Questões de Concursos Padrões de projeto

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1Q838729 | Informática, Padrões de projeto, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

Um certo padrão de projeto (design pattern) de criação utiliza métodos para criar objetos sem que o chamador precise especificar a classe exata desses objetos, e sem invocar seu construtor diretamente. O método que define a classe a ser instanciada pode estar especificado em uma interface e ser codificado em classes que a implementam, ou então ser implementado em uma classe base e opcionalmente redefinido (overriden) em uma classe filha. Esse padrão de projeto é conhecido como
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2Q656922 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que apresenta o padrão de arquitetura de software que, no âmbito DDD (domain driven design), é uma implementação do padrão para ajudar a prototipar, desenvolver e implantar rapidamente aplicativos orientados a domínio.
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3Q847738 | Informática, Padrões de projeto, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Sobre a lista de design patterns no padrão GoF, é correto afirmar:
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4Q657573 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

Os padrões de projeto denominados GoF (Gang of Four) são divididos em um grande número de tipos. Em função dessa grande quantidade de padrões, foi necessário classificá-los em três famílias/classificações. Assinale a alternativa que as apresenta.
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5Q263642 | Engenharia de Software, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Os padrões de projeto estruturais diminuem o acoplamento entre os objetos de um sistema orientado a objetos tornando mais simples eventuais alterações no funcionamento do sistema. Um destes padrões permite centralizar todas as requisições a uma aplicação Web, ou seja, haverá um único ponto de entrada na aplicação que receberá e tratará todas as requisições. Este padrão é conhecido como

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6Q111415 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

O padrão Adapter será mais apropriado que o Façade quando for necessário fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
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7Q112201 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.

Nos casos em que a solução oferecida pelo padrão Expert violar a alta coesão e o baixo acoplamento, o padrão adequado a ser aplicado será o Creator, que atribui um conjunto altamente coesivo de responsabilidades a uma classe artificial que não representa um conceito do domínio do problema.
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8Q111737 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.

O padrão Pure Fabrication objetiva designar a responsabilidade unívoca pela criação de uma nova instância de uma classe.
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9Q113024 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

.Os padrões estruturais, tais como o Bridge e o Proxy, abstraem o processo de instanciação, ajudando a tornar um sistema independente de como os seus objetos são criados. Já os padrões de criação, como Prototype e o Builder, se preocupam com a forma como as classes e os objetos são criados para formar estruturas compostas maiores.
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10Q111745 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

O uso do padrão Builder tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso.
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11Q112801 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.

Uma das aplicabilidades do padrão Iterator é a representação de hierarquias do tipo todo-parte de objetos, de modo que a aplicação seja capaz de ignorar a diferença entre composições de objetos e objetos individuais, haja vista que todos os objetos tratados no padrão têm comportamento uniforme.
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12Q111866 | Informática, Padrões de projeto, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.

O padrão Indirection é utilizado para atribuir responsabilidades à classe que tiver a informação necessária para satisfazer a responsabilidade
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13Q117512 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Em projetos orientados a objetos, temos vários padrões de projetos. Sobre o padrão Adaptador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Adaptador não é um padrão de projeto reconhecido.

II. Normalmente, o padrão adaptador aplica-se a qualquer contexto em que queiramos modificar uma classe existente de maneira que seus métodos se adaptem aos de uma classe ou interface relacionada, porém diferente.

III. A regra geral para aplicar o padrão Adaptador é definir a nova classe de maneira que ela contenha uma instância da classe antiga, como um campo escondido, e implemente os métodos da nova classe usando os métodos da varável de instância escondida.

IV. Adaptador garante através de um método público que somente uma instância da classe em questão existirá.

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14Q119824 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Deseja-se que uma aplicação possa manipular diferentes tipos de bancos de dados de modo transparente às classes que necessitam de serviços de acesso a dados. Inicialmente será necessário fornecer suporte a bancos de dados XML e SQL, entretanto novos tipos poderão ser futuramente adicionados.

A solução proposta é a seguinte:

1. Uma classe abstrata (DB) será responsável por instanciar um objeto correspondente ao tipo de banco de dados desejado. Isso será feito através do método estático getDB(), que irá retornar um objeto de uma de suas subclasses concretas, de acordo com o parâmetro (tipo) passado.

2. O objeto criado no passo anterior irá instanciar conexões e consultas correspondentes ao tipo de DB criado; isto é, caso um DB XML tenha sido instanciado, apenas consultas XML e conexões XML serão instanciadas; caso um DB SQL tenha sido instanciado, apenas consultas SQL e conexões SQL serão instanciadas.

O diagrama de classe a seguir ilustra a estrutura descrita acima.

Imagem 033.jpg

Qual padrão de projeto foi utilizado na solução proposta?

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15Q254529 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

O desenvolvimento de software é uma atividade que apresenta dificuldades, ligada ao entendimento do problema. Design Patterns surgiram na busca de soluções para as dificuldades, tornando-se um mecanismo eficiente no compartilhamento de conhecimento entre os desenvolvedores. Gamma propõe um modo de categorização dos DESIGN PATTERNS, definindo famílias de padrões relacionados, descritos a seguir.

I. Abrange a configuração e inicialização de objetos e classes.

II. Lida com as interfaces e a implementação das classes e dos objetos.

III. Lida com as interações dinâmicas entre grupos de classes e objetos.

Essas famílias são denominadas, respectivamente,

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16Q113272 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna

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18Q152841 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

O catálogo de padrões de projeto (design patterns) do GoF contém

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19Q156439 | Informática, Padrões de projeto, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Supondo que um sistema tenha sido desenvolvido e documentado
de acordo com os conceitos da análise e do projeto orientado a
objetos e tenha sido utilizada, como ferramenta para modelagem, a
UML (Unified Modeling Language), versão 2.0, julgue os próximos
itens.

O padrão de projeto conhecido como façade é indicado para a definição de uma interface de nível mais alto que torne mais fácil a comunicação entre os subsistemas de um sistema complexo.

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20Q120095 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Relacione os padrões de projeto às suas indicações de uso.

I - Ponte
II - Observador
III - Decorador
P - Mostra como adicionar responsabilidades aos objetos dinamicamente.
Q - Separa a abstração de um objeto de sua implementação.
R - Define e mantém dependência entre objetos.
S - Define um objeto que encapsula como um conjunto de objetos que interagem.
As associações corretas são:

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