Questões de Concursos Orientação a Objetos

Resolva questões de Orientação a Objetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1062709 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Em determinado projeto de software orientado a objetos, um desenvolvedor deve implementar um sistema que proteja partes do código de variações e mudanças frequentes em outros componentes, mantendo um baixo acoplamento entre as classes. Ao mesmo tempo, deseja-se que módulos de alto nível não dependam diretamente de módulos de baixo nível, mas que ambos dependam de abstrações.
Nessa situação, o princípio de SOLID e o princípio de GRASP que atendem adequadamente aos requisitos mencionados são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1034876 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FGV, 2025

A analista Ana está implementando um sistema seguindo os princípios SOLID. No módulo A do sistema, Ana aplicou o princípio SOLID que estabelece o seguinte: se uma propriedade q(x) for demonstrável para todos os objetos x do tipo T, então ela também deve ser demonstrável para todos os objetos y do tipo S, onde S é um subtipo de T.

O princípio aplicado por Ana no módulo A está diretamente relacionado à seguinte letra do acrônimo SOLID:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1018542 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Segundo o princípio da responsabilidade única (single responsibility principle), em boas práticas de desenvolvimento orientado a objetos, uma classe deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1018543 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O princípio de inversão de dependência (dependency inversion principle) visa tornar o código mais flexível e desacoplado e favorecer sua manutenção e testabilidade. Uma abordagem alinhada a esse princípio consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1018544 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante o desenvolvimento de sistemas que exigem controle sobre a criação de instâncias, o padrão de projeto cuja adoção pode evitar múltiplos objetos redundantes e facilitar o acesso centralizado caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1018545 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O padrão de projeto factory method, utilizado para delegar a criação de objetos a subclasses e permitir maior flexibilidade e desacoplamento,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1028579 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Os padrões GRASP descrevem princípios fundamentais de design de objetos (OD) e atribuição de responsabilidades, que ajudam a entender a essência de OD. A atribuição de responsabilidades ocorre durante a criação dos diagramas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1028581 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

SOLID é um acrônimo que representa um conjunto de cinco princípios que facilitam o processo de desenvolvimento e manutenção de software. Os princípios são fundamentais na programação orientada a objetos e podem ser aplicados em qualquer linguagem de programação que adotem este paradigma.
Com relação aos princípios, analise os itens a seguir

I. O princípio da responsabilidade única (a letra S da sigla) enuncia que cada classe deve ter um, e somente um, motivo para mudar.

II. O princípio aberto-fechado (a letra O da sigla), define que entidades de software (por exemplo, classes e métodos) devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação.

III. O princípio de permutação de Igorov (a letra I da sigla) tem suas origens em bases formais, mas estabelece que as Classes derivadas (classes-filhas) devem ser capazes de substituir suas classes-base (classes-mães).


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1039867 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Auditor de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Leia a descrição a seguir.

Trata-se de um padrão que fornece uma interface para criar famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas, seja porque estas ainda são desconhecidas ou para permitir maior escalabilidade no futuro.

O padrão de projeto descrito é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q846986 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Câmara de Mangaratiba RJ Supervisor de Informática, ACCESS, 2020

No que diz respeito à Orientação a Objetos, dois princípios são caracterizados a seguir: I. faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. II. indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. As classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas. Os princípios caracterizados em I e II são respectivamente denominados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q961173 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Informática, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O modelo de requisitos define um conjunto completo de classes de análise. Cada uma descreve algum elemento do domínio do problema [...]. Conforme evolui o modelo de projeto, a equipe de software deve definir um conjunto de classes de projeto que refina as classes de análise [...]. Segundo os conceitos de análise e projeto orientado a objeto, são considerados os seguintes tipos específicos de classes de projeto, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1041769 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programação de Sistemas, TRE PB, FCC

Na orientação a objetos, no que se refere à sobrecarga de métodos, um método é considerado sobrecarregado se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q155194 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Considere o seguinte caso:

Observando o trâmite de processos no tribunal, Marta percebeu que tanto advogados quanto juízes realizavam análises nos diversos pareceres constantes dos processos. Com sua experiência como analista ela deduziu que uma possível informatização dos processos poderia contemplar uma classe chamada Advogado e outra chamada Juiz, tendo como base uma classe comum chamada Pessoa, com um método chamado AnalisarParecer. Este método (definido na classe comum) se comportaria de maneira diferente para as chamadas feitas a partir de uma instância de Advogado e para as chamadas feitas a partir de uma instância de Juiz, em razão deles terem responsabilidades diferentes em sua forma de analisar e opinar sobre os pareceres.

Pela observação do método e seu comportamento, o princípio da orientação a objetos aplicável no caso, fundamentalmente, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Em aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q230916 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando conceitos e aplicações do paradigma de orientação
a objetos, julgue os próximos itens.

Cada classe pode ter implementações de operação — ou métodos — com denominações únicas. Classes diferentes podem ter métodos com denominações iguais, porém, uma classe não pode ter métodos com denominações iguais e parâmetros diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q261395 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação, TST, FCC

Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.


O exemplo ilustra o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q116248 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma classe _______________ é aquela que contém uma declaração de método vazia e definições concretas de métodos e variáveis de instância. Desta forma uma classe ___________ situa-se entre uma __________ e uma classe __________ . Da mesma forma que uma interface, esse tipo de classe não pode ser ____________ .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q111657 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q237109 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando conceitos e aplicações do paradigma de orientação
a objetos, julgue os próximos itens.

Polimorfismo consiste em focalizar nos aspectos essenciais inerentes a uma entidade e ignorar propriedades acidentais ou menos importantes. No desenvolvimento de sistemas, isso significa concentrar-se no que um objeto é e no que ele faz antes de se decidir como esse objeto será implementado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.