Questões de Concursos Organização do Trabalho na Escola

Resolva questões de Organização do Trabalho na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q328299 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q320536 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q325162 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A presença do pedagogo na escola é útil, porque ele possui um repertório de conhecimentos (das Ciências da Educação) que pode ajudar a equipe da escola no cumprimento da sua função. No processo de ensino-aprendizagem, esses conhecimentos precisam estar articulados aos objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q323135 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Conforme as concepções de treinamento institucional, as técnicas de treinamento mais adequadas na transmissão de informações e quando o objetivo é mudar atitudes e comportamentos são as técnicas de treinamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q326232 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Na última reunião do Conselho Escolar da Escola Sacopã, os representantes aprovaram o comunicado a ser enviado às famílias dos alunos envolvidos em um problema disciplinar na escola. Essa atividade do Conselho Escolar se refere à sua função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q328283 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o pas-sado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras [...]. Para todos esses documentos existem métodos de análise comuns, mas é preciso estar atento às características de suas linguagens, de suas formas específicas de produzir e veicular as informações. (BITTENCOURT, Circe. Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-354)

A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula. Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q326499 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Órgão colegiado composto por pessoas que representam a comunidade escolar e local e que tem a função de decidir sobre questões administrativas, financeiras, políticas e pedagógicas da Unidade Escolar. Essa é a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q328037 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A conclusão de um processo de treinamento passa pela elaboração de um documento que deve conter todas as informações a respeito do processo, desde as razões que o provocaram até os resultados obtidos. O documento adequado a essa finalização do processo de treinamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q328825 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

O treinamento e o aperfeiçoamento aplicados ao preparo profissional são tipos de educação profissional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q321681 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Os traços da resistência implícita ou protelada à mudança podem se apresentar como:

1) perda de lealdade à organização.

2) diminuição do ritmo de trabalho.

3) aumento do absenteísmo.

4) ameaças de greve.

5) protesto.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q325277 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q327596 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

São elementos básicos para a organização, estrutura e funcionamento das escolas indígenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q327353 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A ação da equipe gestora de convocar pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade representa uma forma de participação popular no planejamento e na organização da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q320968 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?

1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.

2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.

3) Desenvolvimento de competências e habilidades.

4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.

Estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q321485 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Constituem etapas do ciclo de treinamento:

1) avaliação dos resultados de treinamento

2) execução do processo de treinamento

3) identificação dos recursos de treinamento

4) levantamento das necessidades de treinamento

5) planejamento e programação do treinamento

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322267 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Da pauta de um determinado treinamento consta como objetivo: “desenvolver pessoal que possa pensar a instituição em termos globais e amplos”. A equipe responsável pelo treinamento deve considerar que o conteúdo a ser trabalhado constitui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q328706 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q321800 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue os itens subsequentes. A concepção de formação continuada, pautada em uma prática coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o locus de formação.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q326411 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Diferentes formas de participação da família exigem diferentes estratégias.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.