Questões de Concursos Origem e evolução da vida

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1Q844324 | Biologia, Origem e evolução da vida, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Concernente à evolução das espécies, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Alfred Wallace exerceu importante papel na questão da evolução biológica. II - Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum em algum momento da história evolutiva. III - Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si.
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2Q840512 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Biólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Uma nova espécie de anfíbio que viveu em uma caverna com baixíssima luminosidade foi identificada por cientistas. De acordo com as análises, o animal possuía olhos rudimentares.
A teoria que explica o desenvolvimento dessa característica física provavelmente em razão do desuso é denominada
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3Q859204 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

É comum que estudantes da educação básica tenham dificuldades de compreender mecanismos da evolução, tais como a adaptação. Assim, devemos encontrar exemplos relacionados ao cotidiano para favorecer os processos de ensino e aprendizagem.
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I -A aquisição da resistência pelas bactérias aos antibióticos está associada ao uso inadequado destes medicamentos. Este problema de saúde pública pode ser um exemplo de adaptação.
porque...
II - o termo adaptação possui tanto significados referentes a características que aumentam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo, quanto ao processo pelo qual essas características são adquiridas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
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4Q839944 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Biólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

No processo de ensino e aprendizagem, a avaliação é um instrumento que gera uma reflexão crítica a respeito do nível de alcance dos objetivos propostos pelo professor, podendo ser feita de diversas maneiras, com base em diferentes objetivos. Considerando isso, assinale a opção que indica o tipo de avaliação que é realizada continuamente no processo de ensino e aprendizagem e que pretende verificar se os objetivos propostos, em relação aos conteúdos, estão sendo atingidos durante todo o processo.
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5Q859173 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Ao longo da história da Terra, o clima tem apresentado mudanças. Todavia, as pesquisas mais recentes têm indicado que a mudança climática atual apresenta alguns aspectos distintos das anteriores. Considerando este contexto, analise as afirmativas abaixo:
I- Se houvesse um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se manteria praticamente inalterado ao longo da história da Terra. II- As mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função de ações antrópicas. III- Não é possível comparar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada hoje em dia com a variação natural dos últimos mil anos. IV- O Brasil ainda não reconheceu a Mudança do Clima da Terra e seus efeitos negativos como uma preocupação comum da humanidade.
É CORRETO o que se afirma em:
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6Q846272 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Biólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

A ampliação do uso de tecnologias no ensino de ciências tem ocorrido intensamente nos últimos anos, em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as tecnologias empregadas no processo de ensino e aprendizagem de ciências

I possibilitam o uso de plataformas de ensino a distância para o ensino da biologia.
II possibilitam o uso de acervos digitais multimídias e trabalhos com redes sociais internacionais.
III veiculam uma série de conteúdos científicos e, muitas vezes, trazem informações mais atualizadas que as dos livros didáticos.
IV oferecem recursos que possibilitam aos estudantes visualizar processos lentos ou rápidos, como, por exemplo, aqueles que ocorrem no rearranjo da estrutura do DNA.

Assinale a opção correta.
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7Q841220 | Biologia, Origem e evolução da vida, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere ao importante tema da evolução, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária. II - A seleção natural é muito parecida com a artificial, só que esta última é o resultado de ações humanas sobre determinado organismo. III - A penicilina continua com a mesma eficácia de quando foi elaborada.
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8Q833274 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre as teorias evolucionistas, uma delas é conhecida pela lei do uso e do desuso. Para o seu autor, certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros órgãos ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo melhor essa musculatura, levando ao seu aumento. Além disso, para este cientista, essas características adquiridas durante a vida eram passadas aos descendentes, que, se também as usassem, passavam para as próximas linhagens. Denominou isso de “lei da herança dos caracteres adquiridos”. Selecione a alternativa que indica a qual cientista se refere essa teoria.
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9Q841197 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Com relação à unidade temática “Vida e Evolução”, descrita pela BNCC, qual dos objetos de conhecimento, citados nas alternativas, é desenvolvido com os alunos do 6º ano?
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10Q929926 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Origem e evolução da vida, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

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11Q896303 | Biologia, Origem e evolução da vida, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“O Prêmio Nobel Medicina 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 02/10, aos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman por seus estudos que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19. Juntos, eles encontraram uma maneira de modificar o mRNA. Essa tecnologia revolucionária foi descoberta há mais de 15 anos e possibilitou a produção, em temporecorde, de vacinas a partir de material sintético.”


Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/ 10/02/nobel-de-medicina-2023-vai-para-katalin-kariko-e-drewweussnab.ghtml. Acesso em 13 nov. 2023.

O fragmento de texto da reportagem acima aborda avanços científicos na produção de vacinas. Sobre o método de ação de vacinas em organismos vivos é correto afirmar que se trata de um método de proteção

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12Q1030406 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, de forma independente, o inglês Godfrey Harold Hardy (1877-1947) e o alemão Wilhelm Weinberg (1862- 1937) demonstraram o chamado princípio de Hardy-Weinberg, segundo o qual
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13Q1029426 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O estudo da evolução biológica permite compreender como surge a diversidade dos seres vivos.
Com relação aos processos evolutivos, analise os itens a seguir.

I. A teoria evolutiva de Darwin está baseada na herança das características adquiridas e na existência de variabilidade genética.
II. A recombinação gênica e as mutações são fontes da variabilidade genética dos organismos.
III. A seleção natural atua sobre a variabilidade genética, possibilitando, ao longo do tempo, a adaptação das espécies.

Está correto o que se afirma em
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14Q1012559 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo à explosão cambriana, durante a qual surgiram a maioria dos filos animais que deram origem à biodiversidade atual.

Para explicar a grande diversificação que caracterizou o Cambriano, Darwin considerou que a evolução ocorre por meio da acumulação lenta de pequenas mutações genéticas e(ou) recombinação gênica e que a aparente “explosão” seria, em parte, resultado da escassez de fósseis bem preservados de períodos anteriores.

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15Q1042182 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?
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16Q1042183 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria
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17Q937646 | Biologia, Origem e evolução da vida, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.


PETESSE, M. L.: PETRERE JR., W. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).



Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)
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18Q1029434 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na década de 1930, trabalhando separadamente, dois pesquisadores propuseram a hipótese que, na Terra primitiva, a vida poderia ter surgido da matéria sem vida. A partir de substâncias orgânicas, após longo período de tempo, teria se formado o primeiro ser vivo.
Em 1953, um estudante estadunidense, sob a orientação de seu professor Harold Urey, imaginou um modo de testar essa hipótese. Esse estudante era
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19Q1068608 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Especialidade Magistério em Biologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Desde a antiguidade da história humana, diferentes teorias procuraram explicar a origem e a diversidade das espécies de seres vivos. Duas dessas teorias são o fixismo e o evolucionismo, as quais contrastam em diversos aspectos.

Com base nessas duas teorias, é correto afirmar que o
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20Q1068611 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Especialidade Magistério em Biologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Durante a Revolução Industrial na Inglaterra, cientistas observaram uma mudança interessante na população de mariposas da espécie Biston betularia. Antes da industrialização, a maioria das mariposas era de coloração clara, o que lhes permitia camuflar-se nos troncos de árvores cobertos por líquens. No entanto, com o aumento da poluição e da fuligem sobre as árvores, as mariposas escuras passaram a ser mais frequentes.

A partir dos princípios da seleção natural propostos por Charles Darwin, a explicação para esse ocorrido é que as mariposas
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