Questões de Concursos Patologia Oral e Maxilofacial

Resolva questões de Patologia Oral e Maxilofacial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032194 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um adolescente de 14 anos comparece ao consultório para consulta de revisão. O cirurgião-dentista percebe, após o exame clínico, que os segundos molares permanentes já se encontram completamente irrompidos, com exceção do elemento 37. A análise da radiografia panorâmica evidenciou uma lesão localizada acima da coroa do segundo molar permanente não irrompido. A lesão apresentava bordas bem definidas e conteúdo radiopaco contendo uma massa irregular de tecido calcificado.

A imagem radiográfica da lesão sugere um provável caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1032195 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A estomatite urêmica é caracterizada inicialmente por queimação e vermelhidão da mucosa, coberta com exsudato cinza para, posteriormente, evoluir para franca ulceração. Placas brancas chamadas de geadas urêmicas, causadas por deposição de cristais de ureia, podem ser observadas na mucosa oral. Tendências hemorrágicas estão evidentes, com petéquias e equimoses na mucosa labial e jugal, palato mole e margens da língua, assim como sangramento gengival.

Essa condição pode ser encontrada em casos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1032199 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Laminados cerâmicos delgados são restaurações estéticas aditivas e minimamente invasivas que objetivam proporcionar pequenas mudanças de forma e alinhamento do sorriso, sendo indicadas, porém, somente para dentes que não apresentem significativas alterações de cor. As cerâmicas indicadas para esse tipo de restauração devem ser translúcidas, apresentando reflexão de luz próxima à estrutura dental, e passíveis de condicionamento com ácido fluorídrico em sua superfície interna antes da cimentação.

A cerâmica resistente ao condicionamento com ácido fluorídrico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1068581 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação ao queratocisto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1068584 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Sialólitos são estruturas calcificadas que se desenvolvem nas glândulas salivares.

Em relação aos sialólitos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1068591 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

O condiloma acuminado é uma proliferação de epitélio pavimentoso estratificado induzida por HPV da região anogenital, boca e laringe.

O condiloma acuminado oral pode ser tratado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1068592 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente de 58 anos, sexo masculino, fumante, se queixa de obstrução nasal do lado direito, apresentando sangramento nasal, secreção purulenta e dor de cabeça. Clinicamente se observa lesão polipoide castanho-amarelada na parede nasal lateral direita.

Sabendo se tratar de um papiloma invertido, uma das modalidade de tratamento indicada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1031545 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontólogo PSF, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

Os tumores _____________ da cavidade bucal, incluindo os de língua, assoalho de boca, gengiva, palato e outros locais da boca, tem associação claramente estabelecida com o hábito de _______ e com o consumo de ________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1072252 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante ida a emergência odontológica, Lucia, paciente de Dra. Fernanda, apresenta uma úlcera indolor e arredondada na mucosa bucal inferior, que persiste por mais de 10 dias. A lesão tem bordas bem definidas e fundo amarelado. Após a análise, qual é o diagnóstico mais provável para a lesão observada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1072254 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Anderson resolve ir ao dentista após dores intensas na região anterior da mandíbula, com dificuldade para mastigar alimentos. No exame clínico, observa-se uma úlcera indolor na mucosa bucal anterior, com bordas bem definidas e fundo amarelado. Ainda, o paciente também relata ardor na língua e secura bucal. Com base nessas informações, qual diagnóstico seria mais adequado para essa úlcera?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1072259 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Levada as pressas para a emergência após queixar-se de dor intensa na região do molar inferior esquerdo, associada a uma úlcera indolor na mucosa bucal, Claudia é avaliada pelos profissionais odontológicos de plantão. Após a avaliação, foi detectado que a lesão é arredondada, com bordas bem definidas e fundo amarelado. Com base nesse caso clínico, qual seria a condição mais provável para esse tipo de lesão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1072266 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente masculino de 60 anos apresenta dor intensa na região posterior da mandíbula, associada à dificuldade para mastigar. O exame físico revela dor à palpação no fundo da boca, com inchaço. A radiografia não revela fraturas, mas há sinais de destruição óssea localizada. Qual seria o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1068487 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente apresentando aumento de volume endurecido, apagamento do sulco nasolabial e edema no ângulo medial do olho, associado a histórico prévio de odontalgia severa, febre e inapetência. Frente ao quadro infeccioso descrito, qual espaço facial primário deve ser acessado para realização de drenagem do abscesso dento-alveolar descrito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1068488 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a condição potencialmente maligna do vermelhão do lábio inferior resultante da exposição crônica à luz ultravioleta (UV).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1068489 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a hipótese diagnóstica e o tratamento indicado no caso de uma lesão radiolúcida unilateral bem circunscrita, assintomática, localizada abaixo do canal mandibular, na região posterior de mandíbula, entre molares e ângulo da mandíbula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q980987 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Professor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Uma condição que pode ser observada como diagnóstico diferencial para lesões de cárie em esmalte se refere aos defeitos de desenvolvimento que ocorrem nesse tecido, como a Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI). Assinale a alternativa incorreta com relação a esse defeito de desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1068542 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Especialidade Dentística Reustauradora, EsFCEx, VUNESP, 2025

Qual a classificação de lesão cervical não cariosa caracterizada pela flexão do dente, principalmente na junção cemento-esmalte, ocasionada pela sobrecarga oclusal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1032191 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um defeito congênito de esmalte muito comum atualmente é a hipomineralização molar-incisivo (HMI). A forma clássica dos defeitos envolve os primeiros molares permanentes, podendo ou não estar associada aos incisivos permanentes. A HMI é causa frequente de queixas estéticas pelos pacientes e sintomatologia dolorosa nos elementos afetados.

Define-se a HMI como um defeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q888603 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O conhecimento sobre a transmissão de doenças nos consultórios odontológicos contribui para que os cirurgiões-dentistas e sua equipe realizem os procedimentos odontológicos de maneira mais segura, incorporando à sua rotina de trabalho as particularidades em relação às condutas clínicas perante os portadores das hepatites virais.

Com relação às hepatites virais, analise as assertivas abaixo:

I - A hepatite B não é transmitida por abraço, beijo, aperto de mãos, tosse ou espirro, nem pelo compartilhamento de talheres.

II - O ideal é que indivíduos vacinados realizem o teste anti-HBs 60 dias após o esquema completo de vacinação.

III - Medidas de proteção contra a hepatite C são similares à prevenção contra a hepatite B, como a biossegurança adequada nos procedimentos odontológicos.

IV - Ainda não existe vacina contra o vírus da hepatite C, em virtude, principalmente, da ocorrência de mutações frequentes do vírus.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q880669 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

As patologias que mais afetam o sistema estomatognático são doenças periodontais e lesões cariosas, tendo como fator etiológico primário a placa bacteriana. Sobre a placa bacteriana, analise as alternativas a seguir:


I- Adere firmemente às superfícies dentárias, contendo grandes quantidades de microrganismos, decorrente da higiene oral inadequada, os quais contribuem para a formação do biofilme bacteriano patogênico.

II- A doença periodontal é uma patologia inflamatória multifatorial, que tem como principal razão a presença do biofilme patogênico, associado aos fatores ligados ao hospedeiro.

III- A escovação dentária e utilização do fio dental realizadas esporadicamente e de maneira correta são ações que proporcionam um eficaz controle da placa bacteriana subgengival.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.