Questões de Concursos Origem e Evolução da Vida

Resolva questões de Origem e Evolução da Vida comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1030406 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, de forma independente, o inglês Godfrey Harold Hardy (1877-1947) e o alemão Wilhelm Weinberg (1862- 1937) demonstraram o chamado princípio de Hardy-Weinberg, segundo o qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1029426 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O estudo da evolução biológica permite compreender como surge a diversidade dos seres vivos.
Com relação aos processos evolutivos, analise os itens a seguir.

I. A teoria evolutiva de Darwin está baseada na herança das características adquiridas e na existência de variabilidade genética.
II. A recombinação gênica e as mutações são fontes da variabilidade genética dos organismos.
III. A seleção natural atua sobre a variabilidade genética, possibilitando, ao longo do tempo, a adaptação das espécies.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1029434 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na década de 1930, trabalhando separadamente, dois pesquisadores propuseram a hipótese que, na Terra primitiva, a vida poderia ter surgido da matéria sem vida. A partir de substâncias orgânicas, após longo período de tempo, teria se formado o primeiro ser vivo.
Em 1953, um estudante estadunidense, sob a orientação de seu professor Harold Urey, imaginou um modo de testar essa hipótese. Esse estudante era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1068608 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Especialidade Magistério em Biologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Desde a antiguidade da história humana, diferentes teorias procuraram explicar a origem e a diversidade das espécies de seres vivos. Duas dessas teorias são o fixismo e o evolucionismo, as quais contrastam em diversos aspectos.

Com base nessas duas teorias, é correto afirmar que o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1068611 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Especialidade Magistério em Biologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Durante a Revolução Industrial na Inglaterra, cientistas observaram uma mudança interessante na população de mariposas da espécie Biston betularia. Antes da industrialização, a maioria das mariposas era de coloração clara, o que lhes permitia camuflar-se nos troncos de árvores cobertos por líquens. No entanto, com o aumento da poluição e da fuligem sobre as árvores, as mariposas escuras passaram a ser mais frequentes.

A partir dos princípios da seleção natural propostos por Charles Darwin, a explicação para esse ocorrido é que as mariposas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1012559 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativo à explosão cambriana, durante a qual surgiram a maioria dos filos animais que deram origem à biodiversidade atual.

Para explicar a grande diversificação que caracterizou o Cambriano, Darwin considerou que a evolução ocorre por meio da acumulação lenta de pequenas mutações genéticas e(ou) recombinação gênica e que a aparente “explosão” seria, em parte, resultado da escassez de fósseis bem preservados de períodos anteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1016926 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo aos processos de domesticação de espécies vegetais pelo homem.

A domesticação ocorre no nível de espécie, sendo a modificação e a variação das plantas dependentes do grau de seleção e propagação realizadas pelos seres humanos.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1032884 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Um professor de Biologia deseja avaliar se os estudantes compreendem como práticas metodológicas (como experimentação, observação e análise comparativa) fundamentam a construção do conhecimento biológico ao longo da história. Ele percebe que os estudantes tendem a:

- Confundir métodos indutivos com dedutivos.
- Não relacionar técnicas específicas (ex.: experimentos controlados) a marcos históricos (ex.: refutação da abiogênese).
- Ignorar a influência de pressupostos filosóficos (ex.: materialismo vs. vitalismo) no desenho de metodologias.

Assim, para ajudá-los, o professor decide apresentar uma associação entre as práticas metodológicas (coluna A) aos fundamentos históricos/filosóficos correspondentes na Biologia (coluna B):

Coluna A (Práticas Metodológicas):
1. Experimentalismo controlado (ex.: manipulação de variáveis).
2. Observação sistemática de fenômenos naturais.
3. Método comparativo (ex.: anatomia de espécies diferentes).
4. Análise histórica de registros científicos.
5. Formulação de modelos teóricos abstratos.

Coluna B (Fundamentos Históricos/Filosóficos):
A. Baseou o argumento de ancestralidade comum na obra de Darwin.
B. Permitiu a refutação da geração espontânea por Redi e Pasteur.
C. Sustentou o debate entre vitalismo e mecanicismo no século XIX.
D. Fundamentou os estudos de ecologia de longa duração, como os de Alexander von Humboldt.
E. Auxiliou na reconstrução da história das ideias sobre hereditariedade, como os trabalhos de Mendel.

Ao final da atividade, o professor espera que os estudantes estabeleçam a seguinte correlação entre as colunas A e B:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1032939 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

A origem da vida na Terra ainda é um dos temas mais intrigantes da ciência moderna, sendo objeto de diversas hipóteses que procuram esclarecer os mecanismos iniciais responsáveis pelo surgimento dos primeiros processos metabólicos nos organismos primitivos. Diferentes abordagens teóricas, como a hipótese autotrófica e a heterotrófica, propõem cenários distintos sobre como a vida poderia ter se originado e evoluído nas condições extremas e primitivas do nosso planeta. Considerando essas duas hipóteses, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1032940 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Os cactos são plantas que habitam regiões áridas e, ao longo de milhões de anos, desenvolveram estruturas anatômicas e fisiológicas altamente especializadas, como caules suculentos, espinhos no lugar de folhas e cutículas espessas, que permitem o armazenamento e a conservação da água. Com base nos princípios da seleção natural, pode-se afirmar corretamente que essas características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1079035 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

No início do século XX, pesquisadores trabalharam em uma teoria que sintetizava os conceitos do darwinismo, as leis de Mendel e o que havia sido descoberto na Biologia. Esse trabalho deu origem à teoria atual, conhecida como Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo.
Com relação à Teoria Sintética da Evolução, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A recombinação gênica é um fator evolutivo. Nos eucariontes, ela ocorre devido a um processo mitótico: a permutação, também chamada de crossing-over.

( ) Do ponto de vista evolutivo, o antibiótico atua como um agente seletivo que mata as bactérias selvagens e deixa os recursos à disposição das bactérias que, estimuladas pelo medicamento, criaram resistência a ele. Estas se reproduzem e dão origem a populações inteiras de bactérias resistentes contra as quais aquele antibiótico exerce pouco efeito.

( ) A embriologia e a anatomia mostram que as asas dos insetos e as das aves têm origem embrionária e estrutura anatômica diferentes, embora tenham a mesma função. Essas são as chamadas estruturas análogas e decorrem de um processo de evolução divergente.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1042182 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1042183 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q896303 | Biologia, Origem e evolução da vida, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“O Prêmio Nobel Medicina 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 02/10, aos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman por seus estudos que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19. Juntos, eles encontraram uma maneira de modificar o mRNA. Essa tecnologia revolucionária foi descoberta há mais de 15 anos e possibilitou a produção, em temporecorde, de vacinas a partir de material sintético.”


Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/ 10/02/nobel-de-medicina-2023-vai-para-katalin-kariko-e-drewweussnab.ghtml. Acesso em 13 nov. 2023.

O fragmento de texto da reportagem acima aborda avanços científicos na produção de vacinas. Sobre o método de ação de vacinas em organismos vivos é correto afirmar que se trata de um método de proteção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1042114 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere uma região em que um desfiladeiro, surgido por conta de uma falha geológica, separou em dois grupos a população de certa espécie de roedor. Com isso, não houve mais fluxo gênico entre os dois grupos.
No presente, por ação antrópica, os dois grupos voltaram a se encontrar, mas, agora, estão isolados reprodutivamente um do outro.
Sobre os dois grupos, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1001428 | Biologia, Origem e evolução da vida, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

Segundo a teoria da evolução natural descrita por Charles Darwin e Alfred Wallace, os organismos atuais descendem de um ancestral comum, compartilhando características em comum. Os fósseis e os órgãos vestigiais são exemplos clássicos do processo evolutivo.

Podemos reconhecer a ocorrência de órgão vestigial humano em um exame anatômico graças à visualização do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q833274 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre as teorias evolucionistas, uma delas é conhecida pela lei do uso e do desuso. Para o seu autor, certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros órgãos ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo melhor essa musculatura, levando ao seu aumento. Além disso, para este cientista, essas características adquiridas durante a vida eram passadas aos descendentes, que, se também as usassem, passavam para as próximas linhagens. Denominou isso de “lei da herança dos caracteres adquiridos”. Selecione a alternativa que indica a qual cientista se refere essa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q841220 | Biologia, Origem e evolução da vida, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere ao importante tema da evolução, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Aqueles que sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária. II - A seleção natural é muito parecida com a artificial, só que esta última é o resultado de ações humanas sobre determinado organismo. III - A penicilina continua com a mesma eficácia de quando foi elaborada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q839944 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Biólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

No processo de ensino e aprendizagem, a avaliação é um instrumento que gera uma reflexão crítica a respeito do nível de alcance dos objetivos propostos pelo professor, podendo ser feita de diversas maneiras, com base em diferentes objetivos. Considerando isso, assinale a opção que indica o tipo de avaliação que é realizada continuamente no processo de ensino e aprendizagem e que pretende verificar se os objetivos propostos, em relação aos conteúdos, estão sendo atingidos durante todo o processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q844324 | Biologia, Origem e evolução da vida, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Concernente à evolução das espécies, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Alfred Wallace exerceu importante papel na questão da evolução biológica. II - Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum em algum momento da história evolutiva. III - Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.