Questões de Concursos Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física

Resolva questões de Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985045 | Educação Física, Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física, Professor, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.

I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.

II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.

III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras.

IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1004288 | Educação Física, Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), desenvolveu uma política inovadora para a Educação Física Escolar nas Escolas de Tempo Integral (ETI), com o objetivo de atender aos desafios da educação integral. Sobre os conteúdos e objetivos dessa política, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q994835 | Educação Física, Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa correta que apresenta três eixos e conceitos do Componente Curricular de Educação Física, conforme a Proposta Curricular da Rede Municipal de Florianópolis (2016).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1004286 | Educação Física, Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental − Anos Finais, assim como no Ensino Fundamental − Anos Iniciais, foram propostas na BNCC organizadas em dois blocos (6º e 7º anos; 8º e 9º anos) sobre os objetos de conhecimento, em cada unidade temática, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O objeto de conhecimento jogos eletrônicos foi previsto na unidade temática Brincadeiras e jogos para 8º E 9º anos.
(__) O objeto de conhecimento Ginástica de conscientização corporal foi previsto na unidade temática Ginásticas para 8º E 9º anos.
(__) O objeto de conhecimento jogos eletrônicos foi previsto na unidade temática Brincadeiras e jogos para 8º E 9º anos.
(__) A partir do 6º ano, prevê-se que os estudantes possam ter acesso a um conhecimento mais aprofundado de algumas das práticas corporais, como também sua realização em contextos de lazer e saúde, dentro e fora da escola.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.