Início

Questões de Concursos Patrimônio Arquitetônico e Cultural

Resolva questões de Patrimônio Arquitetônico e Cultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q988816 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Agente de Trânsito, Prefeitura de São Luís MA, IBADE, 2024

A construção que atualmente é a sede da prefeitura de São Luís possui uma longa história. Além de ser conhecido como Palácio do Governo Municipal a edificação possui a seguinte denominação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1043775 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquiteto, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A exposição Brazil Builds, realizada em 1943 no Museu de Arte Moderna de Nova York, mostrou a originalidade da arquitetura moderna brasileira, cuja produção articulava tradição e modernidade, o que lhe dava reconhecimento internacional.
Assinale a opção que apresenta a obra projetada pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto, que exemplificou esta produção no livro-catálogo da exposição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1043772 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquiteto, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A maioria dos 26 trabalhos participantes do Concurso para o Plano Piloto da nova capital do Brasil realizado em 1956, apresentou inspiração racionalista como ponto comum.

Correlacione os autores listados a seguir, ao traçado urbanístico e/ou implantação edilícia de seus respectivos trabalhos.

1. Carlos Milan, Domingos Azevedo, Joaquim e Liliane Guedes.

2. Marcelo, Milton e Maurício Roberto.

3. Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar e Luiz Roberto Carvalho Franco.

4. João Vilanova Artigas.

( ) cidade linear composta por duas asas de traçado curvo e organização das zonas residenciais dos dois lados de uma estrada que percorre a cidade em toda sua extensão;

( ) esforço de descentralização dos edifícios públicos distribuídos entre sete unidades urbanas, organizadas em torno de um núcleo hexagonal, como circunscrições autônomas;

( ) ênfase à implantação dos edifícios residenciais, levada ao extremo, com gigantescas torres de apartamentos alinhadas, com desvalorização proposital dos edifícios administrativos;

( ) primazia dada a habitações dispersas que conduzia à fraca densidade e à necessidade de enorme infraestrutura, com vistas às aspirações naturais do povo e seu desenvolvimentosocial.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1043776 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquiteto, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No momento em que a vanguarda carioca se prendia ao estudo da arquitetura de Le Corbusier, o prestígio das obras de Frank Lloyd Wright se difundia nos meios profissionais de São Paulo, tendo sido adotado, por exemplo, nas primeiras casas projetadas por Vilanova Artigas.
Assinale a opção que apresenta um traço fundamental que define a originalidade da corrente orgânica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031173 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à Portaria Iphan no 135/2023, que dispõe sobre a regulamentação do procedimento para a declaração do tombamento de documentos e sítios detentores de reminiscências dos antigos quilombos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os sítios não ocupados por remanescentes das comunidades de quilombos, que são detentores de vestígios materiais referentes à sua memória, são considerados para fins desta Portaria.
II. Quando o bem estiver localizado em mais de um Estado, o pedido de tombamento formulado por qualquer pessoa física ou jurídica, deverá ser apresentado exclusivamente na sede da autarquia, em Brasília/DF.
III. A criação do Livro do Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos foi instituída por meio da referida Portaria.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1031176 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A filósofa e historiadora do urbanismo, Françoise Choay (1925- 2025), notabilizou-se pela contribuição para o campo do patrimônio. Entre outros temas, ela debateu a ideia de memória e sua relação com a evolução das cidades.
Assinale a opção que explicita uma das obras mais conhecidas da autora, onde são abordados os conceitos de monumento e de monumento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1056048 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Técnico Especializado Arquiteto, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

João herdou um imóvel que está em sua família há gerações; passou então a ser proprietário de um casarão com perfil histórico no centro de Belém. Datada do fim do século XIX, a residência apresenta forte influência portuguesa. A casa pátio possui dois pavimentos e sua fachada é revestida de azulejos com desenhos em formas geométricas nas cores brancas e azuis, provavelmente vindos de Portugal. Há lambrequins de madeira sob o beiral e o terreno é limitado por uma grade como nos similares portugueses. João deseja, então, solicitar o tombamento, como forma a manter preservada toda a história e arquitetura de sua residência. A partir dos dados elucidados, assinale a alternativa correta no que se refere a tal tombamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1031175 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre os bens e conjuntos de bens que devem ser evitados ao se aplicar o instrumento de tombamento, segundo a Portaria Iphan n o 375/2018 que instituiu a Política de Patrimônio Cultural Material e deu outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os bens materiais passíveis de fruição cultural intensa, acarretando sua deterioração pela dificuldade de acesso e de vigilância.
II. Os conjuntos dito completos de obras de artistas ou arquitetos.
III. Os bens ou conjuntos que demandem alto custo, caso seja propriedade do Poder Público.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1043771 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquiteto, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Alguns edifícios contemporâneos construídos nas últimas décadas em Nova York apresentam o sistema estrutural como protagonista de sua forma arquitetônica.
Assinale a opção que indica a obra que gerou grande controvérsia entre os críticos de arquitetura, tendo um deles afirmado que se trata de uma escada para lugar nenhum no sentido utilitário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1062822 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura, TJ MS, FGV, 2024

A recomendação sobre a conservação dos bens culturais ameaçados pela execução de obras públicas ou privadas constitui um documento resultante da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas em sua 15a sessão, realizada em Paris em 1968.

Esse documento institui, entre outros, o seguinte princípio geral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1031171 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A Instrução Normativa Iphan no 1/2015, que trata sobre procedimentos administrativos nos processos de licenciamento ambiental, estabelece a execução do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para os empreendimentos classificados como Nível III e do Projeto de Avaliação Potencial de Impacto do Patrimônio Arqueológico, para os de Nível IV.
Assinale a opção que apresenta o dado que ambos os tipos de Projeto deverão conter.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1031174 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Para requerer a autorização para intervenção em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno, a Portaria Iphan no 420/2010 exige, no caso de reforma/construção nova, além dos documentos comuns a todas as categorias de intervenção, a apresentação do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031106 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

A Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1036788 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Urbanismo Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que regulamenta intervenções em bens tombados no Brasil, são consideradas, para efeito de análise, contratação e aprovação de serviços de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo em imóveis, sítios ou paisagens de valor patrimonial, diferentes categorias de intervenção, dentre as quais a restauração.

O objetivo principal de uma intervenção de restauração em um bem cultural é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1031172 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Em conformidade com o Decreto-lei no 25/1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assinale a opção que apresenta uma condição para efeitos do tombamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1062821 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura, TJ MS, FGV, 2024

Na restauração das calhas de cobre do telhado de um edifício de valor histórico, o arquiteto deverá empregar técnicas construtivas específicas para o serviço. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. Apesar da pátina de carbonato ser sempre estável, não oferecendo perigo para o metal, e ter uma formação estética agradável com sua cor verde-azulada, ela pode ser removida, quimicamente, com emprego de soluções ácidas ou básicas.


II. A remoção da doença de bronze, ocasionada pelos cloretos de cobre, que podem continuar a corroer-se sob as condições ambientais, levando à desagregação pulvérea do metal, pode ser realizada colocando-se o objeto numa solução de benzotriazol para cobri-la com uma camada de proteção durante alguns dias.


III. A fixação da calha de cobre deve ser feita diretamente sobre madeiramento ou sobre a alvenaria da parede, podendo ser embutida nesta quando for bem argamassada e receber produto betuminoso para impermeabilizar a platibanda.


Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1062820 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura, TJ MS, FGV, 2024

No tratamento curativo contra cupins em peças ornamentais raras de grandes dimensões em madeira, retiradas sob o beiral de um edifício histórico, o arquiteto, com a preocupação de não danificar o revestimento e a aparência das peças, optou pelo método de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1083107 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A prática do restauro de bens culturais é guiada por princípios estabelecidos em cartas patrimoniais, como a Carta de Veneza. Sobre os princípios de intervenção em monumentos, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A restauração de um monumento deve parar onde começa a hipótese; qualquer trabalho de complemento, reconhecido como indispensável, deverá se distinguir da composição arquitetônica e ostentar a marca do nosso tempo.

(__)O restauro estilístico, que busca devolver ao edifício uma suposta unidade de estilo original, mesmo que idealizada, é a metodologia recomendada pela Carta de Veneza.

(__)As contribuições de todas as épocas para a edificação de um monumento devem ser respeitadas, pois a unidade de estilo não é o objetivo final de uma restauração.

(__)A utilização de técnicas modernas de conservação e de construção é permitida no restauro, desde que sua eficácia tenha sido demonstrada por dados científicos e comprovada pela experiência.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.