Questões de Concursos Ontologia e a Natureza do ser

Resolva questões de Ontologia e a Natureza do ser comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q950505 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), os juízos a priori são todos analíticos e os juízos a posteriori são todos sintéticos.
Assinale a alternativa que define corretamente as noções de juízo analítico e juízo sintético.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q946953 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Leia o excerto abaixo.

“A alegoria da caverna representa as etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Após essa experiência, ele deve voltar à caverna para orientar os demais e assumir o governo da cidade. Por isso, a análise da alegoria pode ser feita sob dois pontos de vista.” ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016. p. 109.


Assinale a alternativa que apresenta os dois pontos de vista sobre a educação que são deduzidos da alegoria da caverna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q939316 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n'Ele aparece uma vontade que antes não existia?”

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q935880 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.

ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).

A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q908002 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Ao realizar uma análise da moral antiga, Foucault se ocupou de temas como ética, verdade, estética da existência, sujeito da ação e sujeito ético. Alguns desses temas já estavam presentes de forma pouco desenvolvida nas fases anteriores e ganham maior destaque, como a liberdade e a agência do sujeito ético-político. As palavras de Ewald capturam com maestria a movimentação teórica realizada por Foucault na passagem da fase genealógica para a fase ética:

“As portas do asilo, os muros da prisão desaparecem, dando lugar a falas livres em que gregos e romanos discutiam as melhores maneiras de conduzir suas vidas. A paisagem do confinamento cede lugar à liberdade luminosa do sujeito.”

(EWALD, 1984, p. 71-73.)


O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) caracterizou a filosofia grega de Sócrates e outros filósofos pelo problema do “cuidado de si” (em grego, epiméleia heautoú). Nesta análise, Foucault:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1008348 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Entre o indivíduo e a sociedade ocorre sempre relações sinergéticas e relações dialéticas. As sinergéticas são definidas como colaboração, quando dois ou mais indivíduos trabalham em conjunto para realizar algo de valor; coesão, concurso, entendimento, acordo, união e solidariedade, são alguns outros conceitos relacionados.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, aspectos das relações dialéticas aplicados ao estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.