Questões de Concursos Padrões de projeto

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1Q116401 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFAL

Definir um objeto que encapsula a forma como um conjunto de objetos interage. Promove o acoplamento fraco ao evitar que os objetos se refiram uns aos outros explicitamente.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

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2Q100223 | Informática , Padrões de projeto, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

Considerando os padrões de projetos (design patterns) da engenharia de software que utilizam as melhores práticas em orientação a objetos para atingir os resultados desejados, é correto afirmar que o padrão

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4Q117512 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Em projetos orientados a objetos, temos vários padrões de projetos. Sobre o padrão Adaptador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Adaptador não é um padrão de projeto reconhecido.

II. Normalmente, o padrão adaptador aplica-se a qualquer contexto em que queiramos modificar uma classe existente de maneira que seus métodos se adaptem aos de uma classe ou interface relacionada, porém diferente.

III. A regra geral para aplicar o padrão Adaptador é definir a nova classe de maneira que ela contenha uma instância da classe antiga, como um campo escondido, e implemente os métodos da nova classe usando os métodos da varável de instância escondida.

IV. Adaptador garante através de um método público que somente uma instância da classe em questão existirá.

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5Q116257 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens do uso de padrões de software (software patterns):

I. Padrões de projeto proporcionam um vocabulário comum de projeto, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
II. Padrões de projeto auxiliam no desenvolvimento de software por meio da reutilização do projeto de soluções computacionais já testadas e aprovadas.
III. Uma biblioteca de padrões pode ajudar a melhorar e padronizar o desenvolvimento de software.

As assertivas corretas são:

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6Q121175 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

O diagrama de classes apresentado na figura a seguir não representa fielmente um buffer que passa por estados sucessivos de transformação. Em outras palavras, um buffer, que está inicialmente vazio, depois pode ficar parcialmente cheio e, possivelmente, pode ficar cheio. Dentre as opções apresentadas a seguir, qual o padrão de projetos que melhor se adequaria para modelar essa característica dinâmica do buffer?

Imagem 009.jpg

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7Q115734 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Em relação aos padrões de projeto de software assinale a alternativa correta.

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8Q152841 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

O catálogo de padrões de projeto (design patterns) do GoF contém

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9Q156439 | Informática, Padrões de projeto, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Supondo que um sistema tenha sido desenvolvido e documentado
de acordo com os conceitos da análise e do projeto orientado a
objetos e tenha sido utilizada, como ferramenta para modelagem, a
UML (Unified Modeling Language), versão 2.0, julgue os próximos
itens.

O padrão de projeto conhecido como façade é indicado para a definição de uma interface de nível mais alto que torne mais fácil a comunicação entre os subsistemas de um sistema complexo.

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10Q118101 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFAL

Descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução bem-sucedida para um problema. Capta a experiência de uma maneira possível de ser reusada por outros.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

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11Q254529 | Informática, Padrões de projeto, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

O desenvolvimento de software é uma atividade que apresenta dificuldades, ligada ao entendimento do problema. Design Patterns surgiram na busca de soluções para as dificuldades, tornando-se um mecanismo eficiente no compartilhamento de conhecimento entre os desenvolvedores. Gamma propõe um modo de categorização dos DESIGN PATTERNS, definindo famílias de padrões relacionados, descritos a seguir.

I. Abrange a configuração e inicialização de objetos e classes.

II. Lida com as interfaces e a implementação das classes e dos objetos.

III. Lida com as interações dinâmicas entre grupos de classes e objetos.

Essas famílias são denominadas, respectivamente,

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12Q121357 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

O padrão Observer

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13Q120095 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Relacione os padrões de projeto às suas indicações de uso.

I - Ponte
II - Observador
III - Decorador
P - Mostra como adicionar responsabilidades aos objetos dinamicamente.
Q - Separa a abstração de um objeto de sua implementação.
R - Define e mantém dependência entre objetos.
S - Define um objeto que encapsula como um conjunto de objetos que interagem.
As associações corretas são:

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14Q121769 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Pleno Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Christopher Alexander afirma: "cada padrão descreve um problema no nosso ambiente e o cerne da sua solução, de tal forma que você possa usar essa solução mais de um milhão de vezes, sem nunca faze-lo da mesma maneira". Muito embora Alexander estivesse falando a cerca de padrões em construções e cidades, o que ele diz é verdadeiro em relação aos padrões de projeto orientados a objeto. Neste caso, as soluções são expressas em termos de objetos e interfaces em vez de paredes e portas, mas no cerne de ambos os tipos de padrões está a solução para um problema num determinado contexto. Quanto à indicação para o uso dos padrões de projeto é FALSO afirmar que o padrão:

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15Q268269 | Informática, Padrões de projeto, Analista Desenvolvimento de Sistemas, FINEP, CESGRANRIO

Sabendo-se que os padrões de projeto podem ser classificados considerando-se o critério de escopo, qual, dentre os padrões de projeto abaixo, possui escopo de classe?

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16Q119994 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Um dos participantes da equipe de desenvolvimento de um framework deve implementar uma operação em uma das classes desse framework. Seja X o nome dessa classe. Essa operação implementa um algoritmo em particular. Entretanto, há passos desse algoritmo que devem ser implementados pelos usuários do framework através da definição de uma subclasse de X. Sendo assim, qual o padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four) a ser usado pelo desenvolvedor do framework na implementação da referida operação, dentre os listados a seguir?

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18Q121557 | Informática , Padrões de projeto, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Em um sistema de software para controlar pedidos para entrega em domicílio, deve haver uma funcionalidade que permita que o atendente solicite a repetição de um pedido anteriormente feito por um cliente. O gerente do restaurante informou que essa funcionalidade aumentaria a agilidade no atendimento aos clientes, visto que muitos deles tendem a fazer pedidos similares aos que já fizeram anteriormente. Ao usar essa funcionalidade, o atendente do restaurante seleciona um pedido cuja composição corresponde a produtos normalmente requisitados pelos clientes e solicita ao sistema a construção de um novo pedido igual ao selecionado. Esse novo pedido pode, então, ser alterado pelo atendente se o cliente solicitar a adição de novos produtos do cardápio, por exemplo. Portanto, a parte principal dessa funcionalidade corresponde a criar uma cópia de um pedido a partir de pedido preexistente. Na implementação dessa funcionalidade, seu desenvolvedor deve utilizar qual padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four), dentre os listados abaixo?

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20Q656922 | Informática, Padrões de projeto, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que apresenta o padrão de arquitetura de software que, no âmbito DDD (domain driven design), é uma implementação do padrão para ajudar a prototipar, desenvolver e implantar rapidamente aplicativos orientados a domínio.
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