Questões de Concursos Patologia Clínica Veterinária

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q978791 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A atuação clínica do médico veterinário requer habilidades em propedêutica e interpretação de exames complementares, como hemograma, bioquímica sérica, urinálise, exames de imagem e testes específicos, os quais auxiliam no diagnóstico diferencial e no planejamento terapêutico. A análise correta dos parâmetros laboratoriais, associada ao exame físico e à história clínica, é essencial para uma conduta segura e precisa. A interpretação isolada de resultados pode levar a erros diagnósticos, reforçando a importância da avaliação conjunta e criteriosa das informações.
Sobre a interpretação de exames complementares em Medicina Veterinária, analise as afirmativas abaixo e marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

(   ) A presença de leucocitose com desvio à esquerda no hemograma geralmente indica um processo inflamatório agudo.
(   ) Valores elevados de ureia e creatinina séricas sempre indicam insuficiência renal grave.
(   ) A hipoalbuminemia pode ser observada em casos de perda proteica intestinal, doença hepática ou nefropatia.
(   ) A radiografia torácica é útil apenas para avaliação pulmonar e não tem utilidade na investigação cardíaca.


Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q1003722 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

As doenças infecciosas em cães e gatos, comumente causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, podem se manifestar de várias formas. Esses agentes conseguem invadir e se multiplicar no organismo do animal, causando uma série de sintomas que variam de acordo com a especificidade de cada doença. As vacinas têm sido um dos pilares da saúde pública, contribuindo para a erradicação e controle de várias doenças infecciosas. Sobre o controle das doenças infecciosas através da vacinação, é incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q986358 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A encefalopatia hepática pode levar a sinais clínicos como mudanças de comportamento, movimentos rotatórios, pressionamento da cabeça contra objetos, entre outras sintomatologias.

É correto afirmar que o agravamento desses sinais clínicos normalmente se dá pela intoxicação por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q1033265 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

A colite dorsal direita é um tipo específico de colite ulcerativa que afeta o cólon dorsal direito dos equinos. Essa doença é comumente associada ao uso de altas doses de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5 Q1033345 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

O termo técnico aplasia medular designa um distúrbio em que ocorre cessação na multiplicação e maturação dos precursores hematopoiéticos na medula óssea. Nessa situação, todos os componentes medulares (mieloide, eritroide e megacariocítico) são afetados, o que leva à pancitopenia, ou seja, leucopenia, trombocitopenia e anemia. Qual dessas enfermidades se relaciona à ocorrência de aplasia medular?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6 Q1033341 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

Durante o exame post mortem, a avaliação atenta das câmaras cardíacas é de suma importância. Na inspeção de um coração sem histórico de doença cardíaca ou qualquer evidência macroscópica de alterações, como se espera encontrar a cavidade ventricular esquerda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7 Q1033344 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

A displasia renal decorre de nefrogênese anômala, com falha na interação entre o botão ureteral e o blastema metanéfrico. As causas não são totalmente conhecidas, entretanto, o caráter hereditário e familiar da doença é identificado em algumas raças de cães e gatos, sendo relevante o diagnóstico diferencial entre outras doenças renais a partir do exame histopatológico. Assim, do ponto de vista microscópico, quais alterações morfológicas caracterizam a displasia renal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8 Q1031489 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O bócio consiste no aumento de volume da glândula tireoide sem estar associado a um processo inflamatório, e pode ser visto tanto nos animais quanto nos humanos.
Sobre a o bócio, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q1033339 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

Os padrões de degeneração e necrose hepáticas apresentam importância prática, sendo que auxiliam no direcionamento da causa da injúria hepática. Considerando essa premissa, qual padrão de distribuição de degeneração e necrose hepáticas se observa quando a causa é a hipóxia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10 Q1033340 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

Tendo como referência de enfermidade principal a endocardiose valvar tricúspide em grau acentuado, qual consequência se observa em sítio anatômico à distância em longo prazo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.