Questões de Concursos Obesidade e Transtornos Alimentares

Resolva questões de Obesidade e Transtornos Alimentares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985031 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista 20h e 40h, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os comportamentos comuns nos pacientes com anorexia nervosa (AN), analisar os itens.

I. Mastigam lentamente pequenas quantidades de comida, chegando ao ponto de ruminar o alimento (a mastigação é seguida de descarte do alimento ou deglutição seguida de regurgitação).

II. Evitam comer na presença de outras pessoas e costumam não preparar alimentos para os outros.

III. Interessam-se por tudo o que está relacionado à culinária e dietas, por isso, têm um grande conhecimento sobre as calorias dos alimentos e sobre nutrição.

IV. Evitam grupos alimentares específicos, muitas vezes com justificativas ideológicas (vegetarianismo, macrobiótica, etc.) e acreditam que alimentos consumidos se transformam imediatamente em gordura corporal.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1010173 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma paciente do sexo feminino de 55 anos de idade compareceu ao atendimento nutricional queixando-se de dificuldade para perder peso. A avaliação nutricional mostrou índice de massa corporal (IMC) de 31,5 kg/m2, circunferência abdominal de 108 cm; pressão arterial de 145 mmHg × 90 mmHg; glicemia em jejum de 125 mg/dl; hemoglobina glicada de 6,0%; colesterol total de 190 mg/dl; LDL colesterol de 150 mg/dl e triglicerídeos de 135 mg/dl.


Considerando o caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do quadro clínico e da prescrição dietética adequada para a paciente, bem como a respeito dos objetivos da Vigilância Alimentar e Nutricional.

A dietoterapia recomendada para a paciente deve incluir aconselhamento nutricional baseado em dieta hipocalórica, com predomínio de alimentos e bebidas com baixa densidade energética, para manejo da obesidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q897796 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais associadas principalmente ao estilo de vida e a outras condições, como fatores genéticos, hereditários, psicológicos, culturais e étnicos. O tratamento é complexo, de longo prazo, e envolve mudança de estilo de vida, com ênfase no tratamento nutricional, prática de atividade física, intervenções psicológicas, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q911627 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Médico, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

É um distúrbio raro caracterizado por uma preocupação excessiva em relação à preparação do alimento, desde a compra dos ingredientes até a forma que ele será servido no prato. Além disso, a pessoa com esse transtorno come em excesso e tem obsessão pela comida. Os Principais sintomas são consumo frequente de pratos exóticos ou especiais, preocupação excessiva com a qualidade dos ingredientes comprados, passar muito tempo na cozinha, ter muito cuidado ao preparar os alimentos, servir sempre pratos bem decorados.
O conceito refere-se ao distúrbio alimentar:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q900370 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A obesidade é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode acarretar diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão. Este distúrbio é resultado de uma complexa interação entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais. No entanto, não se pode deixar de falar dos fatores enzimáticos e hormonais na regulação do peso corporal. Em relação aos fatores enzimáticos e hormonais que atuam na obesidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


I. A obesidade está associada a um estado crônico sub-clínico de inflamação caracterizado por uma produção anormal de citocinas pró-inflamatórias.


II. A grelina diminui a ingestão alimentar, uma vez que ela inibe o apetite. Altos níveis de grelina no plasma estão associados ao maior peso corporal.


III. A colecistoquinina provoca a sensação de fome, ela é produzida no estômago e no intestino, sinalizando para o cérebro a vontade de comer.


IV. A leptina interage com receptores hipotalâmicos, favorecendo a saciedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q916254 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a obesidade na infância e na adolescência, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q897568 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais associadas principalmente ao estilo de vida e a outras condições, como fatores genéticos, hereditários, psicológicos, culturais e étnicos. O tratamento é complexo, de longo prazo, e envolve mudança de estilo de vida, com ênfase no tratamento nutricional, prática de atividade física, intervenções psicológicas, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q899617 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

De acordo com as evidências e diretrizes mais recentes sobre o tratamento nutricional da obesidade, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q899651 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, publicada em 2014, reúne diversas ações do governo federal que contribuem para a redução da obesidade no Brasil. Sobre tal Estratégia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q910689 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A obesidade é representada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos. Sobre a obesidade é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q904307 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Acerca do transtorno de compulsão alimentar, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q904314 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

No mundo, sobrepeso e obesidade afetam mais de dois bilhões de adultos e a prevalência quase triplicouem 40 anos. Acerca desta patologia, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q996742 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

Considerando um paciente com obesidade e esteatose hepática não alcoólica, a intervenção nutricional para a melhoria da doença deve incluir estratégias voltadas para a modificação do estilo de vida e dieta, das alternativas a seguir as mudanças mais adequadas para a melhora do quadro são ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q902305 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quanto aos transtornos do comportamento alimentar, assinale a alternativa que corresponde a uma característica do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q903597 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Considerando as diretrizes atuais para o tratamento de pacientes com obesidade extrema sem enfermidade aguda e que não estejam hospitalizados, qual das seguintes abordagens terapêuticas nutricionais é mais recomendada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q863930 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a obesidade na infância e na adolescência, assinalar a alternativa CORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1000641 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

Ao calcular a ingestão calórica necessária para um indivíduo com sobrepeso, a abordagem recomendada para que o nutricionista consiga promover uma perda de peso saudável, duradoura e minimizando o risco de efeitos adversos deve ser ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1000642 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

No tratamento dos transtornos alimentares, como a anorexia nervosa, a abordagem nutricional crítica para a recuperação do paciente consiste em ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q897481 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais associadas principalmente ao estilo de vida e a outras condições, como fatores genéticos, hereditários, psicológicos, culturais e étnicos. O tratamento é complexo, de longo prazo, e envolve mudança de estilo de vida, com ênfase no tratamento nutricional, prática de atividade física, intervenções psicológicas, tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q905422 | Nutrição, Obesidade e Transtornos Alimentares, Nutricionista, Prefeitura de Cachoeira Dourada GO, Itame, 2024

A obesidade configura a maior epidemia de saúde pública mundial, com elevação de sua prevalência em todos os países e vem afetando cada vez mais precocemente crianças e adolescentes. Acerca dasdiretrizes vigentes para o tratamento da obesidade nesta faixa etária, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta:

(___) O estágio inicial de tratamento da obesidade prevê aumento no consumo de frutas e vegetais e limitação das atividades sedentárias, como telas.

(___) As metas para a perda de peso devem ser determinadas pela idade da criança, gravidade da obesidade e presença de comorbidades

(___) Atividade física não estruturada, incluindo brincadeiras devem ser encorajadas em crianças mais novas, enquanto que atividades físicas estruturadas, como esportes fora do ambiente escolar devem ser estimulados em crianças mais velhas.

(___) O consumo de sucos naturais deve ser preferencialmente substituído por frutas in natura com casca, em razão da concentração de frutose e glicose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.