Questões de Concursos Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Resolva questões de Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q524579 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Dadas as situações a seguir, identifique, na respectiva ordem, quais os tipos de parecer de auditoria mais adequados a cada situação:

I. O auditor constatou que a empresa Alpha S.A. somente faturava parte de suas mercadorias vendidas e que boa parte das mercadorias compradas entravam sem documentação hábil.

II. O auditor constatou que a empresa Beta S.A. não estava reconhecendo os juros e variações monetárias de seus contratos de financiamentos junto ao Banco Empresta Tudo S.A., efetuando a contabilização somente no pagamento do empréstimo.

III. O auditor, ao executar os trabalhos na empresa Gama S.A., encontrou divergências no cálculo da provisão para contingências trabalhistas. Ao analisar a relevância dos números, percebeu que os mesmos não afetavam as demonstrações contábeis.

IV. O auditor, ao avaliar as demonstrações financeiras da empresa Omega S.A., não conseguiu compor o saldo das contas de financiamentos concedidos, nem das contas de investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q524619 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE, SEF MG, ESAF

Quanto ao tipo de parecer a ser emitido sobre demonstrações contábeis, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q522700 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Contador, Petrobras, CESGRANRIO

A Governança Corporativa tem como um dos seus pilares a constituição e o funcionamento de um Conselho de Administração. Uma das melhores práticas de Governança Corporativa, vinculada ao Conselho de Administração, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q522759 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Se o auditor independente não puder utilizar os trabalhos de outros auditores e, também, não tiver condições de aplicar procedimentos adicionais suficientes nas demonstrações contábeis de coligadas ou controladas, por eles auditadas, o seu procedimento técnico deve ser o de emitir parecer contendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q521873 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Quando o auditor independente for impedido de examinar um saldo de conta relevante do balanço patrimonial, o seu parecer deverá ser do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q522537 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor do Tesouro Municipal Prova 3, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Em uma situação na qual a empresa está contestando judicialmente, certas incorreções no cálculo do imposto de renda, apontadas por auditoria realizada pela Secretaria da Receita Federal, que arbitrou para o ano das demonstrações financeiras objeto da auditoria, um valor expressivo e relevante. Por ser matéria passível de questionamento jurídico, e tratar-se de matéria conflitante, questionável e difícil de quantificar, sendo assim, a empresa não constituiu provisão para esse passivo contingente. De acordo com estas informações, indique qual tipo de parecer que o auditor deve emitir.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q524813 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

De acordo com a definição dada pelas normas técnicas vigentes, o zelo profissional do perito contábil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q523223 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

O fato de a administração se recusar a fornecer uma declaração que o auditor considere necessária constitui uma limitação de alcance. Nesse caso, o auditor deve expressar um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q522934 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Agente Fiscal de Rendas Nível 1, SEFAZ SP, FCC

A possibilidade de o auditor vir a emitir um parecer que contenha opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas denomina- se risco

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q524920 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

De acordo com a natureza da opinião emitida pelo signatário, o Parecer dos Auditores Independentes é classificado pelas normas brasileiras de contabilidade em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q522298 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

O Parecer de Auditoria é o instrumento por meio do qual o auditor independente comunica sua conclusão acerca das demonstrações contábeis de uma entidade, tendo caráter comparativo às demonstrações contábeis referentes ao exercício anterior. Sobre o Parecer em comento, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q522911 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

Na constatação de omissão de eventos subseqüentes relevantes identificados pelo auditor, nas demonstrações contábeis da empresa auditada, o profissional deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q521896 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Dos fatores a seguir, qual não corresponde a impedimento para emissão de parecer sem ressalva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q524289 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Quanto a normas e procedimentos internacionais de auditoria, julgue os itens seguintes.

A característica que distingue o parecer-padrão com linguagem explicativa do parecer-padrão é a existência de circunstâncias que exigem a adição de um parágrafo de ênfase.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q524638 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Inspetor, CVM, ESAF

No parecer sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve emitir sua opinião afirmando se estas representam adequadamente ou não a situação patrimonial da entidade. Nesse parecer, devem ser observados os seguintes aspectos relevantes, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q523901 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Indique o número de parágrafos contidos em um parecer de auditoria com duas ressalvas e um parágrafo de ênfase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q522755 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Contador, Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas GO, UFGO, 2017

Quando o Órgão ou Unidade de Controle Interno formar a opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, qual é o tipo de Certificado de Auditoria a ser emitido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q524800 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

De acordo com a NBC-T-11 – Normas de Audito-ria Independente das Demonstrações Contábeis, o parecer com ressalva deve utilizar as expres-sões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q523044 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

Um auditor comprovou que 70% do ativo da sociedade anônima auditada representam participações societárias, em sociedades anônimas controladas, avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. No decorrer do trabalho não foi possível ao auditor aplicar os procedimentos usuais de auditoria, para avaliar a veracidade de tais investimentos, pela falta de comprovação do patrimônio líquido dessas mesmas sociedades controladas. Nestas circunstâncias, o auditor deverá emitir um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q522501 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. Considerando essas informações e as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.

O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de transações e eventos subseqüentes relevantes ao exame das demonstrações contábeis, mencionando-os como ressalva ou em parágrafo de ênfase, quando não ajustadas ou reveladas adequadamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.