Início Questões de Concursos Paradigmas Educacionais Resolva questões de Paradigmas Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Paradigmas Educacionais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q57096 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisA Escola Nova, de acordo com Gadotti (2003), representou um dos movimentos mais vigorosos de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa. O educador norte-americano John Dewey, integrante do movimento escolanovista, propôs que o ensino deveria, prioritariamente, dar-se pela ✂️ a) ação. ✂️ b) instrução. ✂️ c) repetição ✂️ d) memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q57095 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisA educação é um fenômeno e uma prática complexos, porque é práxis humana histórica. De acordo com essa concepção, a educação é: ✂️ a) reprodutora da sociedade e considera o espaço escolar como um lugar de preparação para a vida em sociedade. ✂️ b) produto do trabalho de seres humanos e, como tal, responde aos diferentes desafios que os diferentes contextos políticos e sociais lhe colocam. ✂️ c) uma forma de salvar a sociedade de suas mazelas, respondendo aos anseios econômicos e sociais das escolas. ✂️ d) o meio pelo qual a sociedade renova as condições de sua própria existência, perpetuando a homogeneidade necessária para sua existência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q57098 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisAs últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social. Em relação ao campo educacional, ✂️ a) a educação deveria estar isenta de receber influências e participar destas transformações, uma vez que o papel da educação é a formação humana e não instrumento viabilizador da competividade no mundo globalizado e da reestruturação produtiva ✂️ b) as perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo. ✂️ c) a visão neoliberal de mundo procura impor no sistema educacional uma determinada ótica sobre as relações entre produção e educação, como se houvesse uma necessidade mecânica de adequação do último termo ao primeiro, com o consequente aumento do papel das escolas. ✂️ d) os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q57048 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q57103 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisO processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas. ✂️ b) A entrada de novas mídias na sala de aula não é resultado da globalização, e sim do desenvolvimento tecnológico em si. ✂️ c) A substituição de culturas e valores particulares por uma cultura universal é um aspecto positivo da globalização, a ser considerado nas práticas pedagógicas como estratégia de amenizar desigualdades sociais. ✂️ d) Com a globalização, ideias, valores e costumes passaram a ser mais divulgados e conhecidos. Todos se beneficiam de igual modo dos avanços que a globalização tem proporcionado mundialmente, inclusive no que se refere à construção formal do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q57050 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q57047 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A capacidade de aprendizagem independe de autoestima. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q57101 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisMorin (2009), tem apontado para a existência de um novo paradigma educacional, em que a aprendizagem contextualizada e globalizante passa a ser determinante na compreensão do conhecimento, na sua interrelação com outros conhecimentos. Morin supõe, também, a conexão de um conjunto de conhecimentos com a análise e interpretação da realidade, visando a orientar os discursos e as teorias de forma que permita a conjugação da autonomia e o desenvolvimento da noção de direito e da liberdade. Além disso, compreende a produção de conhecimento sustentada no fruto das relações entre universidade e sociedade, buscando dar sentido à vida. Esse novo paradigma foi chamado por Morin de: ✂️ a) Paradigma contextualizador. ✂️ b) Paradigma social. ✂️ c) Paradigma da complexidade. ✂️ d) Paradigma globalizante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q57051 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue. Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q57102 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos.” (BRANDÃO, 1994, pág. 105) A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito: ✂️ a) mediador entre o conhecimento e o aluno no processo ensino-aprendizagem a partir da organização dos conteúdos; ✂️ b) central no processo ensino-aprendizagem a partir da transmissão, organizada em uma gradação lógica, do acervo cultural aos alunos; ✂️ c) facilitador do processo ensino-aprendizagem a partir da criação de experiências que levem o aluno às descobertas epistemológicas; ✂️ d) incentivador do processo ensino-aprendizagem a partir do conhecimento prévio do interesse dos alunos e organização do conteúdo; Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q57049 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q57100 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisPara Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que parece ser adequada por ajudar a encontrar o que se oculta no cotidiano das práticas, além de colaborar no reconhecimento dos traços singulares dos seres humanos. Demarca a importância do diálogo na relação que se faz necessária entre o território teórico e o território prático, pois rompe com modelos de investigação que isolam e distinguem esses territórios. O paradigma indiciário é, portanto, uma opção teórico-epistemológica que une teoria e prática em uma interação dialética e dialógica, porque procura observar sinais, indícios, que permitem decifrar a realidade, como a escolar. Assinale a alternativa que apresenta o teórico utilizado pela autora Esteban para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário. ✂️ a) Antonio Gramsci. ✂️ b) Carlo Ginzburg. ✂️ c) Gimeno Sacristán. ✂️ d) Michael Apple. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q57046 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q57097 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisCompreender as políticas educacionais e a implementação destas numa determinada rede de ensino implica compreender as relações complexas que envolvem essa questão. De acordo com Nóvoa (2009), a escola moderna se desenvolveu pelo “transbordamento” de missão e conteúdos, com forte apelo à cidadania e pela responsabilização das redes de ensino, provocando, dessa forma, ✂️ a) a apropriação de capacidades intelectuais e o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) o acesso à cultura, à ciência e à arte aos estudantes. ✂️ c) a sobreposição dos objetivos assistenciais aos objetivos de aprendizagem. ✂️ d) a intensificação das ações voltadas para a aprendizagem dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q57054 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue o item subsequente. Na perspectiva comportamentalista, o professor deve recompensar os alunos pela realização correta das tarefas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q57045 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q57052 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue. No contexto educacional, é necessário construir novas narrativas, capazes de dar respostas à sociedade permeada por novas tecnologias da informação e da comunicação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q57053 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue. Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q57096 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisA Escola Nova, de acordo com Gadotti (2003), representou um dos movimentos mais vigorosos de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa. O educador norte-americano John Dewey, integrante do movimento escolanovista, propôs que o ensino deveria, prioritariamente, dar-se pela ✂️ a) ação. ✂️ b) instrução. ✂️ c) repetição ✂️ d) memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q57095 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisA educação é um fenômeno e uma prática complexos, porque é práxis humana histórica. De acordo com essa concepção, a educação é: ✂️ a) reprodutora da sociedade e considera o espaço escolar como um lugar de preparação para a vida em sociedade. ✂️ b) produto do trabalho de seres humanos e, como tal, responde aos diferentes desafios que os diferentes contextos políticos e sociais lhe colocam. ✂️ c) uma forma de salvar a sociedade de suas mazelas, respondendo aos anseios econômicos e sociais das escolas. ✂️ d) o meio pelo qual a sociedade renova as condições de sua própria existência, perpetuando a homogeneidade necessária para sua existência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q57098 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisAs últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social. Em relação ao campo educacional, ✂️ a) a educação deveria estar isenta de receber influências e participar destas transformações, uma vez que o papel da educação é a formação humana e não instrumento viabilizador da competividade no mundo globalizado e da reestruturação produtiva ✂️ b) as perspectivas atuais do campo educacional estão sendo orientadas fortemente pelas duas grandes estratégias colocadas em andamento pelas classes dominantes para servirem de obstáculos à crise em que se debate o capitalismo: a reestruturação produtiva e o neoliberalismo. ✂️ c) a visão neoliberal de mundo procura impor no sistema educacional uma determinada ótica sobre as relações entre produção e educação, como se houvesse uma necessidade mecânica de adequação do último termo ao primeiro, com o consequente aumento do papel das escolas. ✂️ d) os processos, ora em prática, de reformas na produção e na educação que são denominados neoliberalismo/reestruturação produtiva não implicam a preparação/formação/disciplinamento de um trabalhador apto a participar dos novos processos produtivos flexibilizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q57048 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q57103 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisO processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas. ✂️ b) A entrada de novas mídias na sala de aula não é resultado da globalização, e sim do desenvolvimento tecnológico em si. ✂️ c) A substituição de culturas e valores particulares por uma cultura universal é um aspecto positivo da globalização, a ser considerado nas práticas pedagógicas como estratégia de amenizar desigualdades sociais. ✂️ d) Com a globalização, ideias, valores e costumes passaram a ser mais divulgados e conhecidos. Todos se beneficiam de igual modo dos avanços que a globalização tem proporcionado mundialmente, inclusive no que se refere à construção formal do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q57050 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q57047 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A capacidade de aprendizagem independe de autoestima. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q57101 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisMorin (2009), tem apontado para a existência de um novo paradigma educacional, em que a aprendizagem contextualizada e globalizante passa a ser determinante na compreensão do conhecimento, na sua interrelação com outros conhecimentos. Morin supõe, também, a conexão de um conjunto de conhecimentos com a análise e interpretação da realidade, visando a orientar os discursos e as teorias de forma que permita a conjugação da autonomia e o desenvolvimento da noção de direito e da liberdade. Além disso, compreende a produção de conhecimento sustentada no fruto das relações entre universidade e sociedade, buscando dar sentido à vida. Esse novo paradigma foi chamado por Morin de: ✂️ a) Paradigma contextualizador. ✂️ b) Paradigma social. ✂️ c) Paradigma da complexidade. ✂️ d) Paradigma globalizante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q57051 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue. Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q57102 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos.” (BRANDÃO, 1994, pág. 105) A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito: ✂️ a) mediador entre o conhecimento e o aluno no processo ensino-aprendizagem a partir da organização dos conteúdos; ✂️ b) central no processo ensino-aprendizagem a partir da transmissão, organizada em uma gradação lógica, do acervo cultural aos alunos; ✂️ c) facilitador do processo ensino-aprendizagem a partir da criação de experiências que levem o aluno às descobertas epistemológicas; ✂️ d) incentivador do processo ensino-aprendizagem a partir do conhecimento prévio do interesse dos alunos e organização do conteúdo; Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q57049 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q57100 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisPara Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que parece ser adequada por ajudar a encontrar o que se oculta no cotidiano das práticas, além de colaborar no reconhecimento dos traços singulares dos seres humanos. Demarca a importância do diálogo na relação que se faz necessária entre o território teórico e o território prático, pois rompe com modelos de investigação que isolam e distinguem esses territórios. O paradigma indiciário é, portanto, uma opção teórico-epistemológica que une teoria e prática em uma interação dialética e dialógica, porque procura observar sinais, indícios, que permitem decifrar a realidade, como a escolar. Assinale a alternativa que apresenta o teórico utilizado pela autora Esteban para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário. ✂️ a) Antonio Gramsci. ✂️ b) Carlo Ginzburg. ✂️ c) Gimeno Sacristán. ✂️ d) Michael Apple. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q57046 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q57097 | Pedagogia, Paradigmas EducacionaisCompreender as políticas educacionais e a implementação destas numa determinada rede de ensino implica compreender as relações complexas que envolvem essa questão. De acordo com Nóvoa (2009), a escola moderna se desenvolveu pelo “transbordamento” de missão e conteúdos, com forte apelo à cidadania e pela responsabilização das redes de ensino, provocando, dessa forma, ✂️ a) a apropriação de capacidades intelectuais e o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) o acesso à cultura, à ciência e à arte aos estudantes. ✂️ c) a sobreposição dos objetivos assistenciais aos objetivos de aprendizagem. ✂️ d) a intensificação das ações voltadas para a aprendizagem dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q57054 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue o item subsequente. Na perspectiva comportamentalista, o professor deve recompensar os alunos pela realização correta das tarefas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q57045 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPENo relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q57052 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue. No contexto educacional, é necessário construir novas narrativas, capazes de dar respostas à sociedade permeada por novas tecnologias da informação e da comunicação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q57053 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPEA respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue. Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro