Questões de Concursos Papel Político Pedagógico e Organicidade

Resolva questões de Papel Político Pedagógico e Organicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q322064 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

A respeito das políticas de educação infantil no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q323117 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q322418 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização pedagógica em ciclos garante o respeito à heterogeneidade dos tempos e modos de aprender que caracterizam os sujeitos e amplia suas chances de sucesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q325247 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q326413 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.

Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.

( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.

( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.

( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q321553 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os elementos fundamentais para a constituição dessa equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q320795 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q327013 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q328566 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q322023 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q323819 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q320126 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

O Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa solicitou à equipe de pedagogos da casa que elaborassem um projeto de educação corporativa que permitisse aos funcionários trilhar caminhos de aprendizagem e obter contínuo desenvolvimento profissional. Os pedagogos consideraram um conjunto de princípios como pilares de sustentação do referido projeto, dentre eles a adequação à missão e aos objetivos organizacionais. Para atender a tal princípio, os pedagogos estabeleceram como prioridade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q328191 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q322253 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q323843 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.

Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q328982 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322328 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Numere as modalidades de planejamento da segunda coluna de acordo com as premissas da primeira:

I. Sua inovação está ao tomar de empréstimo no postulado desenvolvido por Paulo Freire o caráter “interdisciplinar, multidisciplinar e multidimensional”, enfatizando a Escola Cidadã como locus central do processo educativo, espaço este no qual ocorre a cidadania ativo-crítica e se iniciam as transformações educacionais.

II. Nasce como sugestão alternativa e crítica ao planejamento tecnocrático (prático, instrumental e normativo) elaborado nas diferentes esferas educativas. Sugere como procedimentos o estabelecimento de três marcos: marco referencial (situacional, doutrinal e operativo), diagnóstico e programação (objetivos, políticas e estratégias, responsáveis e demais instruções de execução).

III. Na gestão educacional começa a ser aplicado, no final dos anos setenta, principalmente nas instituições de ensino superior americanas, como tentativa de encontrar respostas para os desafios da modernidade, embasada na literatura sobre gestão empresarial.

( ) Planejamento Participativo

( ) Planejamento Estratégico

( ) Planejamento Dialógico

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q324138 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):

1. organização didático-pedagógica

2. corpo discente

3. dirigentes da instituição

4. corpo docente

5. instalações

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q320558 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q328239 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.

No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.