Questões de Concursos: Outros Assuntos

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2 Q875977 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O Relatório é um relato expositivo, detalhado ou não, do funcionamento de uma instituição, do exercício de atividades ou acerca do desenvolvimento de serviços específicos em determinado período. Quanto à elaboração de relatório de atividades, deve-se atentar para os seguintes procedimentos:

I. Abster-se de transcrever a competência formal das unidades administrativas já descritas nas normas internas.

II. Relatar todas as atividades do órgão.

III. Evitar o detalhamento excessivo das tarefas executadas pelas unidades administrativas que lhe são subordinadas.

IV. Priorizar a apresentação de dados agregados, grandes metas realizadas e problemas abrangentes que foram solucionados.

V. Destacar propostas que não puderam ser concretizadas, identificando as causas e indicando as prioridades para os próximos anos.

3 Q881337 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente Administrativo, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A Redação Oficial busca garantir clareza, concisão e formalidade nos documentos oficiais. Marque a alternativa que explica a finalidade de uma Ata.

4 Q870765 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar de Administração, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

A redação oficial tem como característica a impessoalidade, a formalidade e a clareza, sendo fundamental para a comunicação dentro de órgãos públicos e empresas. Entre os documentos mais utilizados estão os ofícios, memorandos, atas e relatórios. O documento oficial que é utilizado para registrar as discussões e decisões de uma reunião é:

5 Q919605 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir.

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e quatro, de acordo com o Calendário Escolar, aprovado pelo Parecer no seis, de vinte e um de agosto do ano de dois mil, que determina a oferta de duzentos dias letivos para o corrente ano, iniciaram-se as atividades do ano letivo de dois mil e vinte e quatro, com adoção da(s) grade(s) curricular(es) aprovada(s) pelo Parecer no oito, do ano de dois mil. A instituição de ensino funcionará no corrente ano letivo no Ensino Fundamental – Segunda Fase, do quinto ao nono ano. Nada mais tendo a relatar, eu, Maria da Glória Campos Peixoto, secretária, lavrei o(a) presente XXXXXX, que será assinado(a) por mim e pelo Diretor desta instituição de ensino.

São Pedro, 28 de fevereiro de 2024.

João Ribeiro Costa Maria da Glória Campos Peixoto Diretor Secretária

Com base no documento Profuncionário (Caderno 13), é correto afirmar que o documento escolar apresentado é

6 Q920252 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

A circular é um documento amplamente utilizado no setor público para disseminar informações de interesse geral entre os servidores. Sobre suas características e finalidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

7 Q919218 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Os modelos de documentos são utilizados para padronizar a produção de textos em uma organização. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso de modelos de documentos:

9 Q953037 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

No âmbito da Administração Pública, a redação oficial tem como principal finalidade garantir uma comunicação eficaz entre os órgãos da Administração Pública e entre estes e os cidadãos. Para isso, o texto oficial deve orientar-se por diversos princípios. (Manual de Comunicação Escrita Oficial do Paraná, 2014). Analise as afirmações a seguir:

I - Todo o texto deve ser revisado antes de ser enviado a seu destinatário. A revisão consiste em reler o texto, detectando possíveis erros e incoerências que possam comprometer a eficácia da comunicação.
II - Um texto oficial, além de ser estruturado de forma adequada e comunicar um conteúdo coerente, precisa tratar do assunto de forma respeitosa.
III - Um texto oficial pode ser redigido em linguagem popular, utilizando gírias por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS:

10 Q953039 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

De acordo com o Manual de Comunicação Escrita Oficial do Paraná (2014), considere as afirmações sobre o Correio Eletrônico (e-mail), classifique-as com V (Verdadeiras) ou F (Falsa) e assinale a alternativa CORRETA.

( ) Correio Eletrônico (e-mail), na Administração Pública, é uma correspondência, com caráter oficial, utilizada para comunicação interna e externa.
( ) O campo assunto deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental, tanto do destinatário quanto do remetente.
( ) Não deve-se anexar arquivos ao enviar um correio eletrônico, a informação deve constar no corpo do texto.

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