Questões de Concurso Período Colonial produção de riqueza e escravismo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q945994 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

O Brasil foi o principal destino dos africanos escravizados especialmente no século XIX. Ainda que pressões internacionais pusessem cada vez mais restrições ao tráfico transatlântico, os portos do sudeste do país, vários deles clandestinos, foram o destino de cerca de três quartos das pessoas escravizadas no Brasil entre 1822 e 1866. A escravidão mantinha, dessa forma, o seu papel fundamental na economia brasileira e na formação das relações sociais do país.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao contexto apresentado no texto

2 Q870712 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Cargos de Nível Fundamental, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

Com a saída de Nassau, a administração holandesa no Brasil ficou mais severa. Para ampliar seus lucros, a Companhia da Índias Ocidentais pressionou o aumento da produção de açúcar, o pagamento de mais impostos, além de cobrar dívidas atrasadas. Reagindo a essas medidas, os luso-brasileiros iniciaram uma série de lutas.
O período histórico a que o texto se refere é:

3 Q945924 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

A Reforma protestante foi desencadeada no início do século XVI pelo monge agostiniano Martinho Lutero. O ponto principal de discordância doutrinária entre Lutero e a Igreja Católica dizia respeito à maneira de conceber o caminho para a salvação dos fiéis. Assinale a alternativa que descreve de forma CORRETA a posição de Lutero em relação a essa questão:

4 Q939146 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, PPL, ENEM, INEP

O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que “Todos os brasileiros se fizessem franceses, para viverem em igualdade e abundância".
MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil. SILVA, M. N. (Org.) O império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986.
O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por

5 Q943303 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Quando pensamos na diversidade de paisagens, associada à extensão territorial e às formas como foram povoadas as diversas regiões do Brasil, retomamos a ideia de que o País assume dimensões continentais. Além da vastidão do território, é importante lembrar que o Brasil também possui uma história riquíssima e que cada região foi marcada por uma atividade econômica ao longo do período de ocupação pós-1500. Assim, assinale a alternativa que associa corretamente: a região do país, a atividade econômica que historicamente foi praticada na região, o período em que obteve maior êxito e qual foi a matriz da mão de obra utilizada.

6 Q936833 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com o iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado com um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.


ABREU, J,L.N. A Colônia enferma e a saúde dos povos; a medicina das "luzes" e as

informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências,

Saúde - Manguinhos, n. 3,jul-set 2007 (adaptado).


De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos.

7 Q871149 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Zeladora, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

A escravidão africana, presente no Brasil por mais de três séculos, deixou profundas marcas na sociedade brasileira, que se manifestam:

8 Q945650 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o trecho abaixo.

O propósito de muitos, se não da maioria, dos conflitos políticos da América espanhola, no período posterior à independência, foi simplesmente determinar quem deveria controlar o Estado e seus recursos. Não obstante, surgiram outras importantes questões políticas que variaram de país para país em caráter e importância. Entre 1810 e 1845, a discussão sobre estrutura centralista e federalista do Estado foi fonte de violento conflito no México, na América Central e na região do Prata.

SAFFORD, Frank. Política, ideologia e sociedade na América espanhola do pós-independência. In: BETHELL, Leslie. História da América Latina, vol. III: da Independência até 1870. São Paulo: Edusp, 2001. p. 369.

O segmento faz menção aos conflitos que se seguiram às independências na América Espanhola.

Assinale a alternativa que indica algumas das consequências desses confrontos.

9 Q678843 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Américas, em especial no período que vai de 1776 ao fim do primeiro quartel do século XIX. Assumindo a forma ora de repúblicas, ora de monarquias constitucionais modernas, esses novos estados transformaram radicalmente as fronteiras políticas deste lado do Atlântico.

Sobre essa conjuntura histórica, assinale a alternativa INCORRETA.

10 Q937546 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Texto associado.
Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.

Alvará de liberdade para as indústrias (1o de Abril de 1808). In Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil.Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O projeto industrializante de D.João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.