Questões de Concursos Padrões de Projeto Design Patterns

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1Q1038577 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

M desempenha o papel de líder de arquitetura de software em uma empresa. Percebeu, junto com sua equipe, a necessidade de desenvolver, em uma linguagem orientada a objetos, um esqueleto de um algoritmo, composto por um conjunto de passos na sua superclasse. A definição de alguns desses passos deverá ser postergada para as suas subclasses. Vale destacar que a estrutura do algoritmo, ou seja, a ordem, definida na superclasse, em que os passos serão executados não poderá ser mudada, podendo-se alterar, a partir das subclasses, o que será executado por alguns dos passos.
Nesse caso, o padrão de projeto utilizado por M e sua equipe é o
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2Q1032592 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Classe B, DPE RO, FGV, 2025

O padrão arquitetural MVC foi proposto na década de 70 e desde então vem sendo amplamente utilizado no mercado. Com relação às afirmativas sobre o padrão, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Visão - são as classes responsáveis pela apresentação da interface gráfica do sistema, incluindo janelas, botões, menus, barras de rolagem. A interface gráfica é formada por objetos de visão e contêineres.
( ) Conteiner - são as classes que tratam e interpretam eventos gerados por dispositivos de entrada, como mouse e teclado. Como resultado de tais eventos, contêineres podem solicitar uma alteração no estado do Modelo ou da Visão. Suponha, por exemplo, uma Calculadora. Quando o usuário clica em um botão +, uma classe Controladora deve capturar esse evento e chamar um método do Modelo.
( ) Modelo - são as classes que armazenam os dados manipulados pela aplicação e que têm a ver com o domínio do sistema em construção. Assim, classes de Modelo não têm qualquer conhecimento ou dependência para classes de Visão e Contêineres. Além de dados, classes de Modelo podem conter métodos que alteram o estado dos objetos de domínio.
As afirmativas são, respectivamente,
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6Q1036155 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Desenvolvimento de Sistemas, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca dos padrões de projeto em arquitetura de software, julgue o próximo item.

O padrão GRASP de Expert é utilizado para atribuir uma responsabilidade à classe que possui a informação necessária para atender essa mesma responsabilidade.
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7Q1038576 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

J é um desenvolvedor de uma empresa e foi incumbido de criar um novo sistema de arquivos. Esse sistema seguirá uma estrutura de árvore com pastas que podem conter arquivos ou outras pastas. Além disso, tanto as pastas como os arquivos compartilharão operações como copiar, mover e excluir.
A partir desse contexto, J lembrou que há um padrão de projeto que poderia ajudá-lo nessa tarefa, que é o
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8Q1040065 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Programação de Sistemas, TRE PB, FCC

Um técnico deseja usar um padrão de projeto de criação que permita que as subclasses da aplicação possam variar. Este padrão deverá ser focado no processo de instanciação e encapsular a criação de objetos, deixando as subclasses decidirem quais objetos criar e garantindo assim, baixo acoplamento. Para conseguir o que deseja, o técnico selecionou o padrão de projeto que possui uma classe abstrata Creator que define um método especifico para criação de objetos. Trata-se do padrão:
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