Início

Questões de Concursos Paradigmas Educacionais

Resolva questões de Paradigmas Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q57096 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

A Escola Nova, de acordo com Gadotti (2003), representou um dos movimentos mais vigorosos de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa. O educador norte-americano John Dewey, integrante do movimento escolanovista, propôs que o ensino deveria, prioritariamente, dar-se pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q57095 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

A educação é um fenômeno e uma prática complexos, porque é práxis humana histórica. De acordo com essa concepção, a educação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q57098 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

As últimas décadas foram marcadas por uma série de mutações que continuam a receber as diversas e variadas denominações e conceituações, no campo econômico, político e social. Denominações que mesclam processos sociais velhos e novos, como globalização ou mundialização, reestruturação produtiva, neoliberalismo, novas tecnologias e padrões de qualificação, aumentam a dualidade social. Em relação ao campo educacional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q57048 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q57103 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

O processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q57050 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q57047 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A capacidade de aprendizagem independe de autoestima. 
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q57101 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

Morin (2009), tem apontado para a existência de um novo paradigma educacional, em que a aprendizagem contextualizada e globalizante passa a ser determinante na compreensão do conhecimento, na sua interrelação com outros conhecimentos. Morin supõe, também, a conexão de um conjunto de conhecimentos com a análise e interpretação da realidade, visando a orientar os discursos e as teorias de forma que permita a conjugação da autonomia e o desenvolvimento da noção de direito e da liberdade. Além disso, compreende a produção de conhecimento sustentada no fruto das relações entre universidade e sociedade, buscando dar sentido à vida.

Esse novo paradigma foi chamado por Morin de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q57051 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue.

Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais. 
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57102 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos.” (BRANDÃO, 1994, pág. 105)

A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q57049 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q57100 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

Para Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que parece ser adequada por ajudar a encontrar o que se oculta no cotidiano das práticas, além de colaborar no reconhecimento dos traços singulares dos seres humanos. Demarca a importância do diálogo na relação que se faz necessária entre o território teórico e o território prático, pois rompe com modelos de investigação que isolam e distinguem esses territórios. O paradigma indiciário é, portanto, uma opção teórico-epistemológica que une teoria e prática em uma interação dialética e dialógica, porque procura observar sinais, indícios, que permitem decifrar a realidade, como a escolar. Assinale a alternativa que apresenta o teórico utilizado pela autora Esteban para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q57046 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q57097 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

Compreender as políticas educacionais e a implementação destas numa determinada rede de ensino implica compreender as relações complexas que envolvem essa questão. De acordo com Nóvoa (2009), a escola moderna se desenvolveu pelo “transbordamento” de missão e conteúdos, com forte apelo à cidadania e pela responsabilização das redes de ensino, provocando, dessa forma,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q57054 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

A respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue o item subsequente. 

Na perspectiva comportamentalista, o professor deve recompensar os alunos pela realização correta das tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q57045 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q57052 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue.

No contexto educacional, é necessário construir novas narrativas, capazes de dar respostas à sociedade permeada por novas tecnologias da informação e da comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57053 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais, CESPE CEBRASPE

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue.

Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.