Início

Questões de Concursos Organização do Trabalho na Escola

Resolva questões de Organização do Trabalho na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q328299 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q323357 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q319934 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

A respeito de pesquisas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A existência ou não de um problema na pesquisa dependerá da sua natureza ou molaridade.

( ) O objetivo de um trabalho do tipo “estado da arte” é descrever a produção atual de uma dada área de pesquisa.

( ) Quando a realidade pode ser apreendida diretamente, algumas pesquisas prescindem de procedimentos de coleta de dados.

( ) As informações utilizadas na pesquisa podem ser factuais (que dependem de pouca ou nenhuma interpretação) ou opinativas (envolvem crenças, suposições, valores etc.).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q326417 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

?As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1, onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2, amizade, ____________3 e ____________4?.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q324980 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q323546 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q323016 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q323641 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos, como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.

( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.

( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q328145 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q328283 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o pas-sado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras [...]. Para todos esses documentos existem métodos de análise comuns, mas é preciso estar atento às características de suas linguagens, de suas formas específicas de produzir e veicular as informações. (BITTENCOURT, Circe. Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-354)

A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula. Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q328825 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

O treinamento e o aperfeiçoamento aplicados ao preparo profissional são tipos de educação profissional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q320968 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?

1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.

2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.

3) Desenvolvimento de competências e habilidades.

4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.

Estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q328229 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.

II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.

III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança

.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.

Assinale as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q325536 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola

A ação da escola não deve se restringir ao ensino, mas se dedicar à pessoa inteira e converter-se em instrumento para seu desenvolvimento. Para Wallon, todos os âmbitos educativos devem integrar as dimensões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q322329 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q325358 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q325277 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q328577 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:

I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q325140 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Diversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.