabar evitando alimentos associados à ansiedade ou ao sofrimento psicológico que frequentemente ocorrem durante refeições caracterizadas por discussões e confrontos.
( ) O aumento de familiaridade com o sabor de um alimento reduz a probabilidade de aceitação.
( ) As crianças podem aceitar ou rejeitar alimentos com base em fatores ambientais, como o contexto, a presença de outros e as consequências esperadas do comer ou não comer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q954803 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Marta é uma agente educadora que trabalha com crianças de três a cinco anos em uma comunidade rural. Em suas atividades, ela incentiva os alunos a explorarem o ambiente ao seu redor, realizando tarefas como identificar plantas, animais e sons da natureza.

Com base na abordagem adotada por Marta, é CORRETO afirmar que, as atividades realizadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q893379 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia da criança bem pequena e pequena. Na Escola da Infância, faz-se necessário o planejamento e a vivência dessas primeiras noções conceituais, desde seu ingresso na creche e na pré-escola. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q895986 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento das percepções e a formação de conceitos na infância são processos complexos e interconectados. Eles envolvem a capacidade de observar, interpretar e categorizar informações do ambiente, levando à formação de conceitos básicos e ao desenvolvimento cognitivo. Enumere os passos, de 1 a 5, no processo de formação de conceitos nas crianças, considerando o desenvolvimento das percepções.

( ) Classificação de objetos com base em características semelhantes.
( ) Uso da linguagem para nomear e descrever conceitos.
( ) Observação e exploração sensorial do ambiente.
( ) Desenvolvimento de habilidades de raciocínio abstrato e lógico.
( ) Formação de hipóteses e experimentação.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.