Questões de Concursos Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água

Resolva questões de Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q877222 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Agente Fiscal Sanitária, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

As atividades da Vigilância Ambiental em Saúde são norteadas pelos sistemas de informações específicos da área, que geram dados para subsidiar a tomada de decisão da equipe de saúde. Com base nessas informações, considera-se um sistema de informação da Vigilância Ambiental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q917383 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Agente Ambiental, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

No contexto da análise e controle da qualidade da Água, qual é o termo utilizado para descrever o conjunto de valores permitidos para os parâmetros que provocam estímulos sensoriais e podem afetar a aceitação da água para consumo humano, mas que não necessariamente implicam risco à saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q917386 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Agente Ambiental, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

De acordo com o Padrão de Potabilidade da Água, o que deve ser feito quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q988764 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considerando a portaria GM/MS 888 o controle da qualidade da água para consumo humano:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1006822 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

A Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021 altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Sobre as principais alterações nos parâmetros de análise que compõem o padrão de potabilidade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Contagem de Bactérias Heterotróficas: Foi retirada a recomendação em monitorar o parâmetro Contagem de Bactérias Heterotróficas (antigo Art. 28). A análise de Contagens de Bactérias Heterotróficas era utilizada para avaliar a integridade do sistema de distribuição (reservatório e rede) e seu limite recomendado era de 500 UFC/mL.
( ) Vírus Entéricos: Foi retirada a recomendação em monitorar o parâmetro Vírus Entéricos (antigo Art. 29) nos pontos de captação de água proveniente de mananciais superficiais.
( ) Turbidez (Art. 28). A frequência para monitorar a Turbidez na saída do tratamento pós-desinfecção (fonte subterrânea) mudou de 2x por semana para 5x por semana na nova Portaria.
( ) Escherichia coli e Esporos de Bactérias Aeróbias (Art. 29). Uma das grandes novidades da Portaria foi a troca dos ensaios de Giardia e Cryptosporidium por Esporos de Bactérias Aeróbias para mananciais superficiais. Esse ensaio é realizado quando for identificada média geométrica móvel dos últimos 12 meses de monitoramento maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL.
( ) Residuais de Desinfetante (Art. 32). Removeram a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado, ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede). Entretanto, a nova portaria inclui a obrigatoriedade de se manter também teores mínimos de desinfetante nos pontos de consumo. Continua obrigatória a manutenção de teor máximo de cloro residual livre de 2 mg/L. O VMP para esse parâmetro continua sendo 50 mg/L.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q999109 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Engenheiro em Meio Ambiente, IMBEL, IBFC, 2024

A autodepuração é a capacidade natural de um corpo d´água de restabelecer o equilíbrio do meio líquido e existem fatores que interferem nesta capacidade. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q988759 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Marque a alternativa correta sobre proteção sanitária e preservação da potabilidade da água em reservatórios de água fria potável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985125 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Os padrões de qualidade para as diversas finalidades da água devem ser embasados em suporte legal, por meio de legislações que estabeleçam e convencionem os requisitos, em função do uso previsto para a água. Entre os problemas relacionados com as impurezas das águas, assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.