Início Questões de Concursos Obras Ferroviárias e Rodoviárias Resolva questões de Obras Ferroviárias e Rodoviárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Obras Ferroviárias e Rodoviárias Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q966245 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, TCU, CESPE CEBRASPEAcerca de sistemas de custos rodoviários e do acompanhamento de obras, julgue o item subsequente. Segundo o DNIT, os custos de manutenção, os custos de propriedade e os custos de operação do equipamento devem ser considerados para o cálculo dos custos horários de um equipamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q961235 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal de uma obra pública, a fiscalização deve constatar que os drenos foram devidamente medidos em metros lineares, acompanhando as declividades do terreno, bem como os preços unitários (custos diretos) para a execução dos drenos, quais estão inclusos, nos casos em que se fizerem necessários, os seguintes itens, EXCETO: ✂️ a) Aquisições de areia e brita e enchimento de valas. ✂️ b) Aquisição de equipe técnica terceirizada para a escavação das valas. ✂️ c) Aquisições, transportes e assentamentos dos tubos e mantas de geotêxtil. ✂️ d) Materiais e serviços complementares, como gabaritos, nivelamentos topográficos etc. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q966639 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.Durante o aquecimento, o cimento asfáltico de petróleo perde óleos voláteis e incorpora moléculas de oxigênio, o que resulta em perda da sua consistência original. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q959321 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018Texto associado. Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada. Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.Os processos de valoração econômica ambiental visam o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, metodologias que permitem levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q966638 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.O ensaio de abrasão Los Angeles, que permite averiguar o desgaste de agregados, é convencionalmente expresso em porcentagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q966635 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPECom relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.Segundo o método de projeto de pavimentos flexíveis, caso o número de repetições do eixo padrão durante a vida de projeto seja inferior a 106 , recomenda-se a aplicação de um revestimento betuminoso com, pelo menos, 5 cm de espessura. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q966650 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEA respeito de fiscalização e controle, julgue os itens que se seguem.No controle do cimento asfáltico, são recomendados, entre outros, um ensaio de penetração a 25 °C e um ensaio de granulometria para todo carregamento que chegue à obra. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q966640 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.Os ensaios de envelhecimento do cimento asfáltico de petróleo permitem avaliar o envelhecimento de curto e de longo prazo do material. No primeiro caso, simula-se o envelhecimento que ocorre na usina e determina-se a quantidade de sólidos voláteis perdida pelo asfalto durante o processo de produção da mistura. No segundo caso, simulam-se as propriedades físicas e químicas dos ligantes após cinco a dez anos de vida em serviço. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q966645 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEAcerca de sistemas de custos rodoviários e do acompanhamento de obras, julgue os itens subsequentes.Quanto ao controle e acompanhamento das condições de segurança do revestimento de concreto asfáltico acabado, é correto afirmar que o revestimento deve apresentar valor de resistência à derrapagem maior ou igual 45 quando medido com o pêndulo britânico e altura de areia de 0,6 a 1,20 mm. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q966641 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.O ensaio de limite de plasticidade consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para permitir uma penetração de um pistão em um corpo de prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração em brita padronizada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q966658 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPECom relação a conservação e manutenção de rodovias, julgue os itens subsequentes.O programa integrado de revitalização (PIR IV) é caracterizado por contratos a preço global fixo, com duração de cinco anos, e prevê a execução de serviços de recuperação estrutural, serviços de restauração e atividades de manutenção e conservação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q966245 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, TCU, CESPE CEBRASPEAcerca de sistemas de custos rodoviários e do acompanhamento de obras, julgue o item subsequente. Segundo o DNIT, os custos de manutenção, os custos de propriedade e os custos de operação do equipamento devem ser considerados para o cálculo dos custos horários de um equipamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q961235 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal de uma obra pública, a fiscalização deve constatar que os drenos foram devidamente medidos em metros lineares, acompanhando as declividades do terreno, bem como os preços unitários (custos diretos) para a execução dos drenos, quais estão inclusos, nos casos em que se fizerem necessários, os seguintes itens, EXCETO: ✂️ a) Aquisições de areia e brita e enchimento de valas. ✂️ b) Aquisição de equipe técnica terceirizada para a escavação das valas. ✂️ c) Aquisições, transportes e assentamentos dos tubos e mantas de geotêxtil. ✂️ d) Materiais e serviços complementares, como gabaritos, nivelamentos topográficos etc. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q966639 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.Durante o aquecimento, o cimento asfáltico de petróleo perde óleos voláteis e incorpora moléculas de oxigênio, o que resulta em perda da sua consistência original. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q959321 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018Texto associado. Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada. Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.Os processos de valoração econômica ambiental visam o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, metodologias que permitem levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q966638 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.O ensaio de abrasão Los Angeles, que permite averiguar o desgaste de agregados, é convencionalmente expresso em porcentagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q966635 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPECom relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.Segundo o método de projeto de pavimentos flexíveis, caso o número de repetições do eixo padrão durante a vida de projeto seja inferior a 106 , recomenda-se a aplicação de um revestimento betuminoso com, pelo menos, 5 cm de espessura. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q966650 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEA respeito de fiscalização e controle, julgue os itens que se seguem.No controle do cimento asfáltico, são recomendados, entre outros, um ensaio de penetração a 25 °C e um ensaio de granulometria para todo carregamento que chegue à obra. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q966640 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.Os ensaios de envelhecimento do cimento asfáltico de petróleo permitem avaliar o envelhecimento de curto e de longo prazo do material. No primeiro caso, simula-se o envelhecimento que ocorre na usina e determina-se a quantidade de sólidos voláteis perdida pelo asfalto durante o processo de produção da mistura. No segundo caso, simulam-se as propriedades físicas e químicas dos ligantes após cinco a dez anos de vida em serviço. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q966645 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEAcerca de sistemas de custos rodoviários e do acompanhamento de obras, julgue os itens subsequentes.Quanto ao controle e acompanhamento das condições de segurança do revestimento de concreto asfáltico acabado, é correto afirmar que o revestimento deve apresentar valor de resistência à derrapagem maior ou igual 45 quando medido com o pêndulo britânico e altura de areia de 0,6 a 1,20 mm. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q966641 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.O ensaio de limite de plasticidade consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para permitir uma penetração de um pistão em um corpo de prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração em brita padronizada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q966658 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPECom relação a conservação e manutenção de rodovias, julgue os itens subsequentes.O programa integrado de revitalização (PIR IV) é caracterizado por contratos a preço global fixo, com duração de cinco anos, e prevê a execução de serviços de recuperação estrutural, serviços de restauração e atividades de manutenção e conservação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro