Leia o excerto a seguir:
 
Eu diria que os educadores são como as velhas árvores [...]
Possuem uma face, um nome, uma “estória” a ser contada.
Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os
liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma “entidade” sui
generis portador de um nome, também de uma “estória”,
sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação
é algo pra acontecer neste espaço invisível e denso, que se
estabelece a dois. Espaço artesanal (ALVES, 1987, p.13).
	 O contexto proposto pelo enunciado traz à tona:
 
I. A importância do estabelecimento de relações sejam
estas nas escolas e/ou nos diferentes ambientes de
trabalho.
II. Relações baseadas na afetividade e no companheirismo
dentro da escola influenciam na vida e na profissão de
professores e alunos.
III. A afetividade está intimamente ligada ao modo
carinhoso que deve orientar o trabalho docente no
contato diário com os alunos, portanto o vínculo afetivo
não adentra aos demais espaços de convivência social,
principalmente nos ambientes corporativos.
IV. Um dos aspectos fundamentais para o estabelecimento
de boas relações no ambiente de trabalho é a motivação
[…] No trabalho pedagógico seja este escolar ou não, a
motivação atrela-se às motivações para aprender, para
ensinar.
V. Ser um bom profissional-educador não significa apenas
ter boa comunicação e saber conteúdos específicos,
mas também reconhecer a importância do afeto e da
formação de valores para o crescimento pessoal dos
indivíduos.
	 Estão corretas as afirmativas: 
  ✂️         a) I, II, IV e V apenas      ✂️         b) II, III, IV e V apenas      ✂️         c) III e IV apenas      ✂️         d) IV e V apenas      ✂️         e) II, III e V apenas