Questões de Concursos: Órteses e Próteses

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Órteses e Próteses. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q143317 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC

Sobre o pilar utilizado em próteses é correto afirmar que:

2 Q901493 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Prescrição e Treinamento de Órteses e Próteses Um paciente com amputação transtibial em Queimadas, PB, foi recentemente equipado com uma prótese abaixo do joelho e encaminhado para fisioterapia. O fisioterapeuta deve prescrever um plano de reabilitação focado na adaptação à prótese.
Considere as afirmativas abaixo:

1. O treinamento inicial deve focar no fortalecimento do membro residual e no equilíbrio, antes de progredir para a marcha com a prótese.
2. A avaliação do alinhamento da prótese em relação ao membro residual é crucial para prevenir lesões e otimizar a função durante a marcha.
3. O uso de órteses durante o treinamento é contra indicado, pois pode interferir na adaptação do paciente à prótese.
4. A reeducação da marcha deve incluir a prática em superfícies planas e irregulares, bem como a subida e descida de escadas, para garantir a independência funcional do paciente.
5. O uso de próteses pode causar problemas na pele, como úlceras por pressão, que devem ser monitorados e tratados prontamente.

Alternativas:

3 Q903117 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Paciente do sexo masculino, 58 anos, motorista de ônibus, apresenta histórico médico de diabetes mellitus tipo 2 há 15 anos. Apresentou úlcera diabética no pé esquerdo, que evoluiu para uma infecção não controlada, levando à amputação transtibial a esquerda há 2 meses. O paciente chega ao serviço de fisioterapia para a introdução gradual, treinamento de marcha e ajustes na prótese transtibial. Seriam contraindicações para o uso da prótese se:

I. houver feridas abertas e infecção do coto.
II. o paciente apresentar baixa capacidade cognitiva.
III. o paciente não for colaborativo.
IV. o paciente for idoso.

Assinale a alternativa CORRETA:

4 Q911677 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

As próteses de membro superior têm menor demanda quando comparadas às de membro inferior. Aindicação de uso dessas próteses é para amputações traumáticas ou congênitas.

São classificadas de acordo com sua funcionalidade, confecção e o tipo de fonte que é usada para o seu funcionamento. Quanto aos tipos de próteses, assinale:

1. Prótese ativa. 2. Prótese mioelétrica. 3. Próteses híbridas. 4. Prótese estética ou passiva.

( )Esse tipo de prótese não prioriza a função do movimento, tendo como objetivo apenas restabelecer a morfologia do membro amputado. Normalmente são confeccionadas com material maleável de alumínio, sendo uma prótese leve e de fácil manejo. Podem ser usadas em qualquer nível de amputação.

( )É acionada pelo próprio paciente, tendo seus movimentos iniciados a partir da ação dos músculos do coto e da articulação, através da tração de tirantes (tiras de fixação da prótese). Elas são prescritas para todos os níveis de amputação do membro superior, com exceção das amputações parciais da mão. Quanto mais alto o nível de amputação, mais difícil será o controle da prótese pelo tirante.

( )Os movimentos são ativados por meio de uma fonte de energia externa e sistemas de eletrodos conectados à pele que detectam as contrações da musculatura do coto por meio de estímulos elétricos que amplificam e enviam para o processador que proporciona o movimento de abrir e fechar a mão. É indicada para todos os níveis de amputação de membro superior, desde o nível do punho até o ombro. Para usar essa prótese, o paciente precisa ter controle da contração muscular do coto.

( )Tem indicação para amputação acima do cotovelo, é formado por um sistema de articulação de cotovelo mecânico que é acionado pela tração de tirantes em combinação com a mão mioelétrica e uma fonte externa de energia.


Assinale a sequência CORRETA:

5 Q903112 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Paciente de 27 anos, portador de lesão incompleta em nível T12, devido à lesão por arma de fogo, apresenta força normal e ADM preservada em membros superiores. A força muscular de tronco é grau 4, nos membros inferiores apresenta grau 2 em quadril bilateral, em joelho é grau 1 bilateral. As ADM de todas as articulações de MMII estão preservadas. O paciente consegue realizar transferências, independentemente, e tem como objetivo terapêutico recuperar a marcha. Considerando o caso descrito e considerando a utilização de órtese, o prognóstico fisioterapêutico desse paciente é:

6 Q907694 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, Prefeitura de Caraúbas PB, FACET Concursos, 2024

Impacto das Técnicas de Realidade Virtual na Reabilitação de Pacientes com Lesões Musculoesqueléticas
Estudos recentes, como os de Holden (2005), têm mostrado que a realidade virtual (VR) pode ser uma ferramenta eficaz na reabilitação de pacientes com lesões musculoesqueléticas, fornecendo um meio para simulação de atividades da vida diária e feedback motor corretivo em tempo real. Considerando essas informações, qual estratégia de integração de VR seria mais eficaz em um programa de reabilitação para um paciente recuperando-se de uma reconstrução do LCA?

7 Q989216 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

As órteses e próteses, em comum, ajudam os pacientes a recuperarem a autonomia e mobilidade, mas apresentam diferenças quanto ao funcionamento. Sobre esse tema, analise os itens a seguir:


I. As órteses são peças que substituem integralmente alguma parte do corpo que foi amputada ou não funciona mais em perfeito estado.


II. A prótese endoesquelética pode ser feita em alumínio, aço, titânio ou fibra de carbono. Conhecida como modular, ela é superior esteticamente e funcionalmente aos modelos convencionais, principalmente em articulações de joelho e anca e em amputações transfemorais.


III. Em crianças e adolescentes, a colocação e permanência das órteses e próteses requer um acompanhamento muito maior do que em adultos, já que mudam de medidas com muita frequência e as peças precisam estar completamente ajustadas ao corpo, para funcionarem como esperado.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

8 Q990053 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A origem do termo órtese vem da palavra grega “Orthos” que significa direito, reto, normal. A órtese, de forma generalista, pode ser definida como um dispositivo exoesquelético que, aplicado a um ou vários segmentos do corpo, tem a finalidade de proporcionar o melhor alinhamento possível, buscando sempre a posição funcional, ou seja, a mais adequada.

A respeito desses dispositivos, assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas e em seguida marque a opção correspondente.


( ) São dispositivos aplicados externamente ao segmento corpóreo, com finalidade de proporcionar melhora funcional devido a algum tipo de disfunção ou necessidade de suporte, auxiliando em uma recuperação mais segura, rápida e eficaz junto a indivíduos com comprometimento neuro músculo esqueléticos com alterações funcionais temporárias ou permanentes.


( ) As órteses de membros inferiores são comumente indicadas para facilitar/auxiliar o ortostatismo, imobilizar segmentos articulares durante processos inflamatórios ou após intervenções cirúrgicas, prevenir/evitar/ corrigir a instalação de deformidades, evitar ou minimizar a dor e, principalmente, para permitir/facilitar/garantir uma marcha funcional e segura para a pessoa com deficiência de natureza transitória ou definitiva.


( ) A prescrição deste dispositivo precisa considerar os objetivos definidos pela equipe após um processo qualificado de avaliação que inclua a natureza da patologia, finalidade de uso da órtese, tempo previsto e condições de utilização, estado cognitivo e motivação do paciente, além da probabilidade do paciente e dos familiares aderirem ao tratamento e seguirem as recomendações de uso, higiene e segurança.


( ) As principais indicações para o uso de órteses plantares são o alívio de zonas de pressão dolorosas, úlceras, calosidades e o suporte dos arcos longitudinal e transversal do pé.


( ) As órteses pélvico podálicas são aquelas de joelhotornozelo-pé, conhecidas como Knee-ankle-foot-orthosis (KAFO) e também podem ser denominadas de tutores longos. São usualmente utilizadas por pessoas com paralisia de membro inferior, proveniente de lesões de coluna ao nível lombar, poliomielite e outras doenças neuro-musculares.

9 Q989736 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Fisioterapeuta, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre a prescrição e adaptação de órteses, próteses e adaptações, marque a alternativa CORRETA:

    🖨️ Baixar o PDF
    Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.