Questões de Concursos Pensamento Pedagógico Brasileiro

Resolva questões de Pensamento Pedagógico Brasileiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57192 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional. 

O principal papel do supervisor na educação contemporânea é inspecionar as ações educacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q57188 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q57193 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Com relação às concepções pedagógicas, julgue o próximo item.

Conteúdos culturais universais incorporados pela humanidade em face da realidade social caracterizam a concepção histórico-crítica da pedagogia.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q57189 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q57191 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional. 

A supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda conhecimentos específicos da área.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q57190 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A organização didático‐pedagógica deve orientar a realização das atividades escolares, considerando a questão metodológica apenas como uma ferramenta, e não como a essência da educação. 
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q57196 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

No período compreendido entre a Proclamação da República e o ano de 1910 predominou, na educação brasileira, o pensamento positivista, que influenciou o surgimento, no país, de um movimento conhecido como otimismo pela educação.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q57194 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

Um marco no pensamento educacional brasileiro foi a divulgação do manifesto dos pioneiros da educação de 1932, apoiado tanto por educadores liberais quanto por educadores socialistas. 
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q57195 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

O pensamento católico jesuítico, sintetizado na Ratio Studiorum, influenciou a organização da educação no Brasil por mais de dois séculos.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57197 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE CEBRASPE

Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

No período compreendido entre a década de 30 e a de 60 do século passado, a educação brasileira foi influenciada pelo pensamento da escola nova, cujos partidários defendiam a laicidade da educação pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q900390 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre a abordagem histórico-crítica da educação, analisem-se as seguintes afirmativas:

I. Um de seus principais representantes é Piaget.
II. O professor dosa a quantidade de conhecimento apresentado de acordo com a capacidade técnica do estudante.
III. O Professor tem um papel central de levar conhecimento ao aluno.

Está(ão) correta(as) a(s) afirmativas(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q901992 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Para “se libertar da dominação, os dominados necessitam dominar aquilo que os dominantes dominam”. Este aforismo é um dos principais motes da seguinte teoria pedagógica e curricular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q911342 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

De acordo com a filósofa brasileira Ivone Gebara, a educação deve ser pensada como um processo de libertação e emancipação dos sujeitos. Qual das seguintes afirmativas melhor representa a visão de Gebara sobre a educação libertadora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.