Questões de Concursos: Obras Ferroviárias e Rodoviárias

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1 Q961235 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal de uma obra pública, a fiscalização deve constatar que os drenos foram devidamente medidos em metros lineares, acompanhando as declividades do terreno, bem como os preços unitários (custos diretos) para a execução dos drenos, quais estão inclusos, nos casos em que se fizerem necessários, os seguintes itens, EXCETO:

2 Q966639 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.


Durante o aquecimento, o cimento asfáltico de petróleo perde óleos voláteis e incorpora moléculas de oxigênio, o que resulta em perda da sua consistência original.

4 Q959321 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.

Os processos de valoração econômica ambiental visam o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, metodologias que permitem levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais.

5 Q966245 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca de sistemas de custos rodoviários e do acompanhamento de obras, julgue o item subsequente.
Segundo o DNIT, os custos de manutenção, os custos de propriedade e os custos de operação do equipamento devem ser considerados para o cálculo dos custos horários de um equipamento.

6 Q966638 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.


O ensaio de abrasão Los Angeles, que permite averiguar o desgaste de agregados, é convencionalmente expresso em porcentagem.

7 Q966640 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.


Os ensaios de envelhecimento do cimento asfáltico de petróleo permitem avaliar o envelhecimento de curto e de longo prazo do material. No primeiro caso, simula-se o envelhecimento que ocorre na usina e determina-se a quantidade de sólidos voláteis perdida pelo asfalto durante o processo de produção da mistura. No segundo caso, simulam-se as propriedades físicas e químicas dos ligantes após cinco a dez anos de vida em serviço.

8 Q966635 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.


Segundo o método de projeto de pavimentos flexíveis, caso o número de repetições do eixo padrão durante a vida de projeto seja inferior a 106 , recomenda-se a aplicação de um revestimento betuminoso com, pelo menos, 5 cm de espessura.

9 Q966645 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca de sistemas de custos rodoviários e do acompanhamento de obras, julgue os itens subsequentes.


Quanto ao controle e acompanhamento das condições de segurança do revestimento de concreto asfáltico acabado, é correto afirmar que o revestimento deve apresentar valor de resistência à derrapagem maior ou igual 45 quando medido com o pêndulo britânico e altura de areia de 0,6 a 1,20 mm.

10 Q966641 | Auditoria de Obras Públicas, Obras Ferroviárias e Rodoviárias, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.


O ensaio de limite de plasticidade consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para permitir uma penetração de um pistão em um corpo de prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração em brita padronizada.

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