Questões de Concursos Pedagogia Empresarial

Resolva questões de Pedagogia Empresarial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q56996 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

O pedagogo empresarial precisa tornar-se um líder, um verdadeiro “estrategista” em suas funções. Segundo Ribeiro (2010), o líder precisa ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q56986 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

A adequada execução das atividades de planejamento, execução e avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação depende diretamente da qualidade das informações coletadas para a avaliação de necessidades de treinamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q56997 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Quando se trata de Pedagogia Empresarial, a autora Ribeiro (2010) enfatiza que a formação na empresa é uma parte integrante das mudanças sistêmicas. O ensino e a aprendizagem são indissociáveis, pois tanto quem ensina quanto quem aprende se beneficiam do processo, ocasionando a necessidade de estratégias que permitam uma melhor formação profissional para todos. Nessa perspectiva, as mudanças nos métodos de formação utilizados nas empresas evoluíram, segundo a autora, a partir de diferentes dimensões que decorrem das transformações na cultura organizacional.

Com relação a essas diferentes dimensões, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57000 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Analise os trechos de texto apresentados abaixo:

Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12).

Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).

Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q56993 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional. 

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Trata-se de um curso de treinamento, e não de educação continuada, por isso deve ser estendido a todos os funcionários do IPHAN, caso contrário deveria ser ofertado apenas a funcionários recém-contratados.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q57001 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Considerando os processos de treinamento, assinale a alternativa que se coaduna com esse tipo de desenvolvimento de pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q56998 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Sobre a função do pedagogo na empresa (PASCOAL, 2007), é correto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57003 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Considere um programa de treinamento cujo objetivo primordial é “tornar mais favorável a disposição interna dos servidores em relação à instituição”. Nesse programa, não deve faltar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q56994 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

Os espaços não escolares têm o dever de apresentar o projeto pedagógico, que podem ser flexíveis e enfatizar o aspecto cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q56995 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Uma das características básicas do funcionamento das universidades corporativas vinculadas a grandes empresas é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q57002 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?

1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.
2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.
3) Desenvolvimento de competências e habilidades.
4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.

Estão corretos: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q56999 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

No livro “Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa” (2010), são descritas como relevantes as atividades de formação profissional, como também as vantagens do treinamento como parte do Sistema de Recursos Humanos, ressaltando o aumento de produtividade em menor espaço de tempo, feedback permanente, oportunidade de valorização do aprendiz e aprimoramento dos aspectos relacionais e motivacionais, entre outros temas. Um aspecto a se considerar é o perfil profissional para o próximo milênio. Sobre essa temática, o livro apresenta considerações de Ítalo Calvino em sua obra “Seis propostas para o próximo Milênio” (1990), destacando cinco aspectos ético-morais que são significativos para pensar o desenvolvimento pessoal e as relações com o mundo do trabalho. Dos aspectos descritos no livro, NÃO corresponde a um aspecto ético-moral de Calvino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q56990 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

De acordo com a abordagem tradicional de avaliação de necessidades de treinamento, os programas de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados às estratégias organizacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q56985 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

Estudos recentes indicam que as análises de necessidades de treinamento devem incorporar o diagnóstico de discrepâncias de desempenho atuais, uma vez que estabelecer prognóstico de necessidades futuras traz um risco desnecessário às organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q57004 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial

Constituem etapas do ciclo de treinamento:

1) avaliação dos resultados de treinamento
2) execução do processo de treinamento
3) identificação dos recursos de treinamento
4) levantamento das necessidades de treinamento
5) planejamento e programação do treinamento

Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q56989 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos.

Identificar as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos indivíduos e analisar para quais pessoas são mais adequados determinados procedimentos instrucionais são ações importantes para o aprimoramento do planejamento instrucional dos cursos a distância.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q56987 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

Na avaliação de necessidades de treinamento, os profissionais de treinamento e desenvolvimento devem considerar, além das lacunas nas competências humanas, a descrição do perfil do público ao qual o treinamento se destinará.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q56992 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue o item a seguir.

O currículo das universidades corporativas, em geral, prevê a promoção do desenvolvimento dos empregados nas áreas de cidadania corporativa, estrutura contextual e competências básicas do ambiente de negócios. 
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q56991 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos.

Para solucionar as necessidades de treinamento focadas no indivíduo, não se recomenda a oferta de cursos híbridos porque eles são inúteis no desenvolvimento de estratégias cognitivas que requeiram autoavaliação e automonitoramento. 
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q56988 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos.

Os desafios dos cursos corporativos a distância incluem restrições situacionais do ambiente de trabalho, conflitos de papéis, falta de apoio organizacional, tarefas incompatíveis com os estudos, interferências e interrupções, pressões do tempo, flexibilização do tempo e diferença no ritmo da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.