Com relação à história e ao conceito da educação física
como componente do currículo escolar, analisar os itens.
I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em
1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras,
atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo
objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos
mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem
amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do
Brasil, para competições de alto rendimento.
II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física
tecnicista, com influências humanistas. Projetos como
Esportes Para Todos priorizam a participação, e a
psicomotricidade destaca a relação entre o
desenvolvimento cognitivo e o motor.
III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu
permitindo aos professores considerarem não só a
biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma
compreensão humana. Isso levou ao surgimento da
abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao
conhecimento para as classes trabalhadoras.
IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria
restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de
educar não está diretamente vinculado a outras esferas
das relações sociais.
Está CORRETO o que se afirma:
✂️ a) Em todos os itens. ✂️ b) Apenas nos itens I, II e III. ✂️ c) Apenas nos itens II e III. ✂️ d) Apenas no item II.