Questões de Concursos Paulo Freire

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2Q984639 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Paulo Freire fazia análises a partir de uma vertente de pensamento que buscava colocar a educação no topo das prioridades humanas. Na esteira do pensamento freiriano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dizia que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
( ) Acreditava na transmissão de conhecimento de forma hierárquica do professor para o aluno.
( ) Defendia uma educação emancipadora que leva o aluno a compreender e transformar o mundo ao seu redor.
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3Q984663 | Pedagogia, Paulo Freire, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Freire afirmava que o educador democrático não podia negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade e sua insubmissão. Em conformidade com alguns saberes necessários para a prática educativa, é INCORRETO afirmar que:
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4Q917730 | Pedagogia, Paulo Freire, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Analise a frase a seguir e assinale a alternativa correta quanto à sua autoria: “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.”
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5Q894223 | Pedagogia, Paulo Freire, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Paulo Freire (1989, p. 15) afirma que “a compreensão crítica da alfabetização, que envolve a compreensão igualmente crítica da leitura, demanda a compreensão crítica da
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6Q900633 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre a principal contribuição de Paulo Freire para o processo de ensino e aprendizagem além do seu método de alfabetização, é correto afirmar:
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7Q902426 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Freire (1996, p. 32) afirma que ensinar exige pesquisa. Significa que todo professor é pesquisador, pois o que faz um bom professor é a constante atualização, seu aprimoramento, visto que somos seres históricos e que fazemos história constantemente num mundo onde o conhecimento também tem a sua historicidade. Sobre a pesquisa na prática docente, o professor pesquisador é INCOERENTE quando:
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8Q988701 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Freire (2003) entende que ensinar não significa apenas transferir conhecimento e sim criar as possibilidades para a própria produção ou construção. Sobre ensinar, é correto afirmar que:
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9Q900384 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A abordagem libertadora da educação

I. tem como teórico de referência o célebre educador Paulo Freire.
II. tem por intencionalidade fazer com que o aluno se adeque, por meio dos reforços comportamentais, às normas culturais e morais da sociedade.
III. considera o estudante como uma folha em branco, onde o conhecimento é escrito pelo docente.

A sequência correta está na alternativa:
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10Q887599 | Pedagogia, Paulo Freire, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A função social da escola, segundo Paulo Freire busca:
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11Q897344 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.

Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.


São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

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12Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.

II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.

III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.

IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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13Q903754 | Pedagogia, Paulo Freire, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos doato de conhecer.


(Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

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14Q910672 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Quem foi o educador brasileiro que desenvolveu a teoria da Pedagogia Libertadora, destacando a importância da educação como prática de liberdade e criticando o modelo tradicional de ensino?
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15Q891987 | Pedagogia, Paulo Freire, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo não só para a educação social, mas, para a educação popular e comunitária.

Avalie se suas principais contribuições à educação incluem

I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base para gerar pensamento. Os sujeitos populares como protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico, necessário à cultura popular, para sobreviver num período de extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da realidade (leitura da palavra mundo), da observação participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos, orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e inconcluso, atribuindo importância às condições de aprendizagem com ênfase nos processos e não nos resultados.

Está correto o que se afirma em
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16Q910420 | Pedagogia, Paulo Freire, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. É por isso que transformar a experiência em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar‑se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra; 1996. [Fragmento]
No contexto apresentado por Paulo Freire, o papel do educador é
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17Q990293 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Paulo Freire, um renomado educador brasileiro, foi um grande defensor da ideia de que a educação não é neutra e possui implicações políticas, éticas e sociais significativas. Com base nisso e sobre o papel do professor na educação, analise os itens abaixo:

I. A educação deve libertar a consciência e tornar os alunos críticos em relação à realidade social e política na qual estão inseridos.

II. O professor é um mediador entre o conhecimento formal e a vida prática dos alunos, ajudando a conectar a educação com as realidades sociais e culturais.

III. O professor atua como um dificultador para ajudar os alunos a compreender as estruturas de poder e as injustiças sociais, encorajando a ação transformadora.

IV. O professor não deve necessariamente ser um exemplo ético, demonstrando sensibilidade às necessidades dos alunos e promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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18Q905309 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Pedagogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Como explicou Tomaz Tadeu da Silva (2010), há um autor brasileiro que antecipou-se, de certa forma, à definição cultural do currículo que iria caracterizar depois a influência dos Estudos Culturais sobre os estudos curriculares. O teórico em questão, ainda segundo Silva (2010), iniciou o que se poderia chamar, no presente contexto, de uma pedagogia póscolonialista ou de uma perspectiva pós-colonialista do currículo. Este teórico destacado por Silva é:
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19Q890216 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação ao pensamento pedagógico de Paulo Freire, julgue os itens que se seguem.

I Paulo Freire, em uma de suas obras, teoriza com o objetivo de libertar os oprimidos a partir de uma prática comprometida política e socialmente com o processo de libertação e transformação da sociedade.
II A pedagogia de Paulo Freire pode ser compreendida em uma perspectiva dialética, por suas concepções e referências marxistas e gramscianas.
III Com o golpe militar de 1964 no Brasil, Paulo Freire foi preso e acusado de atividades subversivas, fato histórico que pode explicar expressões atuais de negação do valor de sua obra para a educação brasileira.

Assinale a opção correta.
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20Q909941 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Pedagogia Libertadora, expressa a ideia de humanização do professor como guia do processo educativo; seu objetivo é suscitar a consciência crítica com relação à vida social, as desigualdades e competitividade em todas as classes sociais, principalmente na classe de baixa renda. O principal teórico dessa vertente educacional é:
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